Buscar

1° Avaliando Aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709078013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O glicocálice encontra-se na superfície externa da membrana e é rico em hidratos de carbono (carboidratos). Uma de sua principal função relaciona-se:
		
	 
	ao reconhecimento entre as células e da união das células umas com as outras.
	
	à síntese dos fosfolipídios de membrana.
	
	à não participação deles no reconhecimento celular.
	
	ao reconhecimento entre células, contudo não tem nada a ver com adesão entre células.
	
	participa do processo de especificidade do sistema sanguíneo ABO e atua como receptor celular específico, no entanto não atua na retenção de nutrientes e no reconhecimento celular.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708960815)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As membranas celulares são estruturas fluidas de delgadas que variam de 6 a 10 nm de espessura e que delimitam e compartimentam diversas organelas celulares, bem como a própria célula. Diante da importância da membrana celular qual alternativa está incorreta.
		
	 
	A membrana não representa apenas uma barreira inerte, mas possuem também, inúmeras funções como ser responsável pela constância do meio intracelular e do interior de organelas.
	
	Apresenta um controle na entrada e saída de moléculas e íons na célula, bem como, em suas organelas, sendo impermeável.
	
	Participa do processo de reconhecimento celular e adesão entre as células e elementos da matriz extracelular através de ácidos nucleicos, vitaminas e glicoproteínas específicas.
	
	Funciona como suporte para enzimas pertencentes a diferentes via metabólica ou cadeia transportadora de elétrons permitindo uma melhor dinâmica sequencial do processo.
	
	Importante isolante elétrico na bainha de mielina e sem participação na comunicação entre as células.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709216272)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o processo evolutivo sofrido pelas primeiras células existentes no planeta Terra, assinale a única alternativa correta.
		
	 
	As organelas membranares, núcleo, retículos endoplasmáticos por exemplo, surgiram pelo processo de invaginação da membrana plasmática (Teoria da Autogenia), enquanto que as mitocôndrias e cloroplastos surgiram por englobamento de bactérias de vida livre (Teoria da Endossimbiose).
	
	O processo evolutivo celular ocorre a partir das células eucarióticas ancestrais que perderam suas organelas devido a a autofagia realizada por seus lisossomos (Teoria da Autogenia), enquanto que o surgimento de organelas como mitocôndrias e cloroplastos se deve a evaginação de bactérias em células eucarióticas (Teoria da Endossimbiose).
	 
	Células surgem iguais umas as outras pelo processo de mitose (Teoria Celular) e que o processo de diferenciação para os modelos procariótico e eucariótico ocorre a partir da necessidade de adaptação da célula ao meio na qual ela se encontra (Teoria da Evolução Gradual).
	
	A invasão de bactérias fotossintéticas originou os seres fotossintetizantes (Teoria Fotossintética) que conhecemos hoje, enquanto que as demais organelas surgiram pelo processo de dobramento interno da célula, originando o sistema de endomembrana (Teoria da Endossimbiose).
	
	O aparecimento do sistema de endomembrana, presente em mitocôndrias e lisossomos, ocorreu pela evaginação da membrana nuclear, enquanto as mitocôndrias e cloroplastos surgem em bactérias a partir da englobamento de organelas de vida livre.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708994569)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A fluidez da membrana celular está relecionada com os movimentos das moléculas constituintes, principalmente da fração fosfolipídica. Marque a opção em que não ocorre um tipo de movimento executado pelos fosfolipídios.
		
	
	Flip-flop.
	
	Rotação;
	
	Flexão;
	 
	Translocação;
	
	Difusão lateral
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709101173)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A membrana plasmática, estrutura responsável tanto pelo transporte de substâncias orgânicas quanto inorgânicas, está presente:
		
	
	apenas nas células dos procariontes.
	 
	em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica.
	
	apenas nas células dos eucariontes.
	
	apenas nas células vegetais.
	
	apenas nas células animais.

Outros materiais

Perguntas Recentes