Buscar

346314161

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A organização pode ser vista enquanto entidade social e enquanto função administrativa. 
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
A organização enquanto função administrativa se define:
Nota: 20.0
	
	A
	Como o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão.
Você acertou!
Enquanto função administrativa e parte do processo administrativo, organização é o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão (Aula 01)
	
	B
	Como sinônimo do empreendimento criado para atingir à objetivos pré-estabelecidos.
	
	C
	Como agrupamento humano que é criada objetivando metas específicas.
	
	D
	A partir de sua orientação por metas, projetadas como sistemas de atividade deliberadamente estruturados e coordenados e ligadas ao ambiente externo.
	
	E
	Como o direcionamento para o cumprimento de objetivos pré-determinados.
Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
As organizações podem ser eficientes e eficazes, ou ineficientes e ineficazes. Tudo depende da forma como são administradas. O papel da administração é assegurar a eficiência e eficácia nas organizações. A palavra eficiência é empregada para indicar a(o):
Nota: 20.0
	
	A
	Alcance dos objetivos da organização
	
	B
	Utilização produtiva dos recursos da organização
Você acertou!
a resposta correta é a letra b, eficiência é a utilização produtiva dos recursos da organização. A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível. (Chiavenato, 1994, p. 70).
	
	C
	Retorno da informação, efeito retroativo ou realimentação
	
	D
	Planejamento e montagem dos sistemas que produzem resultados
	
	E
	Feedback
Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A gestão como conhecemos e estudamos atualmente é o resultado da história e da integração de vários indivíduos que pensaram a organização da sociedade e das atividades humanas, entre eles engenheiros, sociólogos, economistas e até mesmos empresários. A soma de cada conhecimento produzido em épocas diferentes permite ao gestor da sociedade atual explorar melhor suas técnicas e habilidades, entendendo como e porque cada princípio administrativo surgiu.
A partir do que se apresenta acerca da gestão/administração, analise as afirmativas:
 
Mesmo em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade, em que se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns do cotidiano, o planejamento, a organização, a direção, e o controle se fazem presentes.
 
PORQUE
Os conceitos de planejamento, organização, direção e o controle foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Ford, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	B
	A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
Você acertou!
Sejam em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade, onde se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns de nosso dia a dia, o planejamento, a organização, a direção e o controle se fazem presentes. Tais conceitos foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Fayol, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração. 
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras, e a afirmativa II é uma justificativa da I.
	
	E
	As afirmativas I e II são falsas.
Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
( PCICONCURSOS, 2010) A organização formal é, classicamente, definida como aquela onde são determinados os padrões de inter-relação entre órgãos ou cargos, definidos logicamente através de diretrizes, normas e regulamentos visando ao alcance de seus objetivos. Em outras palavras, a organização é percebida como um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos orientados para o objetivo da produção de bens e serviços.
Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta as principais características de uma organização formal.
Nota: 20.0
	
	A
	Flexibilidade, padronização e comunicação;
	
	B
	Divisão do trabalho, especialização, distribuição da autoridade e responsabilidade, racionalidade e hierarquia;
Você acertou!
Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4.Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo. 6. Divisão do Trabalho.
	
	C
	Integração horizontal e vertical, descentralização e autonomia das partes;
	
	D
	Competitividade, integração sistêmica, racionalidade e avaliação por resultados
	
	E
	Apenas a existência jurídica perante os órgãos governamentais já caracateriza uma organização formal.
Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
I - A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.
 
PORQUE 
 
II - O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
 
A esse respeito, conclui-se que:
Nota: 20.0
	
	A
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Você acertou!
A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional. PORQUE com o aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
	
	B
	as duas afirmações são falsas.
	
	C
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	D
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	E
	a primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais