Buscar

TESTE 4 DE CONHECIMENTO AULA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 02
ABORD. SOCIOPSICOLOGICAS DA VIOLENCIA E DO CRIME
	
Émile Durkheim classificou os fatos sociais (atos produzidos pelos indivíduos em coletividade) em dois tipos: normais e patológicos. Os fatos considerados patológicos seriam aqueles que estariam em desacordo com a consciência coletiva, excedendo sobremaneira a forma como a sociedade compreende o ato. Marque a opção que aponte esse tipo de ato:	
Certo	Filho mata os pais em virtude do fato de estar de castigo.
Na Psicologia, as emoções são consideradas um fenômeno que possui várias dimensões, marque a alternativa que NÃO representa uma dessas dimensões·.
Certo	financeira
Entre os anos de 1996 e 2004, foram notificados no Brasil 36.478 casos de agressão física contra crianças e adolescentes em âmbito familiar. Esses dados reforçam a lógica de que ¿pais apanham da vida e filhos apanham dos pais¿. Com relação aos dados apresentados e a teoria da motivação das emoções, podemos dizer que:·.
Certo	A reação emocional pode ser tanto aprendida (teoria cognitiva) quanto inerente ao ser humano (teoria biológica) e este fato é um consenso na Psicologia contemporânea.
	
Os números relacionados à violência cometida contra crianças e adolescentes impressiona no Brasil. Entre os anos de 1996 e 2004, foram recebidas 110.250 denúncias sobre algum tipo de violência perpetrada contra esses indivíduos (Violência física: 36.478; Violência sexual: 11.238; Violência psicológica: 17.171; Negligência: 44.890 e Violência fatal: 473). Podemos dizer, a partir desses dados que:	
Certo	Violência psicológica é aquela cometida através de atos, gestos e palavras simbolizando formas de agressão.
	
Um policial, no cumprimento do seu dever, é obrigado a realizar uma série de atos para garantir a segurança de todos os cidadãos em uma dada sociedade. Com relação à agressão que porventura venha a cometer, ela pode ser expressa da seguinte forma:·.
Certo	Na ocorrência de uma morte por legítima defesa, o policial estará inserido na modalidade de agressão sancionada.
	
Entre os fatores que influenciam na agressão, temos que:·.
Certo	A provocação direta constitui uma das mais visíveis influências sobre o comportamento agressivo, pois a provocação tende a gerar o sentimento de reciprocidade.
	
As milícias ocupam uma região significativa do Rio de Janeiro e depois de banir traficantes, demarcar territórios e vender 'proteção' em várias comunidades carentes, elas, que são formadas principalmente por policiais, passaram a atuar também na cobrança de percentuais em venda de imóveis, na imposição de taxas a feirantes, na agiotagem e na exploração clandestina de centrais de TV a cabo. Diante do exposto, podemos afirmar que:·.
Certo	As normas impostas pelos milicianos não são socialmente válidas, mas são impostas pelo uso das armas e dos grupos de extermínio.
	
A Psicologia, ciência que estuda o comportamento humano, tem, no estudo das emoções, a realização de uma parte do seu objeto de estudo. Acerca das emoções, marque a opção correta:·.
Certo	Indivíduos que agem intempestivamente, em virtude da emoção, estão expressando a dimensão subjetiva da emoção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes