Buscar

aula 18.09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO - EGD
Curso de Administração EAD 
 
	Folha de Respostas
	Módulo:
	Desenvolvimento Pessoal
	Data da Aula
	18/09/17
	Tema Aula:
	Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas
	Professor Temático:
	
	Polo:
	Sorocaba
	Monitor:
	
	Grupo
	Nome Completo dos integrantes em Ordem Alfabética
	Matrícula
	1
	Josieid Rosa Ribeiro Ricco
	266573
Quais as lições dessa velha história para os gestores de pessoas de hoje?
Como gestores temos diversos tipos de recursos que trabalha com uma ideia ou jeito diferente de encarar seu trabalho. O primeiro trabalhador que estava apenas quebrando pedras eu refleti que este é o que trabalha porque necessita do dinheiro, mas não por gosto, já o segundo sabe que seu trabalho é importante e está se empenhando para alcançar a meta proposta, porém não vai ser um proativo como o último que apesar de estar fazendo o mesmo trabalho sabe que é um profissional com competência a fazer o seu e ajudar no que for necessário para que a construção seja concluída.
Qual é o significado do meu trabalho?
A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu. 
Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses. 
A partir daí essa ideia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. Tal sentido foi de uso comum na Antiguidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média.
Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim". 
Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.
� EMBED MSPhotoEd.3 ���
_1197956601.bin

Outros materiais