Buscar

Formação do Território Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
Discípulo de Platão, Aristóteles irá fundar um pensamento completamente diferente do mestre. Primeiramente negará a necessidade de se criar dois mundos para explicar a mudança e a permanência no mundo. Em segundo lugar, Aristóteles fará uma sistematização do pensamento filosófico até então produzido. Para explicar o movimento, concebe os conceitos de ato e de potência. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, como se caracteriza o ato e a potência, respectivamente.
Nota: 20.0
	
	A
	Ato é quando o Ser age e potência é o poder que um Ser tem sobre sua própria condição.
	
	B
	Ato é a condição do Ser quando o mesmo atualiza uma potência. Potência é toda possibilidade que o Ser tem de ser alguma coisa em ato.
Você acertou!
Comentário
Para explicar movimento e permanência, Aristóteles cria os conceitos de ato e potência. Segundo ele, todo ser está em ato ou em potência. Da mesma forma, o ser somente poderá se tornar aquilo que já está previsto em sua potência. Ato é a condição do ser que já atualizou sua potência e essa é tudo aquilo que um ser pode ou não vir a ser, dependendo das condições do mesmo. Assim, há uma certa relação de dependência entre um e outro.
	
	C
	Ato e potência são condições do Ser e um não depende do outro para existir.
	
	D
	Enquanto o ato está determinado pela alma vegetativa, a potência está determinada pela alma intelectiva.
Questão 2/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 20.0
	
	A
	As perguntas que o cidadão comum faz no seu dia a dia com relação ao tempo, à vida, à justiça, dentre outras, não são filosóficas, pois, o mesmo não é um especialista em filosofia.
	
	B
	A filosofia é um tipo de conhecimento inferior e desnecessário uma vez que tanto a religião, quanto a biologia já nos apresentam repostas suficientes e satisfatórias para as nossas dúvidas.
	
	C
	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
A filosofia, por vezes, já foi tida como um conhecimento obscuro e inacessível às pessoas simples. No entanto, esse discurso tem um caráter ideológico no sentido de afastar as pessoas comuns das especulações filosóficas. Ora, como afirma Gramsci, todo ser humano é filósofo. E isso pode ser verificado na medida em que qualquer ser humano já se pegou fazendo certas questões de caráter ontológico, como por exemplo, o que é a vida? O que é o tempo? Pro que morremos? É claro que nem todos acabam buscando respostas filosóficas para essas e outras questões. Porém, o ponto de partida já é filosófico.
	
	D
	Como exercício de especialistas que se dedicam a ela diuturnamente, a filosofia é um tipo de conhecimento que está inacessível ao cidadão comum, pois este está limitado pelo senso comum
Questão 3/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O republicanismo apesar de ainda ter suas bases próximas aos grandes produtores rurais permite um pouco mais a participação da população nos processos decisórios políticos. No Brasil, podemos identificar pelo menos três tipos de republicanismo. Relacione a segunda coluna pela primeira identificando estas vertentes e suas regiões:
	( 1 )São Paulo
	( ) Influência do positivismo encaminhando para uma nova ordem progressista
	( 2 )Rio Grande do Sul
	(  ) Com tendências de mudanças radicais, com a distribuição de terras, participação plena do povo no poder
	( 3 )Rio de Janeiro
	( ) Com a tendência de descentralização politicas
 
Nota: 20.0
	
	A
	2-3-1
Você acertou!
Resposta: Rota de Aprendizagem Aula 2 – Vídeo Aula – pag. 4
	
	B
	1-3-2
	
	C
	2-1-3
	
	D
	3-2-1
Questão 4/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O Brasil em seu início de constituição da base territorial não era entendido por seus colonizadores com o uma unidade nacional. Haviam as colônias, as províncias que viviam dentro de sua jurisdição, dentro de seus interesses, não na perspectiva de uma unidade integrada as demais regiões. Qual foi o fato histórico que fez com que esta formatação provincial passasse a ser repensada mudando seus interesses de maneira a ampliar a visão territorial iniciando um outro processo de constituição do território com vistas a unificação das colônias?
Nota: 20.0
	
	A
	A vinda dos jesuítas e o processo de catequização que agregou índios e colonizadores
	
	B
	A economia quando se descobre ouro em Minas Gerais
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Vídeo Aula Rota de Aprendizagem pag. 04
	
	C
	A invasão de napoleão e o contexto de guerras na Europa
	
	D
	A elevação do Brasil a Reino Unido
Questão 5/5 - Fundamentos de Filosofia
A relação entre mito e Filosofia tem capítulos bastante distintos. No seu nascimento, a Filosofia nega as narrativas míticas, buscando a sua superação; ainda que Platão, por exemplo, por vezes, faça uso de narrativas míticas. Mais recentemente, a Filosofia, como o auxílio da Psicologia, tem tratado os mitos como um mecanismo de compreensão de diversos elementos da realidade; seja pessoal, seja coletivamente. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, a principal diferença entre a narrativa mítica e o discurso filosófico é:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto a Filosofia tem compromisso com a verdade, as narrativas míticas buscam agradar aos deuses.
	
	B
	Enquanto as narrativas míticas pressupõem uma certa dose de crença e têm sua validade certificada pela autoridade de quem conta, a verdade da Filosofia está garantida pela argumentação lógica e coerente.
Você acertou!
A filosofia grega nasce como um rompimento com a consciência mítica. Enquanto essa estava baseada no argumento de autoridade de quem a contava (os poetas-rapsodo) e na combinação de elementos de fantasia e realidade, a filosofia busca uma explicação racional dos mesmos fatos, a partir da argumentação.
	
	C
	Enquanto a Filosofia elabora um discurso que tem sua validade no argumento de autoridade, a narrativa mítica, por saber combinar elementos de fantasia e realidade, é mais coerente.
	
	D
	Se por um lado, os discursos filosóficos sobre um determinado problema se modificam de acordo com o pensador, a narrativa mítica é sempre a mesma, para todo tempo e espaço.

Outros materiais