Buscar

Questões sobre Direito Administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302135033)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As modalidades de intervenção do Estado sobre a propriedade privada consistentes na obrigação de exigir uma destinação a propriedade, como construir, edificar e na necessidade de se utilizar um prédio particular para abrigar vítimas de inundação causada pela chuva, são, respectivamente,
	
	
	requisição e ocupação temporária.
	
	requisição e tombamento
	
	servidão administrativa e limitação administrativa.
	
	servidão administrativa e requisição.
	 
	limitação administrativa e requisição.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201302150549)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O processo administrativo brasileiro goza de determinadas características ou princípios norteadores, como reza parte de nossa doutrina, muito em referência à CRFB de 1988 e a Lei 9784/99.
	
	 
	legalidade, interesse público e moralidade.
	
	impessoalidade, motivação e inércia.
	 
	impessoalidade, legalidade e atuação de ofício.
	
	legalidade, inércia e moralidade.
	
	impessoalidade.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201302105929)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pedro, servidor público com cargo efetivo no Ministério da Justiça, foi denunciado pela prática de peculato. A denúncia foi recebida, foi instaurado processo administrativo disciplinar e designada comissão para apuração do fato. O advogado de Pedro requereu a suspensão do processo administrativo enquanto não transitasse em julgado o processo criminal, pedido que foi indeferido pela comissão. Ao final do processo criminal, Pedro foi absolvido definitivamente, por insuficiência de provas. No processo administrativo disciplinar, foi aplicada pena de demissão a Pedro. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta:
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	A pena de demissão deveria ter sido aplicada pelo presidente da Republica, visto que este não pode delegar o ato a ministro de Estado
	
	A comissão disciplinar deveria ter determinado, como medida mais prudente, a suspensão do processo administrativo, o que evitaria decisões conflitantes, como as da situação apresentada.
	
	A decisão adequada seria a suspensão do processo penal, com a suspensão do prazo prescricional, até que terminasse o processo administrativo
	 
	Pedro poderá apresentar petição nos autos do processo administrativo, acompanhada de cópia do julgamento havido na esfera criminal, mas não terá direito à alteração da pena de demissão que lhe foi imposta.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201302153391)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO No curso de obra pública, a Administração Pública causa dano em local compreendido por área de preservação permanente. Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica de quem é a responsabilidade ambiental.
	
	 
	Em se tratando de área de preservação permanente, a Administração Pública responderá de forma objetiva pelos danos causados ao meio ambiente, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.
	
	Em se tratando de dano ambiental cometido dentro de área de preservação permanente, a Administração Pública não tem responsabilidade, sob pena de confusão, recaindo sobre o agente público causador do dano, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.
	
	Em se tratando de área de preservação permanente, que legalmente é de domínio público, o ente só responde pelos danos ambientais nos casos de atuação com dolo ou culpa grave
	
	Trata-se de caso de responsabilidade subjetiva solidária de todos aqueles que contribuíram para a prática do dano, inclusive do agente público que determinou a prática do ato.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301573141)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinado município promoveu licitação para a concessão do serviço público de transporte urbano de passageiros, vencida pela empresa ABC Transportes Ltda. A concessionária assumiu como encargo da concessão, devidamente previsto no edital e no contrato, a obrigação de arcar com os custos da desapropriação de uma área de 10.000m2 (dez mil metros quadrados) para a instalação de um terminal de ônibus. A desapropriação:
	
	
	não pode ser efetuada, pois incompatível com as concessões de serviços públicos.
	 
	deve ser decretada pelo poder público e promovida pela concessionária;
	
	deve ser decretada e promovida pela concessionária;
	
	deve ser decretada pela concessionária e promovida pelo poder público, a quem compete pagar as indenizações correspondentes, com ressarcimento posterior pela concessionária;
	
	deve ser decretada e promovida pelo poder público, a quem compete pagar as indenizações correspondentes, com ressarcimento posterior pela concessionária;

Outros materiais