Buscar

Resenha: O estudo da Administração de Woodrow Wilson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha: O estudo da Administração de Woodrow Wilson
	O autor começa explanando sobre o que é a ciência da administração e porque ela é importante. A ciência da administração, segundo o autor, é fruto do estudo da ciência política. Ele vê a administração como o governo em ação, literalmente o executivo, ou seja, a parte operante do governo.
	Antigamente a administração dos governos era completamente bagunçada, não havia ordem e poucas pessoas tinham o poder, ele aponta que antes as maiorias somente se sujeitavam ao governo e agora elas que o conduzem, o governo acaba seguindo as opiniões da Nação. Então a importância de haver uma ciência da administração é que ela traça as trilhas do governo, torna as suas opiniões mais eficientes, fortalece e purifica a sua organização e indiscute em seus deveres a devoção.
	A ciência da administração foi desenvolvida por alemães e franceses e em consequência foi adaptada em todas as suas partes, ou seja, adaptada às necessidades de cada Estado, pois nenhum é igual. O autor sugere que ao adaptá-la devemos americanizá-la para que haja uma melhor forma de governo e organização do Estado.
	Ele fala também sobre três períodos que permanecem nas historias constitucionais das principais nações do mundo moderno, esses períodos se referem ao crescimento por meio do qual o Governo passou em todos os sistemas mais desenvolvidos existentes e o resto dos sistemas também provavelmente vão passar por esses períodos. O primeiro período é o dos governantes absolutos e de um sistema administrativo adaptado ao Governo absoluto. O segundo é aquele em que as constituições são elaboradas de modo a afastar os Governos absolutos e substitui-los pelo controle popular, e no qual a administração é negligenciada em favor dessas preocupações mais altas. E por o ultimo, o terceiro é aquele em que o povo soberano empreende o aperfeiçoamento da administração, sob essa nova constituição que o levou ao poder.
	Wilson acredita que o estudo e a criação administrativa são extremamente necessários ao bem estar de um governo. Ele também critica aqueles que apenas reclamam e aconselha que deveríamos estar criando e não criticando, concordo com essa questão. Diz que já atingimos a terceira fase, mas ainda não estamos preparados para as tarefas do novo período. Ele acredita que não temos a habilidade politica prática e nem a sagacidade exigida. Uma das dificuldades impostas para a nossa organização administrativa, que ele aponta, é a soberania popular, ele explica que quando há somente um soberano, ou seja, uma monarquia a administração se torna mais simples, pois ele terá apenas uma opinião e somente um foco, mas um governo onde o povo é quem manda, fica mais difícil organizar, pois várias pessoas possuem opiniões diversas e então fica difícil tomar decisões.
	A finalidade do autor é apresentar o que é a ciência da administração, como ela age, mostrar os pontos bons e ruins da nossa administração, ensinar um pouco de nossa historia e tentar apresentar como seria uma melhor forma de governo.
	O texto é bem tranquilo e os argumentos do autor são muito convincentes, a parte que mais concordo é a que diz que para as pessoas administrarem a maquina publica, elas tem que tem um bom estudo, pois não é uma coisa fácil.

Outros materiais