Buscar

Ginástica Artística trabalho quarta !!

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ginástica Artística 
 Origens da Ginástica Artística 
A história da ginástica remete aos tempos da Antiguidade. Poucos séculos antes da Era Cristã já existia a prática de acrobacias no Egito, que eram bastante parecidas com os movimentos da ginástica. Esta seria uma das formas que marcaria a origem da ginástica.
Contudo, o que de mais concreto é encontrado sobre a origem deste esporte, remete a sua ligação mais às sociedades da Grécia Antiga. Especialistas relatam o fato dos gregos sempre praticarem atividades físicas para manterem o corpo em forma e de lançarem a ginástica como instrumento de treino para o aperfeiçoamento físico de seus militares.
A origem verdadeira, ao que parece, é realmente grega, pois a palavra ginástica vem do grego gymnastiké, que significa em tradução literal para o português, “exercitar-se nu”. Este era um costume bastante comum entre os gregos, portanto não há nada de estranho nisso.
Origens da Ginástica Artística 
O tempo passou e a ginástica entrou numa fase bastante importante. Entre os séculos XIV e XVI com as teorias e a consequente valorização do corpo humano, a ginástica passou a ser incentivada com o uso de alguns aparelhos especiais nos exercícios. Este crescimento deu-se ao longo período da prática de ginástica na Grécia antiga até tornar-se bastante popular e ser adotado o esporte por aquela comunidade.
A ginástica por fim, tem o seu grande salto e chega ao patamar de esporte no século XIX, a partir do ano de 1811, quando o professor alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn apareceu para o mundo.
Origens da Ginástica Artística 
Nascido em 11 de agosto de 1778, em Lanz, Prússia - poderosa nação européia do século 19 varrida do mapa em 1947 tornando-se parte da Alemanha – Friedrich Ludwig Christoph Jahn, foi um pedagogo alemão, depois educador físico, além de um ativista político. Filho de um pastor protestante, teórico nacionalista alemão e homem político, Jahn, considerado o pai da ginástica, abriu na Alemanha, em 1811, a primeira escola para a prática do esporte ao ar livre.
Origens da Ginástica Artística 
Trazendo consigo o trauma da derrota sofrida pelo exército de seu país – a Prússia, como era antigamente – para os franceses, na famosa “Batalha de Jena”, Jahn decidiu criar algo grandioso, que envolvia a formação da juventude alemã, preparando-a fisicamente, estimulando a autodisciplina, para o enfrentamento de invasores de Napoleão Bonaparte
O enfrentamento contra os franceses, em 1813, com Jahn participando como voluntário nos combates ao lado de mais de cem ginastas, todos formados por ele, derrubou de vez a hegemonia de Napoleão Bonaparte e libertaram a Alemanha. Mais países da Europa adotaram à prática da ginástica, todos admirados pelo espírito guerreiro e a importância dos movimentos da ginástica
Origens da Ginástica Artística 
Mais tarde, a atividade desenvolvida por Jahn passou a ser conhecida como Turnen e também como Vaterlandisch Turnen (Ginástica patriótica ). 
 Origens da Ginástica Artística 
Com o término das batalhas e a paz reinando, a ginástica foi crescendo com a chegada de novos alunos nas escolas e, a partir daí, deu-se início a uma grande organização da prática por este esporte, com divisão de critérios que levavam em conta a idade e a experiência dos atletas.
Com o sucesso cada vez mais crescendo, a ginástica tornou-se perigosa pelo regime alemão por acharem que o esporte era revolucionário e subversivo. Jahn então foi perseguido, capturado, tornando-se um preso político por um bom tempo, fazendo com que a ginástica saísse de cena. Esta fase ficou conhecida como bloqueio ginástico.
Por incrível que parece, a prisão de Jahn foi benéfica para a divulgação do esporte para o resto do mundo, inclusive para o Brasil, que passaram a conhecer as teorias de Jahn por intermédio de alemães emigrados de sua terra natal.
 Origens da Ginástica Artística 
Na Alemanha, mesmo depois de derrubado o bloqueio da ginástica, as práticas de educação física tomaram novos rumos e regras, como por exemplo, as práticas das atividades deixaram de serem realizadas em lugares abertos passando para locais fechados.
Friedrich Ludwig Christoph Jahn faleceu em outubro de 1852, aos 74 anos, deixando um conjunto de feitos e hoje é considerado um herói na Alemanha.
 Origens da Ginástica Artística 
Passado quase um século após Jahn ter desenvolvido os primeiros passos da ginástica, foi fundada em 1881, a Federação Européia de Ginástica (FEG). Esta é a entidade máxima da ginástica que passou a ser Federação Internacional de Ginástica, em 1921, presidida na época pelo belga Nicolas Cuperus, que ficou no cargo por mais de quarenta anos.
Cuperos era um homem apaixonado pela ginástica e defensor de sua prática. Participava de trabalhos relacionados à inclusão da ginástica em eventos, como os Jogos Olímpicos, e na oficialização de competições internacionais, como campeonatos mundiais.
Origens da Ginástica Artística 
Nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia, participaram ginastas de cinco países, que individualmente, disputavam o título, dados da FIG – Federação Internacional de Ginástica.
Um pouco depois, em 1903, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de ginástica artística, em Antuérpia, na Béligica, e apenas atletas masculinos puderam concorrer a medalhas. As mulheres, nesta ocasião, foi permitido apenas assistirem as apresentações. Porém, trinta anos mais tarde, em 1934, no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, as mulheres finalmente puderam participar da competição.
 Origens da Ginástica Artística 
Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, o esporte foi oficializado no calendário de competições. Na disputa individual, o italiano Alberto Braglia, saiu com a medalha de ouro. Por equipes, a Suécia ficou com o lugar mais alto do pódio.
Origens da Ginástica Artística 
Aos poucos alemães e suecos iam dominando as disputas e medindo forças junto com os italianos.
Origens da Ginástica Artística 
Em 1928, nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda, os homens perderam a exclusividade nos aparelhos e as mulheres, pela primeira vez, puderam fazer parte das delegações que participavam da ginástica. Nesta época, elas podiam só participar de um única prova, a por equipes, da qual, a Holanda sagrou-se campeã.
Devido a segunda Guerra Mundial, a ginástica sofreu uma grande paralisação, inclusive na Alemanha, onde atletas de ginástica morreram pelas batalhas. Retornou em 1948, nos Jogos de Londres, Inglaterra, e de lá pra cá nunca mais saiu do quadro olímpico.
História da Ginástica Artística no Brasil
No Brasil, a ginástica chegou através dos imigrantes alemães, no século XIX, instalados no Rio Grande do Sul. Trouxeram em suas bagagens os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn. Os aparelhos, gradativamente, eram introduzidos entre os brasileiros.
História da Ginástica Artística no Brasil
Com isso, a prática da ginástica artística, surgiu no Brasil, primeiramente, entre os gaúchos, porém, foram os catarinenses os primeiros a formalizarem o esporte no Brasil por intermédio da Sociedade de Ginástica de Joinville, funda em 1858.
História da Ginástica Artística no Brasil
Em 1867, uma organização semelhante surgia em Porto Alegre, o que deu origem a atual Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre).
Em 1895, também em Porto Alegre, foi criada a primeira Liga de Ginástica do estado.
No início do século XX, São Paulo e Rio de Janeiro também começaram a praticar ginástica por meio de clubes.
Em 1950, é realizado o primeiro torneio nacional, reunindo atletas gaúchos, cariocas e paulistas.
Em 1951, com a formação das Federações Gaúcha, Paulista e Carioca, o esporte filiou-se à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Em 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que logo se filiou a Federação Internacional de Ginástica (FIG)
Em 1979, o Brasil, com seu grupo de ginástica, conquistava a medalha de bronze
nos Jogos Pan-americanos de San Juan, em Porto Rico.
História da Ginástica Artística no Brasil
Mais tarde, com o esporte já bastante estruturado no país, o Brasil fez a estréia nos Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia, em 1980
De lá pra cá, o Brasil sempre veio se destacando nas competições internacionais, com grandes atletas se destacando pelo mundo como a ginasta Daiane dos Santos e o ginasta Diego Hipólito, ambos campeões mundiais.
Federação Internacional de Ginástica 
A Federação Européia de Ginástica foi criada em 1881, com apenas três países integrantes. Em 1921 ela s e transformou na Federação Internacional de Ginástica, somando dezesseis países afiliados.
A FIG é a entidade que representa a ginástica em espaço mundial. As competições oficiais de ginástica olímpica são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais. Já as competições nacionais são regulamentadas pelas diversas federações locais. Cabe também a FIG a responsabilidade sobre o Código de Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das séries em todas as provas. A sua estrutura é composta por federações de todo o mundo, sendo eles de nível afiliado ou associado, em um total de 129 membros. Ela é a entidade de maior influência sobre o esporte e está subordinada diretamente ao Cômite Olímpico Internacional (COI). 
Federação Internacional de Ginástica 
As atividades se desdobram sobre a ginástica e suas respectivas modalidades controladas pelos estatutos da federação. Tais regras exigem que a maior parte dos esforços recai sobre o intuito da informação e das atividades, enfatizando o bem estar físico e psicológico do atleta ou praticamente sobre tudo no caso da ginástica geral ( Ginástica para todos ), independente de raça, religião, idade ou classe social, Estes mesmos estatutos legais concentram-se em seguida, em competições, como os Campeonatos Mundiais e as Olimpíadas.
Educação e competição são as palavras chave em todos os aspectos dos esforços de desenvolvimento da FIG. Deste modo, tem-se a Federação como o órgão que tem por objetivo orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área da ginástica. 
Confederação Brasileira de Ginástica 
Semelhante ao que aconteceu na Europa, no Brasil foram sendo criadas associações e federações regionais de ginástica. Em 1951, as federações Rio-grandense, Paulista e Carioca se filiaram à Confederação Brasileira de Desporto-CBD, única entidade esportiva reconhecida internacionalmente, que por sua vez se filiou à FIG neste mesmo ano, assim legalizando e oficializando, nacional e internacionalmente, a ginástica brasileira. Atualmente a CBG organiza anualmente em torno de 25 eventos nacionais considerando as seis modalidades sob a sua responsabilidade. Tem 19 federações estaduais filiadas, tendo estas um total estimado de 25.000 ginastas praticantes das diversas modalidades. Com o apoio do Governo estadual do Paraná e do Cômite Olímpico Brasileiro-COB, a CBG está sediada em Curitiba-PR, ocupando um complexo onde se encontram a sede administrativa e o Centro de Treinamento dos ginastas brasileiros de elite, local com infraestrutura de alto nível, nos padrões internacionais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais