Buscar

Filosofia Questionário 2º Estagio - Flamarion Tavares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia 2º Estagio
Questões:
CAPITULO I
18 – Qual a concepção aristotélica do mundo?
R – Aristóteles não separa o mundo inteligível do mundo sensível, para ele a realidade sensível também é inteligível, sendo o entendimento capaz de descobrir a ideia oculta no objeto sensível. O conhecimento começa com a experiência, daí deriva sua concepção finalista, teológica, do mundo. O mundo é uma ordem na qual cada ser tem uma atividade determinada por seu fim. Sermos felizes (eudaimonia).
19 – Como Aristóteles concebe a justiça?
R – Para Aristóteles a concepção de justiça parte da divisão da virtude: Dianoéticas que são aquelas que se adquirem através do intelecto (estudo), e Éticas, têm origem na vontade e são alcançadas pelo exercício desta.
20 – Para Aristóteles, o homem é um animal político. Por que?
R - Para Aristóteles o homem é um animal naturalmente político, isto é, chamado a viver na pólis por exigência da sua própria natureza, isso é confirmado pela origem da humanidade. Fora da pólis só se pode imaginar um super-homem (Deus) ou um animal bruto(monstro).
21 – como Aristóteles justifica a escravidão?
R - Aristóteles justifica a escravidão pela suposta incapacidade de certos homens de governarem a si mesmos. A consequência é que eles têm de submeter-se ao governo de outro, não apenas no interesse dele, mas também no próprio.
22 – Qual a função da equidade?
R – Equidade significa o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais, e vem do latim “equitas”. A equidade adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.
CAPITULO III
1 – O cristianismo teve reflexo na Política e no Direito? Quais?
R – A doutrina cristã produziu efeitos na política e no direito, o primeiro foi a aproximação do Direito com a teologia, segundo efeito é a nova concepção de Estado. Na antiguidade clássica, acima do indivíduo, somente o Estado existia, o indivíduo tinha a missão de ser bom cidadão e com o cristianismo, outra finalidade é proposta ao indivíduo: um fim religioso, a meta final já não é a vida civil, mas a felicidade eterna, mediante subordinação à vontade divina, representada pela Igreja. Terceiro efeito é a transformação das relações políticas, a religião do Estado clássico era uma magistratura que lhe estava sujeita. Na idade média a Igreja se sobrepõe ao Estado, afirmando-se como autoridade autônoma, assim, as relações políticas transformam-se: aos dois elementos iniciais  (cidadão e Estado) .
2 – Que se entende por Patrística?
R – Entende-se por uma elaboração doutrinária das crenças religiosas do cristianismo e na sua defesa contra o paganismo, o gnosticismo, o maniqueísmo e o mitraísmo, dentre outras seitas consideradas heréticas. No período da patrística estavam os padres apologistas gregos ou orientais que aceitavam os filósofos e se encarregavam das questões mais árduas e elevadas da teologia e os latinos ou ocidentais que faziam oposição à filosofia e mais familiarizados com o direito romano têm maior inclinação para as questões práticas, políticas e sociais, tendência que se conciliarão em Santo Agostinho.
3 – Quem eram os apologistas e ao que visavam?
R - Eram escritores cristãos, eles visavam estruturar uma doutrina filosófico-teológica que procura impugnar a mitologia greco-romana e defende o monoteísmo, a divindade de Cristo e a excelência de sua doutrina.
4 – Em que fundamentava o pensamento de Justino?
R – De origem pagã, estudou com interesse a doutrina Platônica das ideias, acreditando que nela encontraria a sabedoria e que seria o meio para a contemplação de Deus. Nas apologias endereçadas aos imperadores Antônio e Marco Aurélio, Justino sustenta que o título de cristão não deve bastar para levar alguém diante dos tribunais, que para julgar um cristão é necessário que ele tenha cometido um crime.
5 – m que se baseava pensamento de Orígenes?
R – Todavia, por conta de seu misticismo e paixão pela fé, não parece confiar na cultura filosófica, estabelecendo que a fé e a tradição cristãs são os melhores guia da verdade. Sua tendência mística evidencia-se nos três sentidos que, segundo acredita se ocultam nos escritos bíblicos: Somáticos, que é a resenha histórica ou expressão direta do conteúdo; psíquico, que doutrina a alma e manifesta o propósito geral das Escrituras; pneumático, que responde às exigências do espírito.
6 – Que importante tema é desenvolvido em A Cidade de Deus, de Santo Agostinho?
R – Foi escrita a partir de um episódio histórico, quando Roma foi invadida por Alarico, rei dos visigodos, em 24 de agosto de 410. Os pagãos o atribuíram aos tempos cristãos e à interdição dos seus cultos. O fator principal de “A Cidade de Deus” foi trazer os pagãos para o cristianismo e convencê-los da insuficiência da sua religião e levá-los a reconhecer o valor do cristianismo. Santo Agostinho recebeu forte influência filosófica de Platão, onde absorveu o mundo das ideias, dizendo que as ideias de mundo de Platão são corretas, mas são ideias de Deus, transformando o modelo platônico no modelo divino, justificando dentro de uma concepção teológica.
 
7 – Que foi a Escolástica
R – Foi a filosofia e a teologia ensinadas nas escolas medievais, de onde passariam às Universidades. Até o século XIII a Escolástica é de inspiração platônico-agostiniana, entretanto a partir de meados do século XII, o Ocidente entrou em contato com o conjunto da obra de Aristóteles, através de traduções latinas feitas do árabe, devendo-se levar em conta que o aristotelismo estava envolto na exegese dos pensadores árabes, judeus e bizantinos, geralmente inspirados no neoplatonismo. A Escolástica divide-se em três períodos: O primeiro até o século XII, o segundo referente ao século XIII, o terceiro, correspondente aos séculos XIV e XV.
8 – Qual é o Fundamento da doutrina do Direito de São Tomas de Aquino?
É o conceito de Lei e a distinção entre as diversas ordens de lei (espécies de Leis).
9 – Qual é a lei, segundo São Tomas de Aquino?
Lei segundo São tomas de Aquino, é uma regra que leva o homem a agir ou deixar de agir em certas ações. Esta regra é dada pela razão pratica para ordenar as ações do bem comum ou do bem-estar da coletividade e é promulgada pela multidão em sua totalidade ou por aquele que a representa. 
10 – Quais as espécies de leis para São Tomas de Aquino?
Considerando a lei como uma ordenação da razão, São Tomas distingue quatro espécies de leis:
Lei eterna – Razão de Deus 
É a diretiva de todos os atos e movimentos dando ordem e existência a todo o Universo.
Lei natural – Pratica da Razão pela Razão
Se os seres inanimados e irracionais estão submetidos a lei eterna de modo necessário, O Homem dela Pratica segundo sua Razão Acatando-a Livremente – LOGO a lei natural é uma participação na lei eterna aberta a criatura RACINAL.
Lei positiva humana - * Conclusão - * Determinação
A lei natural é o fundamento da lei humana, sendo esta o direito positivo.
Lei Positiva Divina – Direção da vida humana 
É a lei que guia no discernimento do pecado e reconduz o homem de volta a seu caminho
Exercícios
CAPITULO I
5 – Relacione a doutrina teleológica de Aristóteles com a sua concepção de homens
O homem encaminha-se para seus próprios fins, com consciência e liberdade, e não como outros seres de modo necessário. 
Todo ser dotado de razão aspira ao Bem como fim que possa ser justificado pela razão.
CAPITULO III
1 – Explique A teoria da lex aeterna, , de Santo Agostinho
Esta Lei aparece na sua doutrina, lex aeterna,,A lei Eterna que tem deus por autor e se manifesta na intimidade da consciência humana como Lei ética Natural , é o fundamento das leis humanas ou temporais.
2 – Explicite o fundamento da doutrina do direito de são tomas de Aquino
É o conceito de Lei e a distinção entre as diversas ordens de lei (espécies de Leis).é uma regra e mediada dos atos que induz o homem a agir ou se afastar de certas ações, esta regra é dada pela razão pratica paraordenar as ações do bem comum ou bem-estar da coletividade é promulgada pela multidão em sua totalidade ou or aquele que a representa. 
3 – Exponha as Espécies de Justiça em São Tomas de Aquino
Para São Tomas de Aquino Tina a Justiça Legal (SOCIAL)que é a virtude que tende diretamente ao bem comum , e a Justiça Particular (que pode ser comutativa ou distributiva) e tende diretamente ao bem dos particulares e indiretamente ao bem comum. São tomas de Aquino aceita a tradicional noção de justiça com fundamento no “dar a cada um o que é seu”.
4 – Com São Tomas de Aquino o platonismo se torna cristianizado e depurado do seu idealismo.
Falsa Totalmente..., pois São Toas de Aquino, Era Seguidor das ideias de Aristóteles não de Platão ( Platão era defendido e era Santo Agostinho que seguia a teoria plantonista), e também São tomas de Aquino não separou , não depurou, as ideia do cristianismo ele ao contrario integralizou as ideias do cristianismo. 
A assertiva acima é 
( ) Totalmente correta
( ) Mais ou Menos correta
( ) Mais ou menos errada
( ) Verdadeira
(X) Falsa

Outros materiais