Buscar

1 Dissertação Ética e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA PARAÍBA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TELEMÁTICA
DISSERTAÇÃO
ÉTICA E SOCIEDADE
ALUNO:
RODOLFO BOLCONTE DONATO
CAMPINA GRANDE- PB
2017
Dissertação Sobre Os Textos:
- Ética e Moral no Pensamento de Bauman
- O Que É Ética?
Para Bauman, a categoria Ética não consegue tornar efetivo o seu projeto racional de tudo prever e prescrever, ele afirma que a arquitetura da função ética foi o de transformar os pecados da Idade Média, nas culpas descritas pela Razão Lógica com a frase: “A promessa de uma vida liberta do pecado foi tão somente o projeto de refazer o mundo à medida das necessidades e capacidades humanas, de acordo com um projeto concebido de modo racional”. A Ética designa o esforço da Idade Moderna em antever e prescrever com um maior grau de certeza a ocorrência de determinados fenômenos, e diminuir as alternativas de soluções para essas atividades, quando surgir alguma dificuldade, as autoridades que administram a ética precisariam ter uma solução para tal de acordo com a Razão Lógica e impôr a mesma para a sociedade.
O edifício da Ética proposto pela modernidade elabora cada alicerce a partir daquilo que as suas autoridades prescrevem como verdades. O poder dessas autoridades são o legislativo e o judiciário ao mesmo tempo, onde as condutas humanas são julgadas a fim de determinar se são estão de acordo ou não conforme a previsão da norma ética, as autoridades são capazes de tornar universais as condutas éticas porque dispõem de um conhecimento no qual as pessoas comuns não tem, ou pelo menos deveriam. Para questionar a capacidade das autoridades, temos os desastres históricos, como as Grandes Guerras Mundiais, geradas a partir da escolha de nossas decisões serem tomadas por tais autoridades, que apresentavam a indiferença como algo normal e racional, permitindo a violência para com seus iguais, mas diferentes em aspectos fisio e ideológicos.
Ainda questionando as autoridades que administram a Ética na sociedade, se elas de fato compreendem de modo adequado o que é Ética, um questionamento surge: seríamos capazes de descobrir meios acerca de como deveríamos nos portar diante o outro como pessoas verdadeiramente morais e “decentes”, sem as autoridades que impõem a Ética? Tal resposta pode ser obtida a partir de uma sugestão de Bauman: “Cedo ou tarde, começaremos a procurar intensamente e por nossa própria vontade uma orientação confiável de ‘pessoas do saber’. Se pararmos de confiar em nosso próprio julgamento, iremos nos tornar sensíveis ao medo de estarem errados; chamamos o que receamos de pecado, medo, culpa ou vergonha - mas, seja qual for o nome, sentimos a necessidade da mão útil do perito para nos trazer de volta ao conforto da segurança. Trata-se de um medo tal que se amplia a dependência da especialização. Contudo, uma vez que ela se estabeleceu e fincou várias raízes, a necessidade de especialização ética torna-se ‘autoevidente’ e sobretudo autorreproduzida”. Simplificando esse último pensamento de Bauman, quando nossas decisões de escolhas são determinadas para peritos em Ética, retorna-se muito rápido para a segurança da autoridade mais capacitada a decidir o destino do homem “comum”.
A observação de alguns trechos do pensamento de Bauman, mostram como a Ética na Idade Moderna inaugurou novos modos de se criar ordem e segurança diante do passado, e de acordo com o autor, a ânsia de se libertar das correntes impostas pelo Deus do Cristianismo a partir da razão, é a garantia de um futuro promissor.
No trabalho de Álvaro Valls, ele começa questionando e evidenciando o que de fato seria Ética. Desde uma reflexão até a própria vida, Valls afirma também que a ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. Quanto a ética ser uma reflexão científica, existe o questionamento sobre qual ciência seria a ética, ciência normativa se estiver sendo tratadas normas de comportamento, ciência descritiva caso tenha um tratamento de costumes, ou uma ciência mais especulativa, quando estivesse tratando por exemplo a questão fundamental da liberdade. Mais adiante, diversas questões são elaboradas como: Que outra ciência estuda a liberdade humana, enquanto tal, e em suas realizações práticas? Onde se situa o estudo que pergunta se existe a liberdade? entre outras.
Valls apresenta que os problemas teóricos da ética costumam ser separados em dois campos, o primeiro seriam os problemas gerais e fundamentais como liberdade, consciência, bem e valor, e o segundo campo englobaria os problemas específicos de aplicação concreta, como os problemas das éticas profissional, política e sexual.
Um comportamento correto na ética, seria um comportamento adequado aos costumes já aplicados, e enquanto aplicados, quem se comportasse de maneira discrepante, divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento ou o costume diferente, ou seja, a ação seria errada apenas enquanto ela não fosse o tipo de um novo comportamento vigente.
Durante todo o capítulo, Valls apresenta diversos problemas a cerca da Ética, como em relação aos costumes, ele observa que a humanidade só reteve por escrito depoimentos sobre as normas de comportamentos dos últimos milênios, e questiona: como se comportavam eticamente os homens das cavernas? o que é algo bastante difícil de responder com apenas escritas que não se sabe a veracidade das mesmas. Depois de tantos problemas, Valls afirma que para alguns casos, só iremos chegar a descobrir qual a ética vigente numa ou outra sociedade através de documentos não escritos ou mesmo não filosóficos, como pinturas, esculturas, formulações jurídicas, entre outras, que são obras que servem como “provas” para mostrar o que era vivenciado em épocas anteriores.

Outros materiais