Buscar

Resenha: Pesquisa em administração pública no Brasil uma agenda para o debate

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha: Pesquisa em administração pública no Brasil uma agenda para o debate
A autora apresenta algumas dificuldades da pesquisa em administração pública, uma dessas dificuldades é que os temas são abertos e puros para serem definidos como disciplina, isso força o pesquisador a conhecer o referencial de outras disciplinas a ate mesmo de outros campos do conhecimento. Outra dificuldade é que os usuários do conhecimento produzido academicamente pela administração pública são em maioria burocratas, o que faz com que os pesquisadores fiquem mais permissivos em relação aos rigores do método e da teorização. Ela aponta um terceiro problemas que diz respeito a área que foi muito contaminada pelo foco normativo, que ao enfatizar proposições, não se sujeita à verificação cientifica. Um quarto ponto, fala que a área parece desconsiderar todo o esforço de pesquisa anterior gerando poucas chances de crescimento do conhecimento por meio do conhecimento adquirido. No quinto ponto ela explana que os alunos de pós-graduação em administração pública, publicam pouco quando de compara com disciplinas correspondentes; E por fim ela diz que os alunos que buscam o mestrado estão mais voltados para a área não acadêmica.
	Ela também fala das grandes questões para pesquisas em administração pública e as mais relevantes são três, elas estão relacionadas a temas do gerenciamento, motivação e avaliação dos resultados. Ela propõe para debate que as pesquisas na área de administração pública sejam precedidas de uma questão a ser respondida pelo pesquisador, evitando o tratamento superficial e desfocado que a abrangência de cada tema leva a essa questão a ser formulada, tendo como referencia os aspectos acima referidos.
	Depois ela fala sobre alguns problemas contidos na teoria e ai ela escreve um pouco sobre como desenvolver a teoria e depois mostra que o papel da teoria em administração pública tem sido pouco debatido, exceto da teoria das organizações. Então ela fala que o importante nesse debate sobre o dever e a importância da teoria na pesquisa em administração pública é ressaltar que o campo é eclético de forma suficiente, para comportar teorias e conceitos vindos de outras áreas das ciências sociais.
	Após ela fala sobre algumas abordagens da pesquisa em administração pública, sendo elas a abordagem normativa que diz respeito à aplicação de regras morais, a institucional que se dizer respeito ao estudo das instituições, trabalha com regras, procedimentos e a organização formal das instituições e seu impacto na pratica politico-administrativa, depois tem a abordagem behaviorista que foca na explanação do comportamento politico nos níveis individual e agregado, tem também a abordagem da teoria da escolha racional que tem como centro o comportamento politico poder ser interpretado como o resultado de escolhas movidas pelo auto interesse do individuo e por ultimo vem a abordagem do discurso que busca estabelecer um vinculo com o paradigma pós-moderno, por seu olhar de que a construção do significado social é central ao ato politico.
	E por ultimo ela fala dos modos de pesquisa e ela aponta três tipos de pesquisas nas ciências sociais sendo elas a pesquisa explanatória que busca entender os fenômenos sociais por meio dos prognósticos baseados em explicações, a pesquisa interpretativa que tenta entender os fenômenos sociais não apenas com o pesquisador, mas também com os indivíduos envolvidos, e a pesquisa critica que indaga a eficácia das crenças e ações de grupos de pessoas centradas no seu autodesenvolvimento.

Outros materiais