Buscar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL SIMULADO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	
	Simulado: GST0964_SM_201502295865 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): ANTONIO IZAIAS SOARES BONFIM
	Matrícula: 201502295865 
	Desempenho: 6,0 de 10,0
	Data: 30/09/2015 21:35:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502945058)
	2a sem.: Aula 1
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Organização implica em arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos e estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Do que se pode inferir que:
		
	
	Nos últimos anos, empresas de diferentes tamanhos e ramos escolheram a estrutura linear como o desenho ideal para atender à demanda de seus clientes.
	
	Os autores de administração consideram que a estrutura por projeto não é indicada para empresas que buscam inovação em produtos e serviços, já que é composta por pessoas que possuem um conhecimento generalista.
	
	Entre os vários tipos de estrutura existe uma que se encontra em desuso por haver dificuldades em sua utilização, como a matricial.
	
	Não há uma estrutura organizacional perfeita, mas sim, que possa se adaptar às constantes mudanças no ambiente em que as empresas estão inseridas.
	
	O desenho funcional é considerado como o que produz a estrutura organizacional mais bem acabada para as organizações de forma geral.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502593454)
	sem. N/A: Aula 1
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Entre as funções da Administração estão o planejamento, a organização, a direção e o controle. A disciplina Análise Organizacional está diretamente ligada a uma dessas funções. Entre as listadas abaixo, escolha que a função e as características a que a disciplina se refere:
		
	
	Organização - estrutura e agrupa os recursos, permitindo o desempenho necessário para a consecução e atendimento dos objetivos pré-determinados, define a estrutura organizacional da empresa, que mostra a disposição ou ordem dos órgãos ou cargos.
	
	Direção - indica e orienta o comportamento das pessoas no caminho dos objetivos a serem alcançados, é responsável por fazer com que os objetivos sejam executados da melhor forma possível.
	
	Planejamento - determina os objetivos e metas onde são tomadas as decisões iniciais, são feitas as previsões e desencadeadas as estratégicas, direciona todas as outras funções.
	
	Controle - busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido, corrige falhas ou erros, manifestados no desenvolvimento do planejamento, organização ou direção, previne futuras falhas ou erros ao identificar erros presentes.
	
	Marketing - determina que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502370439)
	sem. N/A: Desenho Organizacional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O desenho departamental refere-se à estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, ou seja, ao esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa. Desta forma entendemos que a departamentalização se dá através da:
		
	
	Diferenciação Horizontal.
	
	Diferenciação Vertical.
	
	Diferencial Integrada.
	
	Diferenciação Conjunta.
	
	Diferencial Plena.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503065582)
	sem. N/A: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Descreve a divisão e organização do trabalho, diferenciando os cargos e funções que se espalham por toda a organização, bem como define como serão divididas as responsabilidades pelas atividades da organização, normalmente acontece por meio da especialização vertical, ou seja, hierarquia, ou ainda pela especialização horizontal, ou seja, departamentalização. Marque a opção correta. 
		
	
	Estrutura das organizações. 
	
	Estrutura horizontal. 
	
	Estrutura operacional. 
	
	Estrutura vertical. 
	
	Estrutura básica. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502924094)
	sem. N/A: CLONE: departamentalização N2
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos. Os principais tipos de departamentalização são: funcional, por produtos e serviços, por base territorial, por clientela, por processo, por projeto e matricial. Identifique a alternativa que corresponde a uma das VANTANGENS da departamentalização funcional: 
		
	
	encoraja os executivos a pensar em termos de sucesso do território, mais do que em termos de sucesso de um departamento especializado
	
	facilita a coordenação interdepartamental, pois a preocupação básica é o produto
	
	ênfase na tecnologia torna-se o foco e o ponto de referencia para o agrupamento de unidades e posições
	
	permite o foco no cliente, quando a satisfação do cliente é o aspecto mais critico da organização
	
	permite forte economia de escala pela utilização integrada de pessoas, conhecimentos, habilidades e competências
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502600527)
	sem. N/A: Liderança
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sabemos que nas organizações independente das estruturas formais, há uma estrutura que nasce em paralelo e que tem um grande poder de motivação e sinergia, que é a estrutura informal. A respeito desta última estrutura citada marque a opção correta.
		
	
	A estrutura informal, se forma normalmente com auxílio do RH, que promove encontro entre os parceiros externos da organização afim de criar laços de amizade e companheirismo.
	
	A estrutura informal não é planejada e surge, naturalmente, da interação social dos profissionais de uma empresa, e não aparece no organograma, e, ao qual em encontros sociais acabam se transformando em vínculos de amizade e de profissionalismo.
	
	A estrutura informal é caracterizada pela união de pessoas através da chefia da empresa, ao qual em encontros sociais acabam se transformando em vínculos de amizade e de profissionalismo.
	
	A estrutura informal é sempre criada pelas lideranças para apoiar a tomada de decisão e fortificar os laços sociais e de amizade na empresa.
	
	A estrutura informal como o próprio nome sugere, é , informatizada, criada através dos sistemas de informações gerencias das empresas como base em dados estatísticos.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502978192)
	sem. N/A: Estrutura Organizacional
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A adhocracia é um modelo mais adequado às características e necessidades das organizações contemporâneas. Neste caso é possível afirmar: I - Sua aplicabilidade é menor nas empresas que atuam no ramo de prestação de serviços. II - Ela revela-se bem mais adequada à instabilidade e à constante mutação observadas no ambiente externo das empresas. III - Um bom exemplo de empresa adhocrática são as empresas de consultoria, cuja estrutura e funcionamento sejam adaptáveis às necessidades de cada momento. Com base nas afirmações acima, podemos concluir: 
		
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	somente a afirmativa I está correta
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502353313)
	sem. N/A: TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Amplitude do negócio e o controle define qual é o número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar e conduzir . Neste sentido ela provoca forte impacto sobre o tempo que cada administrador poderá dispor para preparar, influenciar orientar, avaliar cada um de seus subordinados.Como podemos quantificar o numero ideal de subordinados para cada executivo? 
		
	
	Dependerá da equipe para ver como ela vai reagir diante dos objetivos.
	
	A organização deve contratar executivos para administrar a unidade de negócio, sem se preocupar com os detalhes de gestão, objetivando somente resultado.
	
	O executivo deverá ter experiência prévia, a organização não pode perder tempo em treinamentos e desenvolvimentos.
	
	A organização deve escolher o executivo mais velho para administrar pessoas. 
	
	Dependerá da competência, experiência de cada executivo. O melhor é dosar experimentalmente e redosar frequentemente até encontrar o numero ideal para cada executivo.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502502101)
	sem. N/A: Tipos de Desenho Organizacional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a questões que demonstra as vantagens da departamentalização por cliente:
		
	
	Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos de cliente, o que torna a administração mais complexa.
	
	Ocorre duplicidade de esforços e recursos, o que provoca maiores investimentos e custos operacionais.
	
	Os demais objetivos de cada empresa, como produtividade e eficiência, podem se tornar secundários, por causa da preocupação com o cliente.
	
	Os sistemas precisam atender as necessidades e peculiaridades da região em que atuam. 
	
	Focalização exclusivamente no cliente, com isso as necessidades de cada tipo de cliente são bem atendidas.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502502005)
	sem. N/A: Tipos de Desenho Organizacional
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Entre as aplicações de departamentalização funcional podemos encontrar:
		
	
	Recomendada para empresas que tenha muitas linhas de produto ou serviço, que necessitem de constante mudança.
	
	Reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com a própria estrutura interna e com a eficiência nas suas atividades.
	
	A departamentalização por funções facilita a resolução de problemas como atrito nas comunicações e permite a diminuição da burocracia.
	
	É indicada para ambientes instáveis e que necessitem de permanente alteração e desempenho que busque a inovação.
	
	Todas as principais vantagens similares ou não, relacionadas com o produto ou serviço estão dentro de um único departamento a fim de aumentar a melhoria na coordenação.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Outros materiais