Buscar

Avaliando o Aprendizaqdo 1 2 3 Constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608176996)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(DEFENSORIA PÚBLICA/MA ¿ FCC/2009) Relativamente à possibilidade de extradição de indivíduos sujeitos a investigação ou processo criminal perante autoridades estrangeiras, a Constituição da República prevê que o estrangeiro que se encontrar em território nacional (0,5)
		
	
	e) não poderá ser extraditado, exceto nas hipóteses de cometimento dos crimes de racismo ou tortura.
	
	d) poderá ser extraditado, no caso de prática de crime comum, desde que a condenação seja anterior à sua entrada no país.
	 
	b) não será extraditado na hipótese de cometimento de crime político ou de opinião.
	
	c) será extraditado apenas na hipótese de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
	
	a) não será extraditado em hipótese alguma.
	
	 2a Questão (Ref.: 201608273950)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ESAF/MPOG/ATPS/2012) Considerando os direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
		
	
	A garantia do direito de herança não se afigura como direito e garantia fundamental.
	
	A propriedade deve atender sua função material.
	
	É plena a liberdade de associação de caráter paramilitar para fins lícitos.
	 
	É garantido o direito de propriedade.
	
	Ninguém pode ser compelido a associar-se, sendo lícita a manutenção compulsória do associado.
	
	 3a Questão (Ref.: 201608273953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ESAF/MDIC/ACE/2012) Sobre os direitos políticos, é correto afirmar que
		
	
	a Constituição determina que não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. Não se enquadra no conceito de conscritos os médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários que prestam serviço militar obrigatório.
	
	a inelegibilidade absoluta, a despeito da denominação absoluta, não consiste em impedimento eleitoral para todos os cargos eletivos.
	
	é garantido o exercício do direito ao voto em plebiscitos e referendos. Enquanto o plebiscito é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição, o referendo é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.
	
	a inelegibilidade absoluta é excepcional e somente pode ser estabelecida, taxativamente, em lei ordinária específica.
	 
	segundo a doutrina, o sufrágio restrito poderá ser censitário, quando o nacional tiver que preencher qualificação econômica, ou capacitário, quando necessitar apresentar alguma característica especial (natureza intelectual por exemplo).
	
	 4a Questão (Ref.: 201608146164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à estabilidade, a Constituição Brasileira de 1988 pode ser classificada como:
	
	 
	Rígida
	
	Cesarista
	
	Flexível
	
	Imutável
	
	Outorgada
	
	 5a Questão (Ref.: 201608078064)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação às garantias e direitos fundamentais, observe as proposições abaixo e responda a alternativa que contenha proposituras corretas: I. É direito fundamental a manifestação política, reivindicatória ou a constituição de piquetes em apoio a movimento grevista, pacífica e em via pública, ainda que contígua à propriedade do empregador, independentemente de autorização ou aviso ao empregador. II. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou suspensas suas atividades por decisão judicial transitada em julgado. III. Integram a Constituição da República Federativa do Brasil os tratados e convenções internacionais de direitos humanos aprovados em cada casa do Congresso, em 2 (dois) turnos e por 3/5 (três quintos) dos votos de seus membros. IV. São assegurados aos criadores e intérpretes e às respectivas entidades sindicais e associativas a fiscalização do aproveitamento econômico das obras por eles criadas ou de que participarem. V. As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tem legitimidade para representar seus filiados judicialmente e, em qualquer caso, extrajudicialmente. Está correta a alternativa:
		
	
	II, III e V.
	
	II, IV e V
	 
	I, III e IV
	
	I, II e IV
	
	I, III e V.
	
	 1a Questão (Ref.: 201607434510)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Afirma-se que a constituição da República Federativa do Brasil em vigor:
		
	
	Autoriza a criação, pelos Municípios, de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas, inseridos nas suas respectivas estruturas orgânicas, de sorte a viabilizar a fiscalização deferida às Câmaras Municipais, mediante controle externo, a exemplo do que ocorre nos planos Federal e Estaduais.
	 
	Inclui entre os Direitos e Garantias Fundamentais, em Título próprio, os direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, a nacionalidade, os direitos políticos e os partidos políticos.
	
	Ao prover acerca da Organização do Estado Federal, insere entre as entidades federativas a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a primeira soberana e as demais autônomas, nos termos da lei.
	
	Faculta a intervenção da União Federal, em hipóteses que menciona, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios dos Estados.
	
	 2a Questão (Ref.: 201607434692)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 03 - Exame 116 Tipo 1 - OAB-SP) - A Constituição Federal admite a restrição à inviolabilidade do domicílio
		
	
	se nele tiver ocorrido crime.
	 
	no caso de decretação de estado de sítio
	
	a qualquer tempo, desde que por determinação judicial
	
	no caso de intervenção federal
	
	 3a Questão (Ref.: 201607592021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
A respeito da internacionalização dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.
		
	
	A limitação do poder, quando previsto na Constituição, garante por si só o respeito aos direitos humanos.
	
	A internacionalização dos direitos humanos impõe que o Estado, e não o indivíduo, seja sujeito de direitos internacional.
	 
	A criação de normas de proteção internacional no âmbito dos direitos humanos possibilita a responsabilização do Estado quando as normas nacionais forem omissas.
	
	Já antes do fim da II Guerra Mundial ocorreu a internacionalização dos direitos humanos, com a limitação dos poderes do Estado a fim de garantir o respeito integral aos direitos fundamentais da pessoa humana.
	
	 4a Questão (Ref.: 201607982715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO A Sra. Maria da Silva é participante ativa da AMA-X (Associação de Moradores e Amigos do bairro X). Todos os dias, no fim da tarde, a Sra. Maria da Silva e um grupo de associados reuniam-se na praça da cidade, distribuindo material sobre os problemas do bairro. A associação convocava os moradores para esses encontros por meio da rádio da cidade e comunicava, previamente, o local e a hora das reuniões às autoridades competentes. Certa tarde, um grupo da Associação de Moradores do bairro Y ocupou o local que os participantes da AMA-X habitualmente utilizavam. O grupo do bairro Y não havia avisado, previamente, a autoridade competente sobre o evento, organizado em espaço público. A Sra. Maria da Silva, indignada com a utilização do mesmo espaço, e tendo sido frustrada a reunião de seu grupo, solicitou aos policiais militares, presentes no local, que tomassem as medidas necessárias para permitir a realização do encontro da AMA-X. Em relação à liberdade de associação e manifestação, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A AMA-X deve buscar novo local de manifestação, tendo em vista que o local de reunião é público e que a associação do bairro Y possui os mesmos direitos de reunião e manifestação.
	 
	A associação do bairro Y deve buscar novo local de manifestação, pois não tem o direito de frustrarreunião anteriormente convocada para o mesmo local, já que houve prévio aviso à autoridade competente sobre o uso do espaço público pela AMA-X.
	
	A associação do bairro Y poderá ser dissolvida por ato da autoridade pública municipal em razão de não ter comunicado previamente à Prefeitura a realização de suas reuniões em espaço público.
	
	A AMA-X deve dividir o espaço com a associação do bairro Y, tendo em vista que o local de reunião é público e que o direito à livre manifestação de ideias é garantido.
	
	 5a Questão (Ref.: 201607434556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 89 - Exame 30 - OAB-RJ) - Acerca da disciplina constitucional dos direitos fundamentais, analise as seguintes afirmativas:
I - Garantias dos direitos fundamentais são instituições jurídicas criadas em favor do indivíduo para que ele possa usufruir dos direitos fundamentais propriamente ditos.
II - Os direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira gerações, como são conhecidos, sucederam-se, historicamente, de maneira que os direitos fundamentais de primeira geração hoje não são mais aplicados.
III - Os direitos fundamentais de primeira geração estão associados à liberdade; os de segunda, à igualdade; os de terceira, à fraternidade.
IV - A possibilidade de indenização de dano moral, que a Constituição eleva à categoria de direito fundamental, assiste apenas às pessoas naturais.
V - A Constituição de 1988 protege o direito à vida e não tolera, em circunstância alguma, a pena de morte.
Somente é CORRETO o que afirma em:
		
	 
	III e V
	 
	I e III
	 
	II e IV
	 
	I e IV
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201608044321)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São direitos sociais, de acordo com a Constituição Federal
		
	
	o trabalho, a previdencia social, a anistia e o salário família
	
	a moradia, o lazer, a segurança e o habeas corpus
	 
	a educação, a saúde, a proteção, à maternidade e à infância
	
	o salario mínimo, as férias e a assistencia aos desamparados
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608278589)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ano: 2016 - Banca: TRT (SP) - Órgão: TRT - 2ª REGIÃO - Prova: Juiz do Trabalho Substituto) O artigo 5° da Constituição Federal trata do principio da igualdade de todos perante a Lei, trazendo garantias aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil,exceto:
		
	
	Liberdade
	 
	Dignidade da pessoa humana
	
	Garantia da integridade física e moral dos indivíduos.
	
	Inviolabilidade do direito à vida
	
	Propriedade
	
	 3a Questão (Ref.: 201607592835)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
João, residente no Brasil há cinco anos, é acusado em outro país de ter cometido crime político. Nesse caso, o Brasil
		
	
	não pode conceder a extradição apenas se João for brasileiro nato.
	 
	não pode conceder a extradição, independentemente da nacionalidade de João.
	
	pode conceder a extradição se João for estrangeiro.
	
	pode conceder a extradição se João for brasileiro naturalizado e tiver cometido o crime antes da naturalização.
	
	 4a Questão (Ref.: 201607595052)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
A Constituição de 1988 proíbe qualquer discriminação, por lei, entre brasileiros natos e naturalizados, exceto os casos previstos pelo próprio texto constitucional. Nesse sentido, é correto afirmar que somente brasileiro nato pode exercer cargo de
		
	
	Senador.
	
	Ministro do STF ou do STJ.
	 
	Diplomata.
	
	Ministro da Justiça.
	
	 5a Questão (Ref.: 201608007729)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	NÃO é privativo de brasileiro nato o cargo de:
		
	
	Carreira diplomática.
	 
	Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
	
	Ministro do Supremo Tribunal Federal.
	
	Presidente da Câmara dos Deputados.
	
	Oficial das Forças Armadas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes