Buscar

Av1 e av2 cosmético e emb 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - Cst em Emb e Im Pessoal - Cosmético e Embelezamento
1)Podemos classificar uma pele segundo o seu conteúdo sebáceo. Se uma pele apresenta-se com característica de oleosa em algumas áreas e de seca em outras ela é chamada de mista. De acordo com as características apresentadas nas afirmações assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)I poros dilatados e oleosidade na região central da face e poros diminutos sem oleosidade ou com secura na região lateral da face. Alternativa assinalada
b)II poros dilatados e oleosidade na região lateral da face e poros diminutos sem oleosidade ou com secura na região central da face.
c)III embora oleosidade ocorra na região lateral da face e sem oleosidade na região central da face todos os poros estão dilatados.
d)IV embora oleosidade ocorra na região lateral da face e sem oleosidade na região central da face todos os poros estão diminutos.
e)V embora oleosidade ocorra na região lateral da face e sem oleosidade na região central da face todos os poros não estão alterados.
2)Os ativos cosméticos eficientes que evitam o envelhecimento e mantem a pele sempre hidratada e saudável podem agir simultaneamente em diversos mecanismos de regulação da hidratação da pele. São exemplos destes ativos de acordo com o seu mecanismo de ação. Analise a afirmativa como verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correspondente:
( ) Dmae: aumenta a tensão da pele, aumentando o efeito tensor, tem efeito antioxidante destruindo os radicais livres, aumenta a elasticidade da pele dando firmeza e tonicidade aos tecidos. Pode ser associado a ativos hidratantes.
( ) Óleo de Amêndoas Doces: se liga às moléculas de água e tem a capacidade de manter a hidratação ativa, por um período mais prolongado. Excelente para prevenir as rugas, o envelhecimento precoce e a flacidez tissular.
( ) Ureia: este produto possui ação hidratante e nutritiva. Ele é rico em ômega 3 e vitaminas. Tonifica e amacia, sendo emoliente para a pele, prevenindo as rugas.
Alternativas:
a)V, F, FAlternativa assinalada
b)V, V, V
c)F, V, V
d)V, V, F
e)F, F, F
3)O NMF (Natural Moisturizing Factor) conhecido popularmente por Fator de Hidratação Natural, é responsável em manter a pele hidratada.O NMF é composto por: Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)A - Glicosaminoglicanas, ureia, lactatos, sais minerais.
b)B - Ureia, lactatos, sais minerais, aminoácidos livres e ácido carboxipirrolidonio. Alternativa assinalada
c)C - Aminoácidos livres, ácido, carboxipirrolidonio, glicosaminoglicanas.
d)D - Ureia, lactatos, sais minerais, aminoácidos livres e ácido carboxipirrolidonio, Glicosaminoglicanas.
e)E - Peptídeo biomimético, Ureia, lactatos, sais minerais, aminoácidos livres e ácido carboxipirrolidonio.
4)Para escolhermos os produtos cosméticos e, claro, os ativos inseridos nele, precisamos conhecer as opções de ativos existentes e que estão à disposição no mercado estético. É claro que é de suma importância conhecer as indicações e seus mecanismos de ação, bem como conhecer a forma correta de utilizá-lo. São exemplos de princípio ativo de acordo com o seu mecanismo de ação:
I - Proteínas e aminoácidos são ativos umectantes que são capazes de reter água na superfície da pele.
II - Óleos vegetais ricos em ácidos graxos essenciais são ativos que aumentam a síntese das glicosaminoglicanas aumentando a hidratação na epiderme e derme.
III Ácido hialurônico exemplo de ativo oclusivo que diminuem a evaporação da água da pele e auxiliam na recomposição do manto.
Alternativas:
a)Somente I, III estão corretas
b)Somente I está correta
c)Somente III está correta
d)Nenhuma alternativa correta.
e)Todas alternativas corretas.
5)Nossa pele é um reservatório natural de água. Ela possui aproximadamente 70% de água e manter a pele hidratada é requisito fundamental para um bom estado de funcionamento. Somente desta forma a pele se manterá bonita e saudável, evitando, assim, o envelhecimento. Mas afinal como perdemos esta água? Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correspondentes.
I - Quando nossa camada córnea perde água para o ambiente, automaticamente a água da derme é levada para a superfície da pele para manter a pele em um nível de hidratação normal.
II - Se perdermos água em excesso, nossa pele começa a apresentar sinais de ressecamento, podendo ocorrer algumas alterações na pele chegando até mesmo a acontecer rachaduras.
III - A pele ressecada perde a maciez ficando áspera ao toque, ficando opaca e com pontos de descamação.
Alternativas:
a)Somente I, II estão corretas
b)Somente III está correta
c)Somente II, III estão corretas
d)I, II, III estão corretas Alternativa assinalada
e)Nenhuma alternativa correta
Av2 - Cst em Emb e Im Pessoal - Cosmético e Embelezamento
1)Em uma formulação cosmética os ativos que irão tornar o processo de bronzeamento mais rápido e com a função de mantê-lo por mais tempo são conhecidos como Aceleradores e/ou prolongadores do bronzeado. Sobre o mecanismo de ação destes produtos assinale a afirmação correta:
Alternativas:
a)Estes produtos aceleram o bronzeado, pois fornecem pigmentos de forma direta para a pele.
b)Estes produtos fornecem tirosina para a pele, esta produz uma reserva extra deste aminoácido para ativar ou manter, a síntese de melanina após a irradiação solar. Alternativa assinalada
c)Estes produtos aceleram o bronzeado, pois fornecem enzima tirosinase que aceleram a produção de melanina.
d)Estes produtos aceleram o bronzeado, pois fornecem pigmentos de forma direta para a pele, além disso fornecem tirosina para a pele aumentando substrato para a enzima tirosinase.
e)Estes produtos aceleram o bronzeado por um mecanismo desconhecido.
2)Durante a fase de elaboração de um cosméticos pré e pós-sol, algumas características devem ser consideradas como conter ativos que melhorem a hidratação, a regeneração da função de barreira, tenham capacidade de neutralizar radicais livres, apresentem efeito anti-inflamatório, sejam emolientes e aumentem a resistência imunológica da pele. Analise como verdadeiro (V), os ativos que podem conter nas formulações pré e pós-sol, ou Falso (F ), para os ativos que não devem participar de uma formulações pré e pós-sol.
( ) Vitamina A e seus derivados: regularizam o crescimento e diferenciação de células da epiderme.
( ) Óleo do azeite de oliva: reduz a formação de tumores cutâneos, antioxidante, reduz o edema
( ) Ureia e PCA-Na: promovem hidratação ativa e diminuem o prurido.
Alternativas:
a)V, F, V
b)F, V, V
c)V, V, F
d)V, V, V Alternativa assinalada
e)F, F, F
3)Como resultado da exposição à luz ultravioleta (UV) resulta no bronzeado. Ele pode ocorrer de duas formas distintas: imediata e lenta. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta correspondente.
I - Na pigmentação direta, ocorre a síntese de melanina sendo que a pele escurece por causa da redistribuição dos melanossomas nas células e também pela oxidação de melanina existente.
II - A pigmentação lenta ou tardia envolve alterações qualitativas e quantitativas dos melanócitos, ocorrendo aumento da síntese de melanina bem como aumento do número dos melanócitos ativos.
III - Na pigmentação direta e lenta, ocorre a síntese de melanina sendo que a pele escurece por causa da redistribuição dos melanossomas nas células e também pela oxidação de melanina existente.
Alternativas:
a)Somente I está correta.
b)Somente II está correta. Alternativa assinalada
c)Somente III está correta.
d)Somente I, II estão corretas.
e)I, II, III estão corretas
4) A a produção de melanina na pele determina que existem pessoas brancas, morena clara ou escura, mulatas ou negras. Analise as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correspondente.
( ) De acordo com a cor da pele, cada pessoa tem diferente quantidade ou número de células produtoras de melanina que produzem maior ou menor quantidade melanina.
( ) A cor da pele, está relacionada à sua produção de maior ou menor quantidademelanina sendo que o número de células produtoras de melanina é o mesmo entre os indivíduos.
( ) O sol é o maior causador de alterações nas células chamadas queratinócitos, que são responsáveis pela produção desta melanina.
Alternativas:
a)V, F, V
b)V, V, V
c)F, V, F Alternativa assinalada
d)V, V, F
e)F, F, F
5)Muitas doenças de pele são provocadas pelo excesso de radiação solar, porém na quantidade adequada pode ser benéfica. Existem três tipos de raios solares: UVA, UVB e UVC. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta correspondente.
I - Os raios UVA – ultra violeta incidem na terra desde a hora que amanhece e clareia até escurecer. Ele é um raio com penetração mais profunda, possuindo um comprimento de onda maior, incide diretamente em nossa pele, provocando o envelhecimento e a pigmentação.
II- Os raios UVB – ultravioleta B incidem das 10 horas da manhã até aproximadamente as 16h. Ele é um raio com penetração menos profunda, possuindo um comprimento de onda menor que o UVA. Ele incide em nossa pele provocando queimaduras, manchas e câncer de pele.
III - Os raios UVC o mais conhecido, pois sentimos mais em nossa pele, normalmente as pessoas se escondem ou protegem dele com maior frequência.
Alternativas:
a)Somente I, II estão corretas. Alternativa assinalada
b)Somente III está correta.
c)Somente II, III estão corretas.
d)Somente I está correta.
e) I, II, III estão corretas

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes