Buscar

Comércio Exterior e Logística Internacional REDAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comércio Exterior e Logística Internacional - REDAÇÃO
QUESTÃO:
1. Em decorrência das profundas transformações estruturais presentes na economia internacional no século XX, contemporaneamente surgiu a expressão "Comércio Internacional". Na verdade, diz-se que a globalização modificou significativamente o tratamento jurídico direcionado ao comércio internacional. Por globalização, entende-se um processo no qual capitais e tecnologia privados transpassam as fronteiras nacionais, circulando e atuando em todo o território mundial. Geralmente, os respectivos titulares são grandes organizações empresariais transnacionais. Nesse processo, as fronteiras tornaram-se indefinidas, gerando interdependência econômica, por meio dos avanços tecnológicos, com as práticas comerciais capitalistas. Os negócios, antes locais ou regionais, conquistaram a oportunidade de tornarem-se mundiais. Esta é a evolução da estrutura do comércio internacional, mas desde o mundo antigo há relatos da prática de comércio entre os povos. Escreva uma redação com o tema: O COMÉRCIO INTERNACIONAL NA ANTIGUIDADE.
RESPOSTA ESPERADA: 
Com o passar dos anos, os povos foram se desenvolvendo e este desenvolvimento também ocorreu no comércio entre os países. No mundo antigo, as primeiras manifestações de comércio exterior de que se têm notícias aconteceu com os fenícios. O povo fenício percebeu a necessidade de se lançar ao mar e desenvolver o comércio pelas cidades do Mediterrâneo.
As rotas comerciais praticadas por este povo garantiu a circulação de diversos produtos, desenvolvendo, assim, a economia, a ciência e a cultura dos povos da Antiguidade. Os fenícios foram os maiores navegadores do mundo antigo. 
O deslocamento pelo mar acabou firmando uma ampla rede de rotas comerciais, que garantia a circulação dos vários produtos que despertavam o interesse da poderosa classe mercante mantenedora desse tipo de atividade econômica.
Assim como no mundo antigo, os países ainda dependem do comércio internacional para a evolução da economia, pois nenhum país é autossuficiente e as empresas precisam se manter competitivas.
Com a globalização, os países, continuamente, geram intercâmbios de bens e serviços entre as nações.

Outros materiais