Buscar

MAPA CONCEITUAL 32 37

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O 
rumo da filosofia tradicional contribuiu para preservar uma sociedade desigual e ensejar a ideologia, ou seja, uma forma de dominação que gera uma consciência ilusória sobre a realidade. Caberia à filosofia crítica revelar o processo ideológico e desfazer suas ilusões.
A alienação está presente numa sociedade quando existem “segmentos dominantes que exploram o trabalho humano”
.MAPA CONCEITUAL
C
omo a ideologia e o trabalho alienado se fazem presentes na educação. Primeiramente, não há como considerar a educação uma prática apolítica ou a escola como espaço 
neutro
.
Sabendo que a escola pode favorecer a propagação da ideologia dominante, a escola deve estar atenta para não representar apenas os valores da classe dominante.
A função da ideologia consiste, pois, em “ocultar as diferenças de classe”, facilitando “a continuidade da dominação de uma classe sobre outra”
. 
Para Marx o trabalho se torna alienado na medida em que seu desenvolvimento acarreta a negação da própria existência humana. Assim, num sentido mais restrito, ideologia “é uma representação ilusória da realidade
”
Os homens
 
são os produtores de suas concepções, ideias etc., – os homens reais, ativos, conforme são condicionados por um determinado desenvolvimento de suas forças produtivas e do intercâmbio correspondente a essas, até alcançarem suas formas mais elaboradas.
A natureza dos indivíduos depende então, das condições materiais que determinam sua produção
.
[...] Até hoje os homens têm criado para si, constantemente, concepções falsas sobre si mesmos, sobre o que eles são e o que devem ser.
A alienação atingiu seu sentido mais crítico com o desenvolvimento do sistema capitalista, especialmente a partir do surgimento das fábricas nos séculos XVII e XVIII.
O trabalho é sim condição de liberdade, “mas desde que o trabalhador não seja explorado, situação em que deixe de buscar a satisfação de suas necessidades para realizar aquelas que lhe foram impostas por outros”, o que resulta num “trabalho alienado”
. 
“De um lado, continuamos a ter, no caso do trabalho manual, uma educação que se realizava concomitantemente ao próprio processo de trabalho”.
Trabalho, Alienação, Ideologia e Educação.

Outros materiais