Buscar

Falar do Papel do Psicólogo no SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE é falar sobre humanização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Falar do Papel do Psicólogo no SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE é falar sobre humanização.
Todo paciente que necessita desse sistema deve ter o máximo de atenção, cuidado e condições favoráveis a um bom atendimento, seja ele, clínico, ambulatorial, hospitalar, social e psicológico. É preciso a inserção efetivada do profissional da psicologia para que junto com uma equipe multidisciplinar torne o atendimento mais humano.
 Segundo o Artigo -- O Psicólogo na atenção básica: uma incursão pelas políticas públicas de saúde Brasileira, de Elisangela Böing -- a configuração das políticas de saúde não favorece a efetivação de uma atuação do psicólogo condizente com as demandas da atenção básica. Entende-se que o SUS deveria contar com psicólogos nas unidades locais de saúde, inseridos nas equipes de saúde da família que desenvolvessem trabalho interdisciplinar voltado para a atenção integral, e com psicólogos especialistas locados nos núcleos e nos centros nos níveis secundário e terciário.
Pra entender melhor a situação precisamos estar situados na real condição do SUS nos dias de hoje. O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. 
Essa é uma explicação bastante ampliada sobre o SUS que se encontra no site do ministério da saúde, porém mesmo sendo um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo é um sistema com muitas falhas e problemas. O tempo de espera é a principal queixa de todos os usuários do sistema, espera que chega a durar horas quando o atendimento seria imediato. O Psicólogo precisa estar inserido neste campo pra agir de diversas formas. Seja diretamente com o paciente, a família ou com os profissionais da saúde.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes