Buscar

EMPRESARIAL II av2

Prévia do material em texto

PARTE 1- QUESTÕES OBJETIVAS
I – JULGUE OS ITENS ABAIXO:
A ação de responsabilidade civil contra o administrador de uma sociedade por ações pode ser promovida por acionistas que representem pelo menos 5% cinco por cento) do capital social, desde que a assembléia geral delibere não a promover. VERDADEIRA 
A Assembleia Geral de S.A. Empreendimentos Turísticos, companhia aberta sediada em "X", delegou ao Conselho de Administração a deliberação sobre a oportunidade de emissão, época e condições de vencimento de debêntures conversíveis em ações. Petrossian Participações Ltda., acionista minoritário, consultou seu advogado sobre a legalidade da deliberação. Neste caso, a deliberação é válida, porque a deliberação sobre a oportunidade de emissão, a época e as condições de vencimento de debêntures conversíveis em ações pode ser delegada ao Conselho de Administração. VERDADEIRA 
A constituição da sociedade em conta de participação independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios de direito – VERDADEIRA ART 992 – A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO INDEPENDE DE QUALQUER FORMALIDADE E PODE PROVAR-SE POR TODOS OS MEIOS DE DIREITO. 
A respeito da sociedade em comum, é correto afirmar que os sócios são titulares em comum das dívidas sociais. VERDADEIRO ART 988 – OS BENS E DIVIDAS SOCIAIS CONSTITUEM PATRIMONIO ESPECIAL, DO QUAL OS SOCIOS SÃO TITULARES EM COMUM. 
é correto afirmar que a sociedade em comum é regida pelas disposições das sociedades simples. VERDADEIRO ART 986 – ENQUANTO NÃO INSCRITOS OS ATOS CONSTITUTIVOS, REGER-SE-A A SOCIEDADE, EXCETO POR AÇÕES EM ORGANIZAÇÃO PELO DISPOSTO NESTE CAPITULO, OBSERVADAS, SUBSIDIARIAMENTE E NO QUE COM ELE FOREM COMPATIVEIS, AS NORMAS DA SOCIEDADE SIMPLES. 
A respeito da sociedade em comum, é correto afirmar que na relação com terceiros, os sócios podem comprovar a existência da sociedade de qualquer modo. VERDADEIRA ART 987 – OS SOCIOS, NAS RELAÇÕES ENTRE SI OI COM TERCEIROS, SOMENTE POR ESCRITO PODEM PROVAR A EXISTENCIA DA SOCIEDADE, MAS OS TERCEIROS PODEM PROVA-LÁ DE QUALQUER MODO. 
A respeito da sociedade em comum, é correto afirmar que os sócios respondem SOLIDÁRIA e ilimitadamente pelas obrigações sociais. ART 990 – TODOS OS SOCIOS RESPONDEM SOLIDÁRIA E ILIMITADAMENTE PELAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS, EXCLUIDO DO BENEFICIO DE ORDEM, PREVISTO NO ART 1024, AQUELE QUE CONTRATOU PELA SOCIEDADE. 
A sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos. VERDADEIRA ART 985 A SOCIEDADE ADQUIRE PERSONALIDADE JURIDICA COM A INSCRIÇÃO NO REGISTRO PROPRIO E NA FORMA DA LEI, DOS SEUS ATOS CONSTITUTIVOS. 
A sociedade simples difere, essencialmente, da sociedade empresária porque aquela não exerce atividade própria de empresário sujeito a registro, ao contrário do que ocorre nesta. VERDADEIRA ART 982 – SALVO AS EXCEÇÕES EXPRESSAS, CONSIDERA-SE EMPRESÁRIA A SOCIEDADE QUE TEM POR OBJETO O EXERCICIO DE ATIVIDADE PRÓPRIA DE EMPRESÁRIO SUJEITO A REGISTRO; E, SIMPLES, AS DEMAIS. 
Ao servidor público federal é vedada a condição de acionista ou cotista de sociedade empresária. – FALSA 
1. (CESPE_I EXAME DE ORDEM_OAB/ES_2006) Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial.
