Buscar

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO AULA 8 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO
SDE3485_A8_201701268141_V3
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ROSILENE MARIA CAPUTO
	Matrícula: 201701268141
	Disciplina: SDE3485 - EXERCÍ.PROF.NUTRIÇÃO 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O marketing está intimamente relacionado com a atuação do nutricionista na indústria de alimentos e surge como uma ferramenta de análise dos mercados, em que a correta utilização dos elementos mercadológicos busca a formulação de estratégias que possam melhorar a competitividade das empresas. Quando se fala de Relações com o Mercado, o profissional nutricionista atua:
	
	
	
	
	 
	No atendimento ao consumidor: por meio dos canais de comunicação, elaboração de materiais de comunicação, desenvolvimento e implantação de ações de fidelização, reclamações em relação ao controle de qualidade dos produtos; - Na organização e participação em eventos: divulgação do produto desenvolvido em feiras no setor alimentício, congressos e eventos científicos; - Em cozinhas experimentais dentro da indústria: para o desenvolvimento ou testes de receitas, estudos culinários, produção de fotos ou filmes; - No merchandising culinário: por meio de cursos de culinária, demonstração do produto na televisão, degustações do produto a ser lançado no mercado.
	
	 
	No atendimento exclusivo à indústria: por meio dos canais de comunicação, elaboração de materiais de comunicação, desenvolvimento e implantação de ações de fidelização, reclamações em relação ao controle de qualidade dos produtos; - Na organização e participação em eventos só de alimentos ultra processados : divulgação do produto desenvolvido em feiras no setor alimentício, congressos e