Buscar

Lista Aula Cap. 7 Custos da Producao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caras e caros,
seguem as questões para serem entregues na próxima aula (13/09), que será na Sala 20 do ICHS. 
As questões devem ser copiadas e respondidas a mão em uma folha de papel almaço, assinada e datada, e entregue a mim em sala de aula no dia marcado. Caso vocês precisem faltar nesse dia, entreguem as questões ao Melk (secretário do nosso departamento) antes da data de entrega.
Abraços e bons estudos,
Guilherme.
Questões: Cap. 7 – Custos da Produção
1 – Explique Custo de Oportunidade.
R: São custos associados às oportunidades descartadas quando os recursos de uma empresa não são utilizados da melhor forma.
2 – Diferencie Custo Fixo de Custo Irreversível.
R: Custos Fixos são custos que não variam com o nível de produção e só podem ser eliminados se a empresa deixa de operar. Já os custos irreversíveis são despesas realizadas que não podem ser recuperadas.
3 – Suponha que um fabricante de cadeiras descubra que a taxa marginal de substituição técnica de capital por trabalho em seu processo produtivo seja substancialmente maior que a razão entre a taxa de locação das máquinas e o custo de trabalho na linha de montagem. De que forma você acha que ele deveria alterar a utilização de capital e trabalho para poder minimizar o custo de produção?
R: Para minimizar o custo, o fabricante deveria usar uma combinação de capital e trabalho tal que a taxa de substituição de capital por trabalho no seu processo produtivo seja igual à taxa de troca entre capital e trabalho nos mercados externos. O fabricante estaria em melhor situação se aumentasse o uso de capital e reduzisse o uso de trabalho. Ao substituir um pouco de trabalho por capital, a taxa marginal de substituição técnica, TMST, diminuiria; o fabricante deveria continuar a substituir trabalho por capital até o ponto em que a TMST fosse igual à razão entre a taxa de locação do capital e o salário pago aos trabalhadores.
4 – Suponha que o custo marginal de produção esteja crescendo. Você pode dizer se o custo variável médio está diminuindo ou aumentando? Explique.
R: Um custo marginal crescente é compatível com um custo variável médio crescente ou decrescente. Se o custo marginal for menor (maior) que o custo variável médio, cada unidade adicional de produção estará adicionando ao custo total menos (mais) que as unidades anteriores, o que implica que o CVMe está diminuindo (aumentando). Logo, é necessário saber se o custo marginal é maior ou menor que o custo variável médio para determinar se o CVMe é crescente ou decrescente.
5 – Suponha que o custo marginal de produção seja maior que o custo variável médio. Você pode dizer se o custo variável médio está diminuindo ou aumentando? Explique.
R: Para que o custo variável médio seja crescente (decrescente), cada unidade adicional de produção deve adicionar ao custo variável mais (menos) que as unidades anteriores, na média; ou seja, o custo marginal deve ser maior (menor) do que o custo variável médio. Assim, se custo o marginal é maior do que o custo variável médio, este deve estar aumentando.
6 – Se as curvas de custo médio de uma empresa apresentam formato em U, por que a curva de custo variável médio atinge o nível mínimo em um nível de produção mais baixo que a curva de custo médio total?
R: O custo total é igual ao custo fixo mais o custo variável. O custo total médio é igual ao custo fixo médio mais o custo variável médio. Num gráfico, a diferença entre as curvas de custo total médio e custo variável médio, ambas em formato de U, é o custo fixo médio. Se o custo fixo for positivo, o custo variável médio mínimo deve ser menor do que o custo total médio mínimo. Além disso, dado que o custo fixo médio diminui continuamente à medida que aumenta a produção, o custo total médio deve continuar a diminuir mesmo após o custo variável médio ter atingido seu ponto de mínimo, pois a redução no custo fixo médio é inicialmente maior do que o aumento no custo variável médio. A partir de um certo nível de produção, a redução no custo fixo médio torna-se menor do que o aumento no custo variável médio, de modo que o custo total médio passa a aumentar.
7 – Qual a diferença entre economias de escala e rendimentos de escala?
R: Os conceitos de economias e deseconomias de escala aplicam-se ate mesmo quando a proporção dos insumos é variável. Rendimentos de escala aplicam-se somente quando a proporçao de insumos é fixa.

Outros materiais