A O menor, com dezesseis anos completos, somente poderá exercer atividade empresarial após a emancipação, sendo imprescindível a homologação desta por sentença.
B Os atos praticados por empresário falido impedido de exercer atividade empresarial terão plena validade em relação a terceiros de boa-fé.
C A atividade econômica de exploração de recursos minerais pode ser levada a efeito por empresas nacionais ou estrangeiras, desde que haja prévia autorização ou concessão da União.
 D Ao servidor público federal é vedada a condição de acionista ou cotista de sociedade empresária.
GABARITO: B
É correto afirmar que as deliberações na sociedade limitada empresária podem ser feitas através de Assembleia se a sociedade tiver até nove sócios e reunião se a sociedade tiver até dez sócios – FALSO ARTIGO 1072 SS 1 – A DELIBERAÇÃO EM ASSEMBLEIA SERÁ OBRIGATÓRIA SE O NÚMERO DOS SÓCIOS FOR SUPERIOR A DEZ. 
 C\C ART 1079 – APLICA-SE A REUNIÃO DOS SÓCIOS, NOS CASOS OMISSOS NO CONTRATO, O ESTABELECIDO NESTA SEÇÃO SOBRE A ASSEMBLÉIA, OBEDECIDO O DISPOSTO NO SS1 DO ARTIGO 1.072 
Segundo às regras que disciplinam a situação do sócio-quotista da sociedade limitada é correto afirmar que a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas quotas, desde que o capital esteja totalmente integralizado. ART 1052 – NA SOCIEDADE LIMITADA, A RESPONSABILIDADE DE CADA SÓCIO É RESTRITA AO VALOR DE SUAS QUOTAS, MAS TODOS RESPONDEM SOLIDARIAMENTE PELA INTEGRALIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL. 
Constitui hipótese de dissolução e liquidação da sociedade empresária a uni pessoalidade, caso a pluralidade de sócios não tenha sido recomposta no prazo de 180 dias. VERDADEIRA – QUESTÃO ABAIXO: 
98ª Questão: 
Assinale a opção correta, com relação ao direito societário moderno.
	a)
	Na sociedade em comum, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas.
438 marcações (20%)
	b)
	Constitui hipótese de dissolução e liquidação da sociedade empresária a uni pessoalidade, caso a pluralidade de sócios não tenha sido recomposta no prazo de 180 dias. 
992 marcações (46%)
	c)
	O quorum de deliberação para nomeação de administrador não-sócio, em sociedade limitada cujo capital social ainda não esteja integralizado, será de dois terços do respectivo capital social.
430 marcações (20%)
	d)
	A formação do capital social da sociedade anônima deve se dar necessariamente com contribuição pecuniária.
É nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas. VERDADEIRA - ART 1008.
É obrigatória a realização, como entrada, na constituição de uma instituição financeira 50%, no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro. Esclareça-se que existem S/A em que a legislação especial exige realização inicial de parte maior de capital social, como as instituições financeiras, cuja realização Inicial não pode ser inferior a 50% (Lei 4595/64, art. 27)
Em nenhuma hipótese a sociedade limitada empresária poderá reduzir o seu capital. FALSO – ART 1.082 = PODE A SOCIEDADE REDUZIR O CAPITAL, MEDIANTE A CORRESPONDENTE MODIFICAÇÃO DO CONTRATO: I – DEPOIS DE INTEGRALIZADO, SE HOUVER PERDAS IRREPARÁVEIS;
II – SE EXCESSIVO EM RELAÇÃO AO OBJETO DA SOCIEDADE.
Independentemente de seu objeto, a sociedade por ações é sempre empresária. VERDADEIRA
55ª Questão: 
A sociedade por ações:
	a)
	Pode ser simples ou empresária, dependendo de seu objeto social;
865 marcações (27%)
	b)
	Não é simples e tampouco empresária. Trata-se de um terceiro tipo societário sui generis, previsto em lei especial;
484 marcações (15%)
	c)
	Independentemente de seu objeto é sempre considerada empresária; 
1.254 marcações (39%)
	d)
	Será sempre simples, com capital social dividido em ações e responsabilidade dos sócios limitada ao preço de emissão.
