Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SIMULADO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Simulado: CEL0022_SM_201401254888 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 16/10/2017 14:12:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401884813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que NÃO se relaciona à concepção do Behaviorismo aplicada à Educação:
		
	 
	Busca-se que o aluno execute prescrições fixadas pelo professor.
	 
	Atenção, memória e concentração são valorizadas para garantir apreensão do conteúdo.
	 
	A subjetividade do aluno é estimulada ao longo do processo educacional.
	 
	Trabalha-se com o uso de reforços positivos e/ou negativos como forma de condicionar comportamentos desejados.
	 
	O aluno é visto como sujeito passivo frente ao processo da Educação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401454513)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As teorias psicológicas apresentam diferentes pressupostos científicos e filosóficos que constituem diferentes modelos do desenvolvimento humano. As teorias do desenvolvimento humano explicam de maneira diferente as relações entre os fatores biológicos e sociais e sua importância no desenvolvimento do indivíduo. Sobre a temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na perspectiva inatista, também conhecida como apriorista, as capacidades básicas de cada ser humano, valores, comportamentos, formas de pensar e de conhecer já se encontram praticamente prontas no nascimento do sujeito. ( ) A corrente ambientalista atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamentos. ( ) Segundo a perspectiva ambientalista, ter ou não bom desempenho é explicado pelas características hereditárias do sujeito, e não a partir da relação dialética entre condições de ensino e oportunidades de aprendizagem. ( ) De acordo com a abordagem ambientalista, o interesse é controlar o comportamento do aluno, pressupõe-se que ele seja um indivíduo passivo frente às pressões do meio, que tem seu comportamento moldado, manipulado, controlado e determinado pelas definições do ambiente em que vive. Assinale a seqüência correta.
		
	
	F, F, V ,V
	
	F, F, F ,V
	 
	V, V, F , V
	
	F, V, V,V
	
	V, V, V,V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401521016)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Lúcia professora da quarta série,levou seus alunos para cozinha da escola, lá fizeram algumas pizzas. Depois, ao dividir as pizzas, foi lançando o conteúdo programático planejado para aula: Frações. Lúcia promoveu a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Qual autor acredita ser necessário o planejamento de situações de desafio para o aprendizado do aluno ?
		
	 
	Bruner
	
	Freud
	
	Watson
	
	Skinner
	
	Pavlov
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401294965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A concepção de motivação para aprender como uma competência adquirida e estimulada diretamente por modelação, comunicação de expectativas, instrução direta ou socialização de pessoas significativas, propõe-se a:
		
	 
	Utilizar estratégias para ajudar o aluno a definir metas, avaliar seu progresso, reconhecer a ligação entre esforço e resultado, em vez do uso de notas ou outros sistemas de comparações existentes para avaliar os alunos
	
	Reforçar, positivamente, os comportamentos desejáveis e, negativamente, os comportamentos indesejáveis, com utilização de estímulos externos à situação de aprendizagem como, por exemplo, o uso do sistema de fichas
	
	Adaptar atividades acadêmicas aos interesses dos alunos, mas sem incluir elementos lúdicos infantilizadores.
	
	Utilizar as estratégias não só em relação ao desempenho, mas também no processamento de informação, para aprender conteúdos e habilidades.
	
	Evitar a utilização de elogios e recompensas, pois os alunos, ao atingirem níveis de desempenho baseados em padrões de melhoria, precisam ser estimulados pela competição, sob certas condições
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402115952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele." (PCN, 1998) A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
		
	
	A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes.
	
	Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
	
	Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.
	 
	O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.
	
	Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.

Outros materiais