Buscar

estudo dirigido carboidratos e lipídios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. As proteínas, os ácidos nucléicos ou os carboidratos são agrupados por semelhanças estruturais em comum. Qual é a base para agrupar substâncias como os lipídeos?
2. As membranas de bactérias crescidas em 20 °C tendem a ter uma maior proporção de ácidos graxos insaturados que as de bactérias crescidas em 37 °C. (Em outras palavras, a bactéria crescida em 37 °C tem uma maior proporção de ácidos graxos saturados nas suas membranas). Sugira uma razão para isso.
3. Animais que vivem em climas frios tendem a ter mais resíduos de ácidos graxos poliinsaturados nas suas membranas do que animais que vivem em climas quentes. Sugira uma razão para isso.
4. Descreva a estrutura dos triacilgliceróis. Como essas moléculas são armazenadas nos animais e qual a importância biológica do armazenamento dos triglicerídeos?
5. Diferencie estruturalmente glicerofosfolipídeos, esfingolipídeos e esteróis. 
6. Quais as semelhanças e diferenças estruturais entre esfingomielinas, glicoesfingolipídeos e gangliosídeos? Pesquise sobre a ocorrência e função de cada um desses três tipos de lipídios.
7. A ligação da vasopressina a receptores das células epiteliais do duto coletor renal induz uma resposta intracelular que culmina na regulação de enzimas específicas. Descreva a cascata de eventos que ocorrem nesse processo de transdução de sinal.
8. Caracterize e classifique os eicosanóides, destacando as principais funções desempenhadas por tais lipídios.
9. Quais as características estruturais das vitaminas lipossolúveis e qual a importância dessas biomoléculas para a espécie humana?
10. Nenhum animal é capaz de digerir a celulose. Concilie essa afirmação com o fato de que muitos animais são herbívoros que dependem da celulose como fonte alimentar.
11. Como a presença de ligações ( em vez de ( influencia a digestibilidade de polímeros de glicose pelos seres humanos?
12. O que são carboidratos? De acordo com o número de unidades monoméricas, como os carboidratos podem ser classificados e o que representa cada classe? Que funções os carboidratos desempenham nas células de animais?
13. Quais aspectos estruturais caracterizam os peptideoglicanos de bactérias?
14. Caracterize estruturalmente os glicosaminoglicanos. Onde eles ocorrem e que função desempenham?
15. Quais as características estruturais dos proteoglicanos? Como as cadeias de heparana sulfato de sindecanas variam gerando sítios de informação nessa macromolécula?
16. Quais os principais tipos de interação de proteínas com os domínios S nas cadeias de heparana sulfato dos proteoglicanos?
17. Comente a seguinte afirmação: “glicoproteínas são conjugados ricos em informação”.

Outros materiais