Buscar

HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DO MUNDO CONTEMPORÂNEO AV2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 154425)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Após a Segunda Guerra mundial EUA e URSS comandaram um processo de bipolarização mundial. Para garantir suas hegemonias ambos desenvolveram uma estrutura militar, a fim de manter seus interesses denominadas Otan e Pacto de Varsóvia. Quais as principais características dessas organizações?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Organização do Tratado do Atlântico Norte: uma aliança militar ocidental criada em 1949 cujo objetivo era a união de forças militares contra o comunismo. Essa aliança era liderada pelos EUA e tinha duas bases nos principais países europeus. Em resposta a criação da OTAN, em 1955, a União Soviética lança uma união dos países da Europa Oriental, com exceção da Iugoslávia, para evitar que os países se afastassem da influência soviética e para defender militarmente os países socialistas que pudessem ser atacados.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 257717)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Sobre a globalização, determine os principais impactos sociais para os países que não integram plenamente este modelo.
		
	
Resposta: os países que integraram a globalização fez com que saissem da pobreza e miséria, e consequentimente os que não integaram, não houve esse ''beneficio'' fazendo com que o paí regredisse economicamente e socialmente.
	
Gabarito: o aluno poderá responder com base nas opiniões dos críticos da globalização que defendem que ocorreu o aumento da pobreza, a marginalização de alguns países, a insegurança pública, o aumento dos crimes relacionados a miséria, a exclusão social
		
	
	 3a Questão (Ref.: 17648)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O mundo após a Segunda Guerra cristalizou algumas tendências que já haviam se manifestado no período entre guerras. Entre estas podemos afirmar que:
		
	
	A virada para a política econômica baseada nos princípios de Keynes, que adotava a intervenção estatal na economia.
	
	O fortalecimento dos estados árabes devido a disputa entre socialismo e comunismo
	
	O crescimento econômico da maioria dos países mundiais, principalmente as nações africanas por conta da descolonização afro-asiática
	
	O conflito armado entre países da América do sul tendo como resultado milhares de vítimas
	 
	As perdas materiais, e as dificuldades econômicas para sua reconstrução levaram os países europeus à decadência como potências mundiais. 
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 18759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A política externa dos Estados Unidos para América Latina, conhecida como "política da boa vizinhança", durante a Guerra Fria foi:
		
	 
	De apoio econômico e contenção do comunismo.
	
	De fornecimento de empréstimos financeiros e incentivo bélico.
	
	De exploração econômica e de apoio militar.
	
	De expansão do capitalismo ocidental.
	
	De combate as ditaduras militares que emergiam no continente latino-americano.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 17773)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a década de 60, jovens ao redor do mundo iniciaram  uma série de movimentos de contestação que colocavam em questão os valores da sociedade burguesa. Um destes movimentos ficou conhecido como hippie Este movimento iniciado nos EUA, teve como principais motivações:
		
	
	O questionamento das reformas educacionais e a reação à orientação ideológica assumida pelo governo americano
	
	Era um movimento sem identidade política que se utilizavam daquele momento para a prática do amor livre
	
	O repúdio as teses fascistas que eram difundidas nos EUA por aqueles que almejavam um estado militarizado
	 
	A crítica aos padrões comportamentais ditados pela sociedade de consumo burguesa e a recusa à convocação para lutar na guerra do Vietnã
	
	Movimento que surgiu nos EUA para barrar as intervenções militares realizadas na América Latina
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 248165)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 1980, os países capitalistas em geral, inclusive os do terceiro mundo, irão aderir a um novo modelo econômico que será defendido e propagado principalmente por dois governantes: Ronald Reagan e Margareth Thatcher, o primeiro, presidente dos Estados Unidos e a segunda, Primeira Ministra britânica. De que modelo econômico estamos falando?
		
	
	Doutrina Monroe;
	 
	Neoliberalismo;
	
	União Europeia.
	
	Capitalismo financeiro;
	
	Neocolonialismo;
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 269954)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para conter a inflação e estimular o crescimento econômico, na década de 1980 o governo brasileiro criou três panos econômicos, eram eles:
		
	
	Plano Cruzeiro, Plano Bresser e Plano Verão.
	
	Plano Cruzado, Plano Delfim e Plano Quinquenal.
	 
	Plano Cruzado, Plano Bresser e Plano Quinquenal.
	
	Plano Cruzeiro, Plano Delfim e Plano Verão.
	 
	Plano Cruzado, Plano Bresser e Plano Verão.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 229766)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A China é um país que provoca inúmeros estudos que buscam o entendimento das razões de seu desenvolvimento. Depois do fim da União Soviética, os ocidentais se perguntar as razões para o sucesso econômico da China enquanto a União Soviética não conseguiu sobreviver. Com base no que foi estudado, podemos dizer que a China:
		
	
	Deve seu sucesso industrial ao fato de haver se associado a países do chamado Terceiro Mundo encontrando, assim, fornecedores para as matérias-primas de que precisava e, em contrapartida, um mercado para seus produtos industrializados.
	 
	Passou grande parte da segunda metade do século XX em lutas ideológicas com a União Soviética pela disputa da hegemonia do mundo comunista, tornando-se um país economicamente fraco.
	 
	Soube preservar sua unidade política dentro de um regime comunista enquanto articulou sua economia nos moldes capitalistas.
	
	Deve o seu poderio econômico de hoje ao fato de haver se fechado para o Ocidente, buscando fortalecer seu mercado que seria suficiente para sustentar seu desenvolvimento industrial.
	
	Seu sucesso econômico está ligado ao fato de ter-se mantido fiel aos princípios comunistas, sem fazer concessões ao capitalismo ocidental, mostrando o quanto Gorbachev estava errado ao tentar mudar a orientação econômica da União Soviética.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 22915)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No mundo atual presenciamos um processo de produção de bens industriais que ocorre simultaneamente em vários países, através da padronização de modelos tecnológicos e de consumo, suplantando as fronteiras nacionais pela escala mundial. A este processo damos o nome de:
		
	
	Internacionalização do capital.
	
	Terceirização.
	
	Monopólio transnacional.
	 
	Globalização.
	
	Neoliberalismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 269554)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O terrorismo é uma prática muito antiga mas teve forte ascensão durante:
		
	
	O nazismo na Europa
	
	A Guerra Irã - Iraque
	 
	A Guerra Fria
	 
	A Primeira Guerra Mundial
	
	A Guerra da Coreia

Outros materiais