Buscar

produção de texto sobre clima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – 2
Clima
O clima é o comportamento da atmosfera em um período mais longo ou permanente, pois este ocorre em média de trinta em trinta anos, mas esse tempo pode mudar com as atividade feita pelo homem, já o tempo é um comportamento momentâneo da atmosfera. Ex.: Quando está fazendo sol, em Uruçuí e de repente começa a chover, isso é o tempo mudando. O estudo do clima é dividido em elementos e fatores climáticos. Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou mensuradas, e os Fatores Climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos e os climas deles resultantes. Segundo Mendonça:
“Os elementos climáticos são: Temperatura do ar atmosférico, Umidade do ar atmosférico e pressão do ar atmosférico. Os Fatores Climáticos são: Latitude, Altitude, Maritimidade, Continentalidade, vegetação e Atividades humanas.”
Os elementos servem para definir o clima da região. Os fatores servem para explicar o porquê uma região é quente e úmida e a outra ser fria e seca. E assim levam em consideração, a distância, em graus, a elevação da superfície, que são os fatores da climatologia. A pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Ela está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Portanto, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar.
 O campo higrométrico é um campo de umidade atmosférica. Ele determina a quantidade de vapor de água em certo limite atmosférico num determinado tempo e o campo barométrico é a pressão do ar atmosférico, isso corresponde ao peso que o ar exercer sobre uma superfície. Em movimentos horizontais na superfície do planeta as diferenças de pressão produzem os ventos, isso é o desequilíbrio barométrico, esse ventos podem ser globais, regionais, locais e ventos catastróficos. Onde os globais são; Alísios, Contra-alísios e Polares, os regionais: Monções, ventos que ocorrem nos trópicos sobre o sudeste asiático, indonésia entre outros... Os locais são: Brisas terra-mar, Brisas montanha-vale, Mistral, Sirinoco e pampeiro e os catastróficos são: Furacão, Tufão ou Ciclone e Tornado

Outros materiais