Buscar

Pedras preciosas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pedras preciosas são minerais cristalinos raros e de alto valor que se destingem por sua beleza, pureza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz. 
Chama-se de gema um mineral, rocha ou material petrificado que, quando lapidado ou polido, é colecionável ou usável para adorno pessoal em joalheria.
O conceito de pedras semipreciosas surgiu no começo do século XX, mas atualmente está em desuso pelos grandes joalheiros do mundo. Todas as pedras preciosas devem ser classificadas como "gemas", sendo que algumas possuem maior raridade e valor de mercado do que outras
Popularmente, ainda são consideradas pedras semipreciosas alguns minerais cristalinos não tão valiosos e de menor dureza, como por exemplo: o quartzo hialino (cristal de rocha), ametista, topázio defumado, quartzo rosa, calcedônia, crisopraso (variedade da ágata), cornalina, ágata, ônix, jaspe e heliotrópio.
O Brasil não tem uma lei de especifique o que são pedras preciosas, ao contrário da França, que possui uma legislação que diz ser toda a pedra com um grau de dureza maior que o do vidro, apresentando um aspecto agradável, pode ser considerada uma pedra preciosa.
As pedras desse tipo de depósito se encontram no seu local de origem, o que torna a retirada muito mais difícil.
Existem também dois tipos de depósito, o primário e o secundário que são assim chamados devido à ordem que as pedras preciosas são encontradas
As pedras desse tipo de depósito se encontram no seu local de origem, o que torna a retirada muito mais difícil.
Já o depósito secundário é formado por pedras que foram transportadas do seu local de origem. No caso do depósito secundário, a pedra já foi transportada e, devido a isso, as pedras possuem formato mais arredondado. Existem três tipos de depósitos secundários: os depósitos em vias fluviais, os depósitos marinhos e, por último e menos comum, o depósito eólico.
O padrão mais usado para determinação da dureza é a Escala de Mohs. A partir do conceito de resistência ao risco, Friedrich Mohs organizou uma escala composta por dez minerais: 
O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro da escala, o talco, e o valor 10 ao material mais duro, o diamante, a substância natural mais dura conhecida.
A leitura da dureza de Mohs é simples: o mineral com maior dureza é capaz de riscar os de menor dureza. Segundo a tabela acima, o diamante, por exemplo, pode riscar todos os outros minerais e só pode ser arranhado por outro diamante; o topázio é capaz de riscar o quartzo. Se algum mineral é capaz de riscar o quartzo, mas não é capaz de riscar o topázio, sua dureza será algo entre 7 e 8.
importante, ainda, entender que a escala de dureza de Mohs, que vai de 1 a 10, é uma escala relativa. Ela apenas diz que um mineral é mais duro que outro, mas não diz quanto um mineral é mais duro do que o outro. Essa informação pode ser obtida por meio da dureza absoluta. O diamante é 1600 vezes mais duro que o talco e 4 vezes mais duro que o topázio, por exemplo. No mercado de gemas, a escala relativa, ou seja, a escala de Moh, é a mais usada.
PEDRAS
O Jaspe é outro membro da família das Calcedônias, são pedras translucidas e semitransparentes. Encontrado no mundo inteiro, ele aparece nas variedades vermelha, amarela, verde ou marrom. Podendo conter minúsculos cristais de quartzo.
Lapidação: Cabochão
Significados: Força e proteção
Vivianita
Seu nome reverencia o mineralogista britânico J. G. Vivian. Incolor em estado inicial, ela vira verde ou verde azul, ao azul escuro, até preto por oxidação parcial de seu ferro.
Lapidação: Oval , Pérola, Esmeralda.
Significados: Ótima pedra para curar feridas emocionais e trabalhar a autoestima.
Andaluzita
Pode ser aplicado em Joias e uso terapêutico.
Lapidação: Não lapidada
Significados: Equilíbrio entre materialismo e espiritualidade.
Granada é o nome geral dos membros de um grupo de minerais com habitus cristalino constituído por dodecaedros e trapezoedros.
Lapidação: Quadradas e retangulares
Significados: Determinação
A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de Ferro3+, mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta. O coríndon roxo ou a safira com tons de ametista são por vezes chamados de ametista oriental.
Lapidação: Redondo, triangular ou quadrada.
Significados: Sabedoria e equilíbrio.
Espodumênio 
É matéria-prima importante na obtenção de sais de lítio empregados em cerâmica e fabricação de vidro e as variedades transparentes e de bela coloração constituem pedras preciosas de grande valor.
Lapidação: Forma livre para coleção.
Significados: Ela é uma pedra evocando a ternura e a pureza tímida, que estimularia o espirito durante o sono, provocando sonhos apaixonados.
Calcedônia
Uma variedade criptocristalina do Quartzo
Pode ser semitransparente ou translúcida
Usada na antiguidade para evitar o envenenamento.
Lapidação: Forma livre para coleção.
Significados: Nos livra da inibição, nos proporcionando auto confiança. Nos transmite energia forte e agradável.
Diamante
É a forma triangular estável do carbono em pressões acima de 6 GPa (60 kbar). Comercializados como pedras preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado. Normalmente, o diamante cristaliza com estrutura cúbica e pode ser sintetizado industrialmente.
Lapidação: primeiro é cordado em um método chamado clivagem (golpe rápido) ou em alguns casos serragem. Segue-se com o bloqueamento, nessa etapa o diamante é raspado e adquire sua forma. A ultima etapa chamada de abrilhantamento. 
Significados: O diamante simboliza a verdade, pureza, perfeição, dureza, maturidade, imortalidade, limpeza, fidelidade, energia, o sol.
Sodalita
É uma pedra com alta quantidade de sódio, daí seu nome. Existe pesquisas cientificas com suas utilizações para radiação, metabolismo e imunidade. Seu maior uso é para ornamentos e estética.
Lapidação: Há diversas formas de lapidação, as mais comuns são as de pêndulo, oval, e formas irregulares.
Significados: Confiança, criatividade e capacidade lógica.
A dolomita é uma pedra ornamental cinza com raias brancas, de brilho vítreo. Utilizada na área industrial, materiais refratários, pedra de construção e ornamental, corretivo de solos ácidos, fonte de magnésia, usada preparação de revestimentos refratários de conversores, nos processos básicos de fabricação de aço, entre outros.
Lapidação: Forma mais frequente de lapidação é cabochão. Também utilizada em sua forma natural.
Significados: Poder, decisão, certeza.

Outros materiais