Buscar

Tipos dos solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 – Pesquisar sobre os solos:
- Arenosos
O Solo Arenoso, chamado também de "solo leve", é um tipo de solo muito presente na região nordeste do Brasil. Possui cerca de 70% de areia em relação ao total de partículas sólidas. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%). Apresenta poros grandes entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circula com relativa facilidade. Por isso, nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas
-Argilosos
O solo argiloso possui pelo menos 30% de argila na sua composição de partículas. Esse tipo de solo possui grãos muito pequenos (microporos). Como os espaços entre os grãos (os poros), também são muito pequenos, eles retêm mais água.[1] Assim, o solo argiloso costuma ficar encharcado após uma chuva, o que melhora o seu manuseio. Muito utilizado como matéria-prima para fabricação de utensílios, cerâmicas, objetos de arte e adornos, assim como para construção por meio de telhas, tijolos cerâmicos, adobes, parede de pau a pique, taipa de pilão. 
-Siltosos
São aqueles que têm grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos.
-Latossolo
Possui a capacidade de troca de cations baixa, menor que 17 cmolc, presença de argilas de baixa atividade (Tb), geralmente são solos muito profundos (maior que 2 m), bem desenvolvidos, localizados em terrenos planos ou pouco ondulados, têm textura granular e coloração amarela a vermelha escura. São solos zonais típicos de regiões de clima tropical úmido e semi-úmido, como Brasil e a África central. Sua coloração pode ser avermelhada, alaranjada ou amarelada. Isso evidencia concentração de óxidos de Fe e Al em tais solos. São profundos, bastante porosos e bem intemperizados
- Orgânico
Composto de materiais orgânicos (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Este solo é o que mais favorece o desenvolvimento da vida das plantas, porém solos orgânicos tropicais como do Brasil, por exemplo, possuem baixa fertilidade. O húmus é o resíduo ou composto solúvel originado pela biodegradação da matéria orgânica, que o torna disponível para as plantas nutrientes minerais e gasosas como o nitrogênio (N). O solo orgânico favorece propriedades físicas e químicas do solo; favorece as propriedades físicas pois formam-se grânulos, deixando-o mais leve, menos pegajoso e mais trabalhável. A formação de grânulos também favorece a umidade e arejamento do solo, ja que se formam espaços vazios entre os grânulos e estes, por sua vez, são preenchidos por ar e água. Favorece as propriedades químicas, pois pode aumentar sua CTC, fixar nutrientes minerais e gasosos através de reações químicas e aumenta ou diminuir o pH. Grandes quantidades de matéria orgânica no solo podem favorecer ao aumento da acidez potencial, por liberação de H+.
2 - Defina o que é plasticidade dos solos
Plasticidade é a maior ou menor capacidade dos solos de serem moldados, sob certas condições de umidade, sem variação do volume. É uma propriedade de grande importância para as argilas (solos de textura fina). Devido à forma lamelar dos grãos das argilas, pode ocorrer um deslocamento das partículas sem variação do volume. As propriedades plásticas dependem do teor de umidade, forma das partículas, granulometria e composição química e mineralógica.
3 – Defina o que é limite de consistência
Os limites de Atterberg ou limites de consistência são métodos de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo. Apesar da sua natureza fundamentalmente empírica, estes valores são de grande importância em aplicações de Mecânica dos solos, tais como a determinação do Índice de plasticidade e a actividadePE ou Atividade dos solos. Os Limites de consistência dos solos são teores de umidade em que definem, de forma empirica, a mudança de estado dos solos. 3 são os limites de consistência dos solos, a saber:
Limite de Liquidez - NBR - 06459 (1984) - Limite entre o estado líquido e o estado plástico
Limite de Plasticidade - NBR - 07180 (1984) - Limite entre o estado plástico e o estado semi-sólido
Limite de Contração - NBR - 07183 (1982) - Limite entre o estado semi-sólido e o estado sólido
4 – Explique o que é limite de plasticidade
É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10 cm) - MB-31. O LP pode ter valor de 0 a 100 (ou mais), mas a maioria dos solos tem LP menor que 40. Ainda não foi possível mecanizar satisfatoriamente este ensaio.
5 - O que é bentonita? E qual o seu uso na construção civil?
6 – Defina o que é compactação dos solos.
A compactação é a densificação do solo por meio da redução de ar intersticial, com pouca ou nenhuma variação do teor de umidade. Pode ser feita utilizando solicitações estáticas e/ou dinâmicas, por meio de equipamentos mecânicos ou manuais.
7 – Qual a finalidade da compactação?
A compactação diminui o índice de vazios do solo, e por este motivo proporciona aumento de resistência e rigidez.
8 – Qual a influência da umidade na compactação do solo?
Por meio do ensaio Proctor é possível encontrar a umidade ideal de compactação. Adotando esta umidade em campo é possível obter índice de vazios mínimo para uma dada energia de compactação. Esta umidade é denominada “ótima”. Uma vez alcançado o índice de vazios mínimo o aterro compactado alcança seu peso específico seco máximo.
9 – Explique os métodos e quais os equipamentos são utilizados na compactação? 
- pressão estática
- amassamento
- impacto
Soquetes (sapo) e placas vibratórias: 
 Estes equipamentos são eficientes na compactação de áreas localizadas, tais como: valas, trincheiras e aterros atrás de muros. Estes equipamentos podem ser utilizados em quase todos os tipos de solo.
Rolo Liso:
Sua eficiência é reduzida para camadas profundas sendo recomendadas camadas de 15cm de espessura. São mais recomendáveis para solos granulares e enrocamentos, não devendo ser empregados em solos coesivos, principalmente aqueles de alta plasticidade.
• Rolo Pé de Carneiro:
 Em função das saliências existentes no rolo sua área efetiva de compactação é de apenas 8 a 12%. Estes são indicados para solos argilosos ou granulares com mais de 20% de finos, não sendo recomendados para solos essencialmente granulares. São mais aplicados em aterros argilosos de barragens de terra e subleitos de estradas.
Rolo Pneumático :
Equipamentos de Compactação Rolos pneumáticos são equipamentos estáticos utilizados na compactação de solos granulares, sendo mais indicados para compactação de areias finas com camadas da ordem de 30cm, devem ser evitados na compactação de solos coesivos, principalmente os que possuírem elevada plasticidade. Suas principais aplicações são em aterros rodoviários e de barragens de terra
Rolo Grelha:
 É mais indicado para solos granulares, areias e pedregulhos e não recomendados para solos coesivos. Possui sua eficiência aumentada quando associado a um equipamento de compactação do tipo vibratório e suas principais aplicações são nos enrocamentos de obras de barragens de terra e enrocamento.
Rolos Vibratórios:
Rolos vibratórios podem ser de diferentes tipos, tais como lisos ou pé de carneiro, e diferem dos equipamentos estáticos por possuírem um mecanismo vibratório acoplado ao rolo. São recomendados para solos granulares, desde siltes até enrocamentos e não devem ser empregados em solos coesivos. As principais obras de aplicação são aterros granulares (bases e subbases) e enrocamentos de barragensde terra e enrocamento.

Outros materiais