575 marcações (18%)
No caso de companhia com acionistas detentores de ações preferenciais, sem direito a voto, se a companhia deixar de pagar dividendos fixos ou mínimos por 3 exercícios consecutivos as ações preferenciais jamais poderão adquirir o direito a voto..
 as ações preferenciais adquirem direito a voto até os dividendos em atraso serem pagos pela companhia. 
FALSA
82ªQuestão: 
Na hipótese de companhia com acionistas detentores de ações preferenciais, sem direito a voto, se a companhia deixar de pagar dividendos fixos ou mínimos por 3 exercícios consecutivos,
	a)
	os preferencialistas podem exercer o direito de retirada, exigindo que a companhia reembolse o valor de suas ações.
831 marcações(30%)
	b)
	configura-se exercício abusivo de poder pelo(s) acionista(s) controlador(es).
389 marcações (14%)
	c)
	as ações preferenciais adquirem direito a voto até os dividendos em atraso serem pagos pela companhia. 
1.016 marcações (37%)
	d)
	as ações preferenciais se convertem, automaticamente, em ações ordinárias.
501 marcações (18%)
Na sociedade de capital e indústria, o sócio de capital tem o mesmo tipo de responsabilidade que o sócio de indústria – FALSO.
Na sociedade em comum, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas. FALSO.
SOCIEDADE LIMITADA.
Na sociedade em conta de participação, o ato constitutivo deve ser levado a registro na junta comercial O tipo mais antigo de sociedade em que a responsabilidade dos sócios é limitada é a sociedade anônima. FALSO.
Na sociedade limitada empresária, depende da deliberação dos sócios a aprovação das contas da administração. VERDADEIRA – ART 1.071 DEPENDEM DA DELIBERAÇÃO DOS SOCIOS, ALÉM DE OUTRAS MATÉRIAS INDICADAS NA LEI OU NO CONTRATO:
I – A APROVAÇÃO DAS CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO;
II – A DESIGNAÇÃO DOS ADMINISTRADORES, QUANDO FEITA EM ATO SEPARADO;
III – A DESTITUIÇÃO DOS ADMINISTRADORES;
IV – O MODO DE SUA REMUNERAÇÃO, QUANDO NAOS ESTABELECIDO NO CONTRSTO;
V – A MODIFICAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL;
VI – A INCORPORAÇÃO, FUSÃO E A DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE, OU A CESSAÇÃO DO ESTADO DE LIQUIDAÇÃO;
VII – A NOMEAÇÃO E DESTITUIÇÃO DOS LIQUIDANTES E O JULGAMENTO DAS SUAS CONTAS;
VIII – O PEDIDO DE CONCORDATA. 
No que se refere à cessão de quotas de sociedade empresária limitada, pode-se dizer que na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, independentemente da audiência dos demais. VERDADEIRO ART 1057 – NA OMISSÃO DO CONTRATO, O SOCIO PODE CEDER SUA QUOTA, TOTAL OU PARCIALMENTE A QUEM SEJA SÓCIO, INDEPENDENTEMENTE DE AUDIENCIA DOS OUTROS, OU A ESTRANHO, SE NÃO HOUVER OPOSIÇÃO DE TITULARES DE MAIS DE UM QUARTO DO CAPITAL SOCIAL. 
2ª Questão: 
No que se refere à cessão de quotas de sociedade empresária limitada, assinale a alternativa correta.
	a)
	O cedente responde solidariamente com o cessionário perante a sociedade e terceiros pelas obrigações que tinha como sócio até 3 anos após averbado no registro competente a modificação do contrato social.
4.950 marcações (13%)
	b)
	Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, independentemente da audiência dos demais. 
12.250 marcações (32%)
	c)
	A cessão de quotas, consubstanciada na respectiva alteração contratual, terá eficácia entre cedente e cessionário somente após a sua averbação perante o órgão competente.
