Buscar

[47372 48765]Avaliacao a distancia AD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência
Curso: 
Josefina Maria Benvenutti Hassmann
Nome do aluno: 
Data: 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Esta avaliação é composta de 4 questões, sendo uma a participação no primeiro Fórum (Fórum avaliativo). Além disso, há mais três questões relacionadas aos três primeiros capítulos do livro didático de Universidade e Ciência. Portanto, é necessário, primeiramente, estudar os conteúdos para depois dar início à elaboração da avaliação. Também, as respostas não se constituem em cópia do material didático ou de outras fontes. 
Direito ao desenvolvimento: um direito humano
Cátia Cristina de Oliveira Bethonico
A Carta da ONU, de 1945, em seu Capítulo IX, expressa a importância da cooperação internacional econômica e social, com a finalidade de “criar condições de estabilidade e bem-estar, necessárias às relações pacíficas e amistosas entre as Nações, baseadas no respeito ao princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos, as Nações Unidas favorecerão: a) níveis mais altos de vida, trabalho efetivo e condições de progresso e desenvolvimento econômico e social; b) a solução dos problemas internacionais econômicos, sociais, sanitários e conexos; a cooperação internacional, de caráter cultural e educacional; (...)”, sendo assim, é dever de “todos os Membros da Organização se comprometerem a agir em cooperação com esta, em conjunto ou separadamente.”
Por meio da Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento de 1986, as Nações Unidas consideraram que a pessoa humana era “o sujeito central do desenvolvimento e deveria ser participante ativo e beneficiário do direito ao desenvolvimento”, bem como “o direito ao desenvolvimento é um direito humano inalienável em virtude do qual toda pessoa humana e todos os povos estão habilitados a participar do desenvolvimento econômico, social, cultural e político, a ele contribuir e dele desfrutar, no qual todos os direitos humanos e liberdades fundamentais possam ser plenamente realizados.”.
Esse entendimento tem como base, além da já citada Carta da ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e a Carta de Direitos e Deveres Econômicos dos Estados. A primeira considera que “Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, à realização pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade”. Já a Carta de Direitos e Deveres Econômicos dos Estados admite a ideia de que cada Estado em desenvolvimento tem a responsabilidade principal no seu desenvolvimento, e, portanto, incumbidos da tarefa de fazer com que todos os direitos humanos sejam usufruídos pelos seus cidadãos.
Um fator preocupante para a ONU é a ausência de regimes democráticos, problema comum em vários países subdesenvolvidos.
Por isso, a democracia é um sistema de organização e de representação política que dispõe de ampla legitimidade ideológica, capaz de proporcionar um sistema governamental respeitador dos direitos humanos como um todo. Dessa forma, a democracia, corolário das sociedades contemporâneas de pensamento ocidental, é um regime que beneficia todos de uma sociedade, pois permite que todos sejam cidadãos de verdade. Não há como ser cidadão sem usufruir dos direitos do homem plenamente, visto que em uma democracia, o poder que o povo possui para a escolha do governante é o mesmo para exercer, se for o caso, a expulsão dele por motivos que justifiquem o ato. Se o direito ao desenvolvimento é um direito como qualquer outro, é de se admitir a ideia de que só quem vive em uma democracia
pode ter, ao menos, uma chance de exercer efetivamente esse direito, sendo, de fato, um cidadão. O professor Amartya Sen explica que não se pode medir o crescimento ou o desenvolvimento de um país sem levar em conta o que realmente acontece na vida das pessoas. Ele entende que só há desenvolvimento a partir da concepção de que as pessoas são agentes importantes do desenvolvimento. (Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/revista_artigos_leitura&artigo_id=5165.> Acesso em: 22 set. 2017.)
Questão 1 – Esta questão encontra-se na ferramenta Fórum, no EVA. Para resolvê-la, acesse o Fórum Avaliativo, leia o texto acima e siga as instruções para a resolução do que é solicitado. A resposta desta questão somente será considerada se estiver postada no Fórum avaliativo. (2 pontos)
Questão 2 – No texto acima existe a presença da intertextualidade? Comente como e por que isso ocorre, levando em conta as características desse texto, ou seja, veja que se trata de um artigo acadêmico, de caráter científico. Explique sua resposta fazendo comentários os quais devem citar partes do texto onde existe essa intertextualidade. (2 pontos)
Resposta: 
Questão 3 – O significado de um texto não é o resultado de mera soma de suas partes, mas de certa combinação geradora de sentidos. O sentido é dado pelas múltiplas relações que se estabelecem tanto com as partes do texto bem como com as relações com outros textos e outras informações obtidas diariamente. Analise a charge abaixo e, a seguir, faça a leitura das informações implícitas. (2 pontos)
Resposta: 
 
Questão 4 – Conforme vimos no texto, podemos fazer várias análises e investigações relacionadas à abordagem sobre a democracia. Então, como você pertence a essa sociedade e também convive em meio às circunstâncias apresentadas, elabore uma proposta de pesquisa visando a contribuir para uma análise reflexiva em relação às possiblidades para o desenvolvimento da sociedade incluindo o direito do ser humano como beneficiário disso. A partir da delimitação do tema proposto na sequência, elabore os tópicos b, c, d, e, f. (4,0 pontos).
 
Delimitação do tema: “Direitos humanos numa sociedade em desenvolvimento”
Problematização: elabore duas perguntas que visem a desenvolver a investigação que deseja fazer.
Objetivo geral: elabore um objetivo geral.
Objetivos específicos: elabore 2 objetivos específicos.
Justificativa: comentar o porquê da importância de se trabalhar esse tema, ou seja, qual é a necessidade de investigar essa temática (faça 4 a 6 linhas).
Revisão bibliográfica: considerando a delimitação do tema apresentada no item A desta questão, pesquise um autor (ou mais de um) que fale sobre essa delimitação, em seguida, cite a fonte (autor, título do texto ou da obra, página...), que pode ser um livro, um artigo acadêmico, uma revista científica, encontrados em bibliotecas físicas ou em ambientes virtuais. Depois faça uma citação (direta e/ou indireta) do texto escolhido, em torno de 10 a 15 linhas. Não esqueça, a citação deve estar relacionada ao que fora proposto na letra A desta questão.
Respostas:

Outros materiais