Buscar

O mistério da miragem: a mulher na história de Esparta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Tendo em atenção a importância que a leitura representa, iremos abordar sobre um capitulo da autora “ Maria Aparecida de Oliveira Silva ”. Sendo o primeiro capitulo a ser abordado “O mistério da miragem: a mulher na história de Esparta" .
- O texto “ O mistério da miragem, a mulher na história de esparta ” aborda a questão da discursão dos modernos , sobre a participação feminina em esparta . Mostrando que cada autor obteve uma visão diferente sobre o assunto, podendo ás vezes concorda em algumas concepções ou dando continuidade, até mesmo acrescentando elementos , porém todos com o mesmo objetivo tentar descrever a historia da mulher na civilização grega na cidade de esparta , porém em alguns momentos fazendo comparações da mulher de Esparta e Atenas.
- Os modelos conflitantes e opostos feitos pelos antigos tornam – se interessante porque as várias questões abordadas provocam nossa imaginação para que através da leitura possamos tirar nossos próprios entendimentos e uma seleção que possibilita criar a própria visão sobre a participação da mulher em Esparta .
- O capitulo demonstra o conceito de vários autores será mostrado agora algumas teses , podendo se observa que em alguns momentos muitos se contradizem e discordam do outro porém também concordam em algumas coisas : “ Nos poucos livros e artigos publicados entre as décadas de 11930 e 1950 a participação feminina em Esparta passa despercebida apenas dois autores preocuparam –se em relatar sucintamente aspectos da historia feminina : (CHIRMES) : Registrou o favorecimento das mulheres com a instituição da “Lei de epitadeu” , no século I.V a.C ”. “Apesar de Michell reconhecer as dificuldades do historiador em tornar compreensíveis condições e o cara ter da mulher espartana (Michell , 1952, p.45) ele concluiu que elas praticavam exercícios físicos para a procriação de filhos robustos e participavam de competições atléticas (Michell,1952,p.198) . Contudo , Michell discorda de Chirmes quanto a instituição da lei de epitadeu , para o autor essa lei foi uma criação de Plutarco (p.218) .

Outros materiais