9.076 marcações (24%)
	d)
	Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, para terceiro, estranho ao quadro de sócios, somente se houver a concordância da unanimidade dos demais sócios.
O quorum de deliberação para nomeação de administrador não-sócio, em sociedade limitada cujo capital social ainda não esteja integralizado, será de dois terços do respectivo capital social. FALSO 
98ª Questão: 
Assinale a opção correta, com relação ao direito societário moderno.
	a)
	Na sociedade em comum, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas.
438 marcações (20%)
	b)
	Constitui hipótese de dissolução e liquidação da sociedade empresária a uni pessoalidade, caso a pluralidade de sócios não tenha sido recomposta no prazo de 180 dias. 
992 marcações (46%)
	c)
	O quorum de deliberação para nomeação de administrador não-sócio, em sociedade limitada cujo capital social ainda não esteja integralizado, será de dois terços do respectivo capital social.
430 marcações (20%)
	d)
	A formação do capital social da sociedade anônima deve se dar necessariamente com contribuição pecuniária.
298 marcações (14%)
O tipo mais antigo de sociedade em que a responsabilidade dos sócios é limitada é a sociedade em comandita por ações. FALSA 
QUESTÃO OBJETIVA 02: A respeito das sociedades existentes no Brasil: 
correta ⇒ A. O tipo mais antigo de sociedade em que a responsabilidade dos sócios é limitada é a sociedade anônima.
B. O tipo mais antigo de sociedades em que a responsabilidade dos sócios é limitada é a sociedade limitada. (Só surgiu em 2002).
C. Na sociedade em conta de participação, o ato constitutivo deve ser levado a registro na Junta Comercial. (Art. 982 e 993)
D. A cooperativa independente da forma societária será sempre classificada como sociedade empresária.
E. A Sociedade de Capital e Indústria do Código Comercial de 1850 foi substituída no Código Civil de 2002 pela Sociedade Simples.
Para a formação do capital social da sociedade limitada empresária, é facultada ao sócio a contribuição que consista em prestação de serviços. FALSA
QUESTÃO 47. Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a alternativa incorreta:
(a) A constituição da sociedade em conta de participação independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios de direito;
(b) Independentemente de seu objeto, a sociedade por ações é sempre empresária;
(c) Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais;
(d) Para a formação do capital social da sociedade limitada empresária, é facultada ao sócio a contribuição que consista em prestação de serviços.
Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios e, solidária ilimitadamente, pelas obrigações sociais. VERDADEIRA ART 1039 – SOMENTE PESSOAS FISICAS PODEM TOMAR PARTE NA SOCIEDADE EM NOME COLETIVO, RESPONDENDO TODOS OS SÓCIOS, SOLIDARIA E ILIMITADAMENTE, PELAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS. 
PARTE II – QUESTÕES SUBJETIVAS
Uma empresa formada por três amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, uma S.A. sob a denominação social BANCO LUCRO CERTO S.A. Tal sociedade teve seu capital formado com 40% das ações, todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, foram subscritas pela fundadora que não deseja que as ações da Cia. sejam negociadas em Bolsa. Na assembleia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. e escolheram os primeiros administradores e membros do conselho fiscal. Pergunta-se: quais as formalidades exigidas por lei para constituição desta sociedade de acordo com o estudo da formação das sociedades no Brasil?
Além das formalidades exigidas pela Lei S/A quando da sua constituição (art. 80 e incisos), como se trata de uma instituição financeira bancaria deverá ter autorização do Banco Central.
Uma sociedade limitada formada por quatro sócios, atua no ramo de alimentos orgânicos e hidropônicos. O nome empresarial adotado pelos sócios foi firma social : Vida Saudável Ltda. A Junta Comercial impugnou o nome empresarial por inadequação às exigências legais, tanto para a formação da firma social , quanto da denominação. Foi correta a decisão da Junta Comercial? Fundamente.
