Buscar

PROVA SEMIOLOGIA PEDIATRICA.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RN do sexo feminino nasceu com as seguintes características: orelhas com borda superior parcialmente encurvadas, glândula mamaria palpável menor que 5 mm, mamilo maior que 7,5mm pontiagudo, textura de pele fina e lisa e sulcos na metade anterior da planta de pé e no 1/3 anterior. Na sala de parto observou-se no primeiro minuto com FC de 100bpm, choro fraco sem careta, extensão de membros inferiores e flexão de membros superiores e cianose central.Após manobras de ressuscitação o mesmo evoluiu para pele rosada, FC de 120bpm, flexão de membros superiores e inferiores e presença de careta e choro forte. Na avaliação antropométrica observamos peso de 2760g, estatura de 46 cm e perímetro cefálico de 35 cm.
Hoje com 1ano e 10 meses vem para avaliação pediátrica de rotina encontra-se com peso de 8800g e altura de 70 cm.Baseado no caso clinico, pergunta-se:
Qual a vitalidade do RN em 1° e 5° minutos
Idade Gestacional do RN.Classificação do RN;
Avalie Peso, Estatura ideal na idade atual do lactente
Avalie a condição nutricional do lactente atual e sua classificação nos dias atuais e escore z
Menor de seis anos, sexo feminino, vem para consulta pediátrica com queixa de febre,tem historia de febre há 4 dias intensa e tosse seguida de vômitos 4 episódios ate o momento. Durante a entrevista a mãe relata que realizou pré-natais seis consultas que teve três gestações, sendo sua filha a ultima e tiveram alta hospitalar juntos 12h após o parto normal. Desenvolvimento psico motor sem alteração, cartãovacinal em dia, até o momento teve gripe e diarreia aguda e problemas renais que não soube explicar e nega outras doenças anterior com exceção diabetes tipo I e faz uso de insulina regular uma unidade pela manha e dois a noite sc. Sua família é composta do pai da criança e mais três filhos, nega doenças nos demais membros familiares Vive em casa de doiscômodos e a crianças passam o dia com o companheiro enquanto a mãe trabalha de domestica e ganha um salário mínimo. Dorme com os irmãos mais velhos e demonstra ser uma criança tímida de difícil acesso por pessoa estranha, não desgrudando do colo da mãe. Ao exame a menor ativo,taquipneico, eucardico, choroso, equimoses em todo corpo e pernas, pele seca, percebe-se desidratado, a mãe alega que isso aconteceu após o episodio de diarreia aguda recente. Abdome globoso peristáltico, esplenomegalia, aparelho cardiovascular pulso presente e enchimento capilar 3 segundo, sem outras alterações, orofaringe hiperemia, hálito cetonico e presença de estertores em ápice direito com roncos de transmissão. Neurológico e locomotor sem alteração. Sinais Vitais temperatura de 38,6, FC 100bpm, FR 55ipm, peso de 12 kg e altura de 90 cm. Baseado no caso clinico, responda:
Construa uma anamnese e descrição de exame físico que seja tecnicamente correta. 
Qual a avaliação nutricional da menor, sua classificação e escore z.
Se você não tivesse como pesar e medir o menor, existe possibilidade de avaliar os valores antropométricos do pré-escolar? Justifica com cálculos. 
De três possibilidades de hipótese diagnostica para o caso e justifique sua resposta baseado com dados apresentados no caso clinico.

Outros materiais