Buscar

resumo filme escritores da liberdade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE 
O filme foi baseado em fatos reais, e retrata o desafiante drama de “Erin Gruwell”, uma professora do 1o ano do Ensino Médio, que leciona as disciplinas de Inglês e Literatura numa escola de periferia nos Estados Unidos.
Ela assume a turma cheia de sonhos e ideais, no entanto, depara – se com uma série de problemas: violência, desmotivação, indisciplina e discriminação. A maioria dos alunos vinha de uma realidade social violenta, eram de famílias desestruturadas e excluídas dentro e fora da escola.
Inicialmente, Erin enfrenta problemas de ordem metodológica, visto que ela planejava desenvolver, não era significativo para a turma, o que levava à desmotivação dos alunos e esses apresentavam sérios problemas de indisciplina, mas aos poucos ela consegue reverter essa situação penosa realidade buscando novas alternativas, pois era flexível e consciente do seu compromisso com a educação.
Apesar da falta de apoio por parte da direção, e coordenação pedagógica da escola, a professora, não se deixa abater e desenvolve propostas pedagógicas inovadoras com a turma, investe em leituras significativas, através do projeto literário com o livro “O diário de Anne Frank”. Esse projeto envolvia atividades como a construção de um diário, no qual os alunos escreveriam sobre as coisas boas ou ruins vivenciadas.
Através desse projeto os alunos deram um salto qualitativo no processo de ensino aprendizagem, passaram a ser construtores de conhecimento e de sua própria história. As produções literárias dos alunos resultaram em um livro intitulado “O Diário dos Escritores da Liberdade”, e foi lançado em 1999 nos Estados Unidos.
Após assistir esse filme pode – se refletir sobre os fatores que contribuem para indisciplina e a violência na escola; discutir sobre as atitudes dos professores que venham a contribuir para a melhoria da relação professor – aluno e analisar o papel da escola frente aos problemas de convivência dos alunos em âmbito escolar.

Continue navegando