Sim, esta correta a negativa. A sociedade limitada pode adotar firma ou denominação . Se sociedade limitada resolver adotar uma denominação social, utilizará um nome fantasia, ou seja, uma expressão qualquer, sendo permitido figurar nela o nome dos sócios. A denominação social deve, obrigatoriamente, indicar o ramo explorado, ou como nosso Código diz, o "objeto social" (art. 1.158, §2°), e ser seguido da expressão "Limitada", por extenso, ou abreviadamente,"Ltda.". Caso a sociedade limitada adote por nome uma firma ou razão social, seu nome deverá ser formado pelo nome ou prenome de um ou mais sócios, pessoas físicas. Se não constar o nome de todos os sócios, deverá ser acrescentado o aditivo"& Cia.", abreviado, ou por extenso "e Companhia". O nome ainda temque ser seguido da palavra "Limitada", por extenso, ou abreviada, "Ltda."
A Sociedade Raoni Construtora SA ingressou com execução por título executivo extrajudicial em face de vários devedores. Os executados alegam que a CIA. é parte ilegítima no feito, vez que, antes do ajuizamento da execução, foi incorporada pela Cia. De Cimentos Juruna, juntando os documentos comprobatórios do alegado. Pergunta-se: os executados têm razão? Pode uma sociedade pleitear direito seu após ser incorporada por outra? Que documento fundamental deve ter sido juntado pelos executados? Fundamente as suas respostas.
R: sim. Como a companhia foi incorporada por outra, por não mais existir, não esta legitimada para executar os devedores. Tal direito passou à incorporadora, sucessora da Raoni construtora S/A. a ata da Assembleia geral que aprovou o laudo de avaliação e o Instrumento de incorporação propriamente dito. (instrumento de corporação ou arquivamento no órgão competente).
Antônio, Sérgio e Carlos desejam constituir uma Sociedade Limitada no Estado de Alagoas, na Capital. O objeto social será uma Concessionária de automotivos. Antônio é Funcionário Público, mas deseja ser o administrador da sociedade. Os demais sócios concordaram com o seu desejo e levaram a registro os atos constitutivos da sociedade na Junta Comercial do referido Estado. Será possível a pretensão de Antônio?
R: Não, pois de acordo com o 1° do art 1011 cc, não poderão ser administradores pessoas 
impedidas por lei, Antônio é legalmente impedido, de acordo com a Lei 8.112, em seu Art. 117, X: Ao servidor é proibido: participar de gerência ou administração de sociedade 
privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de 
acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 2008)
A Sociedade Construindo Engenharia Ltda., composta por 12 sócios, cujo capital social está totalmente integralizado, possui em seu contrato social cláusula que permite administrador sócio e não sócio. Os sócios estão pretendendo nomear Anna Carolina Motta, não sócio em ato separado como administradora da sociedade. Antes, porém, consultam advogado com as seguintes indagações: uma das sócias pretende ser administradora da referida Sociedade. Diante do caso em tela acima descrito, responda as seguintes indagações: 
A) A deliberação dos sócios acerca da designação de Anna Carolina Motta como administradora 
Será feita por Assembleia ou Reunião? Justifique indicando o dispositivo legal. 
A DE LIBERAÇAO DOS SOCIOS SE RA FEIT A P OR ASSEMBLEIA CONFO RME O ART 
1072 §1ºDO CC POR SER SUPERIOR A 10 O NUMERO DE SO CIOS. AINDA COMO 
REGRA GERAL O ART 10 72, FAZENDO REFERENCI A AO ARTIGO 1010 QUE 
DETERMINA QUE AS DELIB ERAÇOES SERAO T OMADAS P OR MAIORI A DE VOTOS 
CONTADOS SEGUNDO O VALOR DE QUOT AS DE C ADA UM PERMANECEN DO, A 
MAIORIA DO CAPIT AL INICIAL 
B) Para a aprovação de Anna Carolina Motta como administradora da Sociedade Construindo 
Engenharia Ltda. Qual o quórum instalação para a deliberação dos sócios? 
A INSTALAÇAO COM A PRESENÇA EM PRIME IRA CONVOCAÇAO DE TITULARES 
DE NO MINIMO ¾ DO CAP ITAL SOCIAL E EM SEGUNDA COM QUALQUE NUMERO 
. UMA VEZ VALIDAMENTE INSTALADA A ASSEMBLEIA A LIBERAÇAO DO 
QUORUM PARA NOME AÇAO DO ADMINISTRADOR NÃO SOCIO E COM O CA PITAL 
SOCIAL INTEGRALIZADO E EM ATO SEPARADO, DEVE SEGUIR OS SEGUINTES 
QUORUM? M AIS DA METADE DO CAPITAL SOCIAL.
Pedro, 15 anos, Bruno, 17 anos, e João, 30 anos, celebraram o contrato social da sociedade XPTO Comércio Eletrônico Ltda., integralizando 100% do capital social. Posteriormente, João é interditado e declarado incapaz, mediante sentença judicial transitada em julgado. Os sócios desejam realizar alteração contratual para aumentar o capital social da sociedade. A) João poderá permanecer na sociedade? Em caso positivo, quais condições devem ser respeitadas? B) Quais critérios legais a Junta Comercial deve seguir para que o registro da alteração contratual seja aprovado?
A. João, mesmo interditado, pode permanecer na sociedade, desde que seja devidamente representado ou assistido, conforme a causa de sua interdição. Por se tratar de sócio de sociedade empresária, e não de empresário individual, são inaplicáveis ao caso proposto o caput e os parágrafos 1º e 2º do art. 974. O caput prevê a continuidade da empresa pelo incapaz e João não irá continuar empresa porque é sócio e não empresário. Os parágrafos 1º e 2º do art. 974, da mesma forma, estabelecem regras que se aplicam exclusivamente ao empresário individual. Por conseguinte, não se aplica a João a necessária autorização judicial prévia, onde o juiz examinará os riscos do prosseguimento da atividade pelo incapaz, ainda mais sendo sócio de responsabilidade limitada. A condição a ser respeitada para que João permaneça na sociedade encontra-se, exclusivamente, no art. 974, § 3º, do CC.
B. Para que seja arquivada a alteração contratual, a Junta Comercial deverá verificar o cumprimento dos requisitos previstos no art. 974, § 3º, CC: (i) nenhum dos sócios incapazes poderá exercer a administração da sociedade; (ii) o capital social estar totalmente integralizado; (iii) o sócio Bruno deve estar assistido, o sócio Pedro deve estar representado e o sócio João, representado ou assistido, conforme a causa de sua interdição.
Sobre o terceiro requisito do art. 974, § 3º do CC, o examinando poderá diferenciar a incapacidade absoluta da relativa, enquadrando Pedro como absolutamente incapaz, conforme o art. 3º, inciso I do CC, e Bruno como relativamente incapaz, conforme o art. 4º, inciso I do CC. Em relação a João sua incapacidade pode ser absoluta ou relativa, conforme a causa que determinou a interdição (art. 1.767 do Código Civil). Se for absolutamente incapaz deverá ser representado, se relativamente incapaz, assistido.
Alternativamente, o examinando poderá indicar que os sócios absolutamente incapazes devem estar representados e os relativamente incapazes assistidos, sem precisar a situação individual de cada um.
Uma sociedade limitada, formada por DOIS sócios, atua no ramo de mecânica. O nome empresarial adotado pelos sócios foi denominação social: "O Rei da lata Velha Ltda". A Junta Comercial impugnou o nome empresarial por inadequação às exigências legais para a formação da denominação social. Foi correta a decisão da Junta Comercial? Fundamente. 
SIM, CONFORME ARTIGO 
ARTIGO 1158 SS2 – A DENOMINAÇÃO DEVE DESIGNAR O OBJETO DA SOCIEDADE, SENDO PERMITIDO NELA FIGURAR O NOME DE UM OU MAIS SÓCIOS. TENDO A PALAVRA LIMITADA OU ABREVIATURA INTEGRALIZADA.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes