Buscar

Avaliação Parcial, de direito previdenciário.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PREVIDENCIÁRIO
	
	Avaiação Parcial: CCJ0067_SM_201702118541 V.1 
	 
	Aluno(a): RAIMUNDA NASCIMENTO MARTINS
	Matrícula: 201702118541
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 07/10/2017 01:53:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702870492)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que
		
	
	a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão de auxílio-doença, aposentadoria especial e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	o segurado facultativo tem um período de graça de seis meses, prazo que poderá ser prorrogado por doze meses se comprovada a situação de desemprego perante o Ministério de Trabalho e Emprego
	
	a perda da qualidade de segurado acarreta o reinício da contagem do prazo de carência para obtenção de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial.
	
	o segurado que estiver recebendo benefício por incapacidade mantém essa qualidade durante seis meses após a cessação do benefício, independentemente do retorno à atividade remunerada.
	 
	é irrelevante para a concessão da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprove a carência exigida para obtenção do benefício.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702861959)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o conceito, a organização e os princípios da seguridade social no Brasil, assinale a opção correta:
		
	
	O princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais sempre norteou a seguridade social brasileira, e, desde a criação da previdência social no país, não há discriminação entre trabalhadores urbanos e rurais.
	
	Para que o usuário possa usufruir dos serviços públicos de saúde será necessária a contribuição mensal ao SUS.
	 
	A assistência social atende os hipossuficientes, por meio da concessão de benefícios, independentemente de contribuição.
	
	No Brasil, a seguridade social é caracterizada por uma administração democrática e descentralizada, mediante gestão quadripartite, com participação, nos órgãos colegiados, dos trabalhadores, empregadores, pensionistas e do governo.
	
	Apesar de ser regida pelo princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, a seguridade social só é acessível a brasileiros que residem no país.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702934267)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca do impacto da seguridade social e da previdência na redução das desigualdades sociais, assinale a opção correta.
		
	
	O regime de previdência do funcionalismo público é o mais progressivo dos programas que integram a seguridade social, contribuindo de forma decisiva para o aumento da poupança privada e a melhor distribuição da renda nacional
	 
	Os benefícios pagos no âmbito da seguridade, sobretudo aqueles vinculados à política de assistência social e ao RGPS, têm efeitos redistributivos e contribuem para elevar a renda das famílias mais pobres, principalmente no meio rural.
	
	Os gastos previdenciários têm efeitos deletérios no orçamento público brasileiro, contribuindo para agravar o défi cit público, prejudicando o crescimento econômico e a redução das desigualdades sociais.
	
	As políticas que integram a seguridade social respondem por uma fração desprezível dos gastos públicos no Brasil, não gerando efeitos substanciais sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e a distribuição de renda.
	
	No âmbito das transferências sociais, realizadas pela seguridade social, quanto maior a progressividade, pior a contribuição para o crescimento econômico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702269390)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade , destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Em relação a essas ações, podemos afirmar que:
		
	
	A lei não poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social.
	 
	O caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados, integra os objetivos da seguridade social.
	
	A seletividade e a distributividade na prestação dos benefícios e serviços da seguridade social, não se constituem em princípios ou objetivos de natureza constitucional.
	
	A universalidade da cobertura e do atendimento é princípio exclusivo das ações de saúde e assistência social, por serem prestadas independentemente de contribuição.
	
	Os princípios da equidade na forma de participação no custeio e da diversidade da base de financiamento têm em conjunto idêntico objetivo institucional voltado à distribuição igualitária dos benefícios.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702930548)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da manutenção e qualidade de segurado marque a opção correta:
		
	
	O direito previdenciário não é um direito social e a opção do constituinte buscando manter o equilíbrio financeiro-atuarial foi nunca haver a necessidade de contribuições previdenciária.
	
	A qualidade de segurado nunca é mantida, sendo irrelevante a continuidade no pagamento das contribuições.
	
	Não existe em nenhuma hipótese a possibilidade de manutenção da qualidade de segurado.
	 
	O período, que independe do pagamento de contribuições e mantém a qualidade de segurado, foi denominado pela doutrina como período de graça.
	
	Não existe nenhum benefício ou amparo concedido sem a existência de contribuição previdenciária prévia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702930546)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da perda e manutenção da qualidade de segurado marque a opção incorreta:
		
	
	Como o direito previdenciário trata de uma relação de Direito Social (seguro social), o legislador previu algumas circunstâncias nas quais, sempre que nelas se encontrar, o segurado tem garantida a qualidade de segurado pelo tempo determinado em lei, independentemente do pagamento de contribuições.
	 
	A qualidade de segurado é mantida, sempre, pela total ausência no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
	
	A continuidade no pagamento das contribuições foi a opção do constituinte buscando manter o equilíbrio financeiro-atuarial.
	
	Para ter acesso às prestações, faz-se necessário verter contribuições para o sistema previdenciário.
	
	A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702269497)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a assertiva correta: João, trabalha na empresa J.J.LTDA, percebendo a importância de R$ 4.000,00 mensais, e é casado com Maria que trabalha percebendo a importância de R$ 3.000,00 mensais, ambos segurados do RGPS. O casal têm um filho em comum de 2 anos de idade e João o pai invalido que depende economicamente dele. É correto afirmar que são dependentes de João:
		
	
	Filho de 2 anos.
	
	Maria, o filho de 2 anos e o pai inválido.
	 
	Maria e o filho de 2 anos.
	
	Maria e o pai inválido.
	
	Pai inválido e o filho de 2 anosr.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702307823)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto aos dependentes, são consideradas prestações previdenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social:
		
	
	aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
	
	aposentadoria por idade e auxílio-doença.
	
	pensão por morte e aposentadoria especial.
	 
	auxílio-reclusãoe pensão por morte.
	
	auxílio-reclusão e aposentadoria por tempo de contribuição.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702313176)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O regime de previdência de caráter contributivo e solidário aplicável aos servidores efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios significa que o servidor público contribui
		
	
	através de aportes anuais de recursos próprios e do respectivo ente estatal, com o objetivo de assegurar recursos para pagamento dos proventos de aposentadoria e pensões.
	
	indiretamente, mediante recursos do respectivo ente estatal, com o objetivo de assegurar recursos para pagamento dos proventos de aposentadoria e pensões.
	
	voluntariamente, mediante utilização de recursos do respectivo ente estatal, com o objetivo de assegurar recursos para pagamento dos proventos de aposentadoria e pensões.
	
	diretamente e juntamente com aportes de recursos do respectivo ente estatal, com o objetivo de assegurar recursos para pagamento dos proventos de aposentadoria e pensões, excluindo-se os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.
	 
	diretamente, além dos aportes de recursos do respectivo ente estatal, com o objetivo de assegurar recursos para pagamento dos proventos de aposentadoria e pensões.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702270086)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as opções e marque a incorreta quanto a contribuição previdenciária:
		
	 
	Carlos advoga para diversas empresas na Justiça do Trabalho, sem manter vínculo de emprego, auferindo valores fixos mensais de cada uma delas. Nesta situação, o salário-de-contribuição de Carlos corresponde a soma de todas as remunerações recebidas, independente do teto limite de contribuição da Previdência Social.
	
	A alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual e facultativo é de 20% sobre o respectivo salário-de-contribuição.
	
	A contribuição do empregador doméstico é de 12% sobre o salário-de-contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
	
	Não integram o salário-de-contribuição os benefícios pagos, na forma da lei, pelo RGPS, salvo o salário-maternidade.
	
	A alíquota de contribuição do segurado contribuinte individual e facultativo pode cair para 11% do respectivo salário-de-contribuição, desde que ele abra mão da aposentadoria por tempo de contribuição.

Outros materiais