Buscar

Tarefa 02 Gestão Logistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefa 02
Com base no que foi estudado na unidade até aqui, responda às questões, a seguir:
1) Uma eficiente administração de materiais pode ser o diferencial de uma empresa em relação às suas concorrentes. Cite e comente 1 problema que pode afetar a credibilidade da empresa e que pode surgir na gestão de compras ou na gestão de estoque.
R: Problemas como a falta ou excesso de estoque podem custar muito caro ás empresas. E, para um bom gerenciamento da área, vários aspectos devem ser levados em consideração, tais como: 
Ao manter um alto estoque de matéria-prima, uma empresa pode obter descontos pelas compras em grande quantidade, contudo, isso redunda em uma imobilização de recursos que pode prejudicar seu fluxo financeiro. 
A existência de um alto estoque de produtos acabados faz com que o tempo de entrega seja reduzido; porém, acarreta maior custo de armazenamento para a empresa. 
Um alto estoque de matéria-prima minimiza o risco da falta de insumos para a produção, mas pode trazer prejuízos á empresa devido à obsolescência no decorrer do tempo.
2) Você é o comprador da Prefeitura do seu município, sendo assim, se você fosse realizar uma compra de merenda escolar, quais procedimentos você deve seguir?
R: mandaria um oficio ao prefeito solicitando a merenda escolar, o prefeito vai analisar o pedido juntamente com o setor financeiro e jurídico, se há dotação orçamentária, se houver disponibilidade, conta com recurso destinado a merenda escolar, então dá-se a abertura do processo licitatório na modalidade pregão, de acordo com o decreto 2485/2008. Informa nos canais formais: TCE/Pr; Site da prefeitura e Jornal Local, faz edital de licitação, inicia o pregão com as empresas interessadas, verificas se as empresas estão habilitadas, confere e arquiva os documentos da habilitação, escolhe a proposta de menor valor para cada item da licitação, faz se um relatório dos ganhadores da licitação e colhe assinatura de todos, arquivam todas as propostas logo em seguida distribui-se os alimentos e paga aos fornecedores.
Em primeiro lugar verifica-se a legislação vigente da compra de merenda escolar, com seus procedimentos administrativos a serem realizados para que não ocorra negligência quanto aos cuidados com as finanças disponibilizadas. A distribuição da merenda escolar segue conforme a legislação do PNAE, onde as escolas recebem a quantidade de alimentos referentes a um determinado período e também para uma determinada quantidade de alunos atendidos.
3) Na sua opinião, o processo de licitação é efetivo no que diz respeito ao controle e gestão das compras públicas? Explique.
R: Sim e Não. Sim porque através da licitação se assegura a igualdade de condições a todos os concorrentes, além de ser caracterizada pela sua rigidez e elevado controle burocrático. Porém é um entrave à melhoria da gestão das aquisições governamentais, traz regulamentação extremamente complexas e morosas e que não garante a pretendida transparência e a ausência de corrupção.
4) Comente a frase: “O processo de licitação deve afastar qualquer suspeita de favorecimento e garantir que o dinheiro público seja utilizado com cautela e eficiência. A licitação é a forma mais clara de se atender aos princípios das atividades da Administração Pública”.
R: O processo de licitação é necessário, sobretudo para garantir a imparcialidade, isonomia, transparência e os processos de responsabilizações, é um meio técnico legal, uma sucessão ordenada de atos que visam garantir princípios jurídicos consagrados e controladores do Estado, fazendo somente o que a lei determina, objetivando selecionar a melhor proposta, proporcionando igualdade de condições entre os que desejam contratar com a administração pública, o critério de seleção do processo de compras públicas é o produto através de cotações, impossibilidade de estabelecer parcerias, ênfase no preço, não utiliza-se banco de dados dos últimos processos ocorridos, grandes custos de pedidos, grande volume de materiais recebidos, dificuldade na averiguação da qualidade de todos os itens solicitados, possibilidade de apelação jurídica dos fornecedores por flexibilidade nos prazos, as especificações do produto desejado são especificadas em contrato, curta duração demonstrando assim o foco no produto adquirido, porém algumas práticas do setor privado se mostram eficiente para a redução de custos, o que na administração publica se reverteria em maiores investimentos em outras áreas também necessárias ao bem da população. Para tanto, sistemas de informação modernos podem auxiliar no aperfeiçoamento dos processos garantindo maior controle e base informacional, relatórios gerenciais e cenários estratégicos para auxilio da tomada de decisões dos gestores públicos, bem como garantir que o principio da isonomia seja aplicado tratando igualmente os iguais e desigualmente os desiguais.

Outros materiais