Buscar

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO AULA 9 3 Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO
SDE3485_A9_201701268141_V2
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ROSILENE MARIA CAPUTO
	Matrícula: 201701268141
	Disciplina: SDE3485 - EXERCÍ.PROF.NUTRIÇÃO 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A atuação do profissional nutricionista no âmbito da nutrição esportiva pode acontecer em clubes esportivos, academias ou locais similares. O nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades obrigatórias, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	
	
	Interagir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta.
	
	
	Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico.
	
	
	Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação.
	
	 
	Responsabilizar-se pela orientação e supervisão acadêmica: monitoria, estágios curriculares e complementares, iniciação científica, entre outros.
	
	
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Nutrição esportiva está relacionada com a preocupação que as pessoas têm, cada dia maior, com a qualidade de vida, em que procuram associar a prática regular de atividade física com uma nutrição equilibrada. Assim, as pessoas passaram a procurar mais a orientação do nutricionista em consultórios especializados na prática de atividade física. Assinale a opção que apresenta alguns aspectos que precisam ser levados em consideração quando uma dieta é planejada para um atleta de elite:
	
	
	
	
	
	-Adequação às características individuais; -Posicionamento do atleta no rank mundial; -Eficiência dos movimentos; -Exigência dos familiares e do reinador; -Quantidade e horário das viagens.
	
	
	-Adequação às características exclusivamente da familia; -Posicionamento do atleta na equipe; -Eficiência dos movimentos; -Exigência dos familiares; -Quantidade e horário das viagens.
	
	 
	-Adequação às características individuais; -Posicionamento do atleta na equipe; -Eficiência dos movimentos; -Exigência dos treinos; -Quantidade e horário das viagens.
	
	
	-Adequação às características individuais; -Posicionamento do atleta na redes sociais ; -Eficiência dos movimentos; -Exigência dos treinos; -Quantidade e horário das viagens com os familiares.
	
	
	-Adequação às características individuais; -Posicionamento do atleta nas redes sociais ; -Eficiência da popularidade do atleta; -Exigência dos treinos; -Quantidade e horário das viagens.
	
	
	
		3.
		Segundo o Conselho Federal de Nutrição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, quando sua ingestão, a partir da alimentação, é insuficiente ou a dieta requer suplementação. No caso de atletas de elite, quase inevitavelmente se faz necessário o uso de suplementos devido à grande demanda nutricional que possuem. Assinale a opção que NÃO FAZ PARTE dos principais grupos de suplementos comercializados com o objetivo de melhorar o rendimento dos atletas:
	
	
	
	
	
	Hiperproteicos.
	
	
	Antioxidantes.
	
	
	Hipercalóricos.
	
	 
	Anorexigênicos.
	
	
	Termogênicos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A atuação do profissional nutricionista no âmbito da nutrição esportiva pode acontecer em clubes esportivos, academias ou locais similares. O nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades obrigatórias, principalmente:
	
	
	
	
	
	Identificar o perfil do trinador, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do treinador, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.
	
	
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir com torcida e com o responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.
	
	
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir somente com o treinador responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar o consumo dos suplementos exclusivamente e pelo preparo/fornecimento de refeições dos técnicos.
	
	
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional do treinador; Interagir com as redes sociais o treinador, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.
	
	 
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamentodo desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.
	
	
	
		5.
		Quando o foco do plano alimentar é o praticante de atividade física, isto é, aquela pessoa que pratica qualquer atividade física rotineiramente, seja em academia ou em ambiente aberto, as exigências são um pouco diferenciadas do atleta de elite. O praticante de atividade física tem o foco na vida saudável, aliando prática de atividade física e bons hábitos alimentares. Assinale a opção que NÃO representa um benefício da prática regular de exercícios físicos:
	
	
	
	
	
	Prevenção da osteoporose.
	
	
	Controle da obesidade.
	
	 
	Aumento no risco de câncer.
	
	
	Melhora do perfil lipídico.
	
	
	Redução do risco de doenças coronarianas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Grande parte dos atletas de elite contam com acompanhamento nutricional e os clubes e as equipes esportivas têm solicitado cada vez mais a orientação nutricional para a conquista de um melhor desempenho nos treinos e competições. Quando uma dieta é planejada para um atleta de elite, alguns aspectos precisam ser levados em consideração, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	
	
	Exigência dos treinos.
	
	 
	Uso de hormônios esteróides.
	
	
	Quantidade e horário das viagens.
	
	
	Adequação às características individuais.
	
	
	Adequação à modalidade esportiva.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Para realizar as atribuições definidas, no âmbito de clubes esportivos, academias e similares, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades obrigatórias: I. Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo. II. Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico. III. Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação). IV. Promover a educação e orientação nutricional ao cliente e, quando pertinente, aos familiares/responsáveis. V.Interagir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta.
	
	
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III.
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e IV.
	
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	São verdadeiras as alternativas I e IV.
	
	
	São verdadeiras as alternativas II, III e V
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Grande parte dos atletas de elite procuram o acompanhamento nutricional e os clubes e as equipes esportivas têm solicitado cada vez mais a orientação nutricional para a conquista de um melhor desempenho nos treinos e competições. Marque a opção INCORRETA sobre as atividades ligadas à nutrição esportiva.
	
	
	
	
	 
	Outra questão importante em relação às viagens é a disponibilidade de alimentos que o atleta esteja acostumado a ingerir, de forma a não ter nenhuma rejeição pelo organismo. Por esse motivo, muitas equipes acabam levando os alimentos que os atletas devem ingerir durante a competição.
	
	
	A rotina alimentar é muito importante no desempenho de um atleta, a qual é interrompida com viagens. Por isso, é muito importante um período de adaptação no local de competição, de forma que o atleta consiga criar a rotina em um novo fuso horário, pressão atmosférica, altitude, entre outros fatores ambientais que possam influenciar o rendimento.
	
	
	A dieta do atleta de elite precisa conter todos os nutrientes necessários para o fornecimento de energia para o músculo durante o movimento e, dessa forma, melhorar o rendimento e a performance atlética.
	
	
	Os treinos dos atletas de elite são extremamente exaustivos, podendo chegar a 15-18 horas por dia. Para evitar a fadiga e fornecer os nutrientes necessários para manter a saúde do atleta, o acompanhamento nutricional é primordial.
	
	 
	Com relação às viagens, recomenda-se que o atleta experiente preparações regionais, principalmente os alimentos que o atleta não está acostumado a ingerir com o objetivo de formar novos hábitos alimentares e variar o cardápio.

Outros materiais