Buscar

2º desafio enade 2017

Prévia do material em texto

1
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, a média anual brasileira de livros lidos por habitante era, em 2011, de 4,0. Em 2007, esse mesmo parâmetro correspondia a 4,7 livros por habitante/ano.
Instituto Pró-Livro. Disponível em: <http://www.prolivro.org.br>. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado).
De acordo com as informações apresentadas acima, verifica-se que
O Sudeste apresenta o maior número de leitores do país, mesmo tendo diminuído esse número em 2011.
2
Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>. Acesso em: 30 ago. 2010.
A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite, avalie as afirmativas que se seguem.
A ética não se impõe imperativamente nem universalmente a cada cidadão; cada um terá que escolher por si mesmo os seus valores e ideias, isto é, praticar a autoética.
A ética política supõe o sujeito responsável por suas ações e pelo seu modo de agir na sociedade.
A ética pode se reduzir ao político, do mesmo modo que o político pode se reduzir à ética, em um processo a serviço do sujeito responsável.
A ética prescinde de condições históricas e sociais, pois é no homem que se situa a decisão ética, quando ele escolhe os seus valores e as suas finalidades.
A ética se dá de fora para dentro, como compreensão do mundo, na perspectiva do fortalecimento dos valores pessoais.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
3
A educação é o Xis da questão
Disponível em: <http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011. A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito
Às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos.
 
4
O arranjo físico se preocupa com o posicionamento dos recursos de transformação e, por isso, é fundamental para o bom planejamento das instalações. Os quatro tipos básicos de arranjo físico são:
• celular ou de tecnologia de grupo;
• por processo;
• por produto;
• posicional ou de posição fixa.
Nesse contexto, são exemplos de instalações para o arranjo físico:
por processo: supermercado e loja de departamentos;
5
A linha de produção semiautomatizada é composta por máquinas de controle numérico que atendem a diversas linhas de produto da empresa. O layout é caracterizado pela localização de equipamentos de mesma função próximos uns aos outros. Neste caso, o tipo de arranjo físico é por:
processo, que possibilita maior taxa de utilização das máquinas;
Gabarito
6
Os princípios do planejamento em controle Just-in-Time (JIT) consistiram numa mudança radical em relação à prática tradicional de gestão da produção. A programação JIT de suprimentos é caracterizada como uma filosofia
de planejamento:
para a criação de fluxos de produtos, que são cuidadosamente sincronizados com as respectivas demandas;
Gabarito
7
Uma empresa tem uma retífica que atualmente apresenta um Tempo Médio entre Falhas (TMEF) de 72 horas e o Tempo Médio de Reparo (TMDR) de 18 horas. A empresa opera apenas nos dias úteis e está avaliando as seguintes alternativas para aumentar a disponibilidade do equipamento:
Alternativa 1: Contratar uma empresa de manutenção preventiva para trabalhar nos fins de semana, o que aumentará o TMEF para 102 horas.
Alternativa 2: Substituir a equipe de manutenção por uma equipe treinada no fornecedor do equipamento, o que reduzirá o TMDR para 8 horas.
Com base nessas informações, é correto afirmar que:
a Alternativa 2 apresenta maior disponibilidade do que a Alternativa 1, e as duas alternativas apresentam disponibilidade maior do que a situação atual.
Gabarito
8
No planejamento e controle Just-in-Time deve-se preferir:
empregar máquinas simples e pequenas (produção mais baixa por máquina e mais máquinas na linha de produção), pois isso pode garantir que não haverá paradas ou retardos por quebra ou falha desses equipamentos;
9
As organizações podem adotar diversas práticas para reduzir a probabilidade de falhas e, consequentemente, influenciar a confiabilidade e a disponibilidade de seu sistema produtivo. Entre as medidas que interferem nesse resultado, estão o tempo médio entre as falhas e o tempo médio de reparo e/ou recuperação do sistema. Quando o tempo médio:
de reparo se reduz, há um aumento da disponibilidade do sistema.
Gabarito
10
A escolha do método de controle da produção constitui um dos pontos críticos no Planejamento e Controle da Produção (PCP). Dentre os métodos de controle mais usados pelas empresas, estão o controle puxado e o controle empurrado. No controle:
empurrado, a unidade de produção a montante no processo produtivo envia para a próxima unidade, as unidades produzidas tão logo o lote esteja terminado;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes