Buscar

motv e emo av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução: Stress
Pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo. O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936  pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.
Identificação dos Estressores:
Na minha rotina eu identifico alguns stressores que fazem seu sintoma aparecer principalmente durante o dia, e no final do dia. Como por exemplo, acordar depois de uma noite mal dormida, se alimentar mal e rápido com pressa, sair pro trabalho e pegar trânsito intenso, chegar em casa e ter que cuidar dos afazeres domésticos, cuidar do meu animal de estimação, e assim depois de tudo isso ainda tenho que arrumar tempo para estudar durante longas horas da noite para as provas da faculdade. Observo que isso me causa grandes problemas, e acho que a base de tudo começa em uma noite mal dormida.
Como gerenciar:
Na minha opinião, o stress afeta a grande maioria das pessoas. Quem vive nas cidades grandes e tem uma vida ‘’comum’’, não tem como escapar do stress. Nós mulheres temos muita coisa pra fazer em muito pouco tempo. Mas, eu acredito que todos podem encontrar uma forma de amenizar o stress, conseguir levar a vida fazendo tudo o que precisa fazer e ao mesmo tempo, escapar desse fantasma. No meu caso, eu acho que tudo começa ruim em uma noite mau dormida. É muito complicado na prática conseguir ter um sono relaxante com o numero de horas certas, mas eu tenho certeza que um fator é fundamental pra isso e que eu particularmente peco: praticar uma boa atividade física que relaxe, como Yoga, ou que extravase todo aquele stress como por exemplo uma luta, ou simplesmente uma caminhada na praia. Embora seja muito difícil, eu acho que se eu, ou todas as pessoas sentassem e fizessem uma espécie de tabela bem organizada com horários para cada tipo de coisa, um tempo para si mesmo, se alimentar de alimentos saudáveis , e conseguir ter uma boa noite de sono; creio que o stress diminuiria muito. Penso que tudo é muito difícil, mas não impossível. Percebo em mim que no final do dia estou extremamente nervosa e extressada, e isso acaba formando uma bola de neve que não tem fim. Após essa autocritica percebo que se eu conseguisse gerenciar os estressores dessa forma, o meu nível de stress diminuiria muito, tornando assim meu dia bem melhor, e fazendo com que minha saúde se mantenha boa.
Jessica Guinter Boechat de Souza - 201202060609
Psicologia/manhã

Outros materiais