Buscar

Novo Documento de Texto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A função social do Direito é o princípio estruturante de todo o ordenamento jurídico e tem como função resolver os conflitos sociais. A eficácia das normas jurídicas vem da confiança do povo à função do ordenamento; e quando o povo não se sente representado pelo Estado, por consequência, surge a ineficácia das leis; ocorre então a emancipação do pluralismo jurídico, muitas vezes prejudicial ao Estado, como por exemplo, as leis próprias do chefe do tráfico que confrontam com a Constituição. 
Os Poderes, em tese, são independentes e harmônicos entre si pelo sistema de Freios e Contrapesos como garantia do Estado Democrático de Direito através de uma proteção jurídica contra abuso de poder. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? inspirou as democracias modernas, inclusive o Brasil a separação em três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, que tem como função respectivamente: execução das leis, criação e julgá-las adequadamente ao caso concreto. 
A área de atuação no ramo do Direito é extensa e não falta profissionais qualificados, porém, a realização da Justiça ainda é exclusiva, na maioria das vezes, apenas à camada mais privilegiada (rica) da população. Segundo a Folha de São Paulo, 40% dos presos são detidos sem serem julgados e a maioria absoluta dos detidos são indivíduos de baixa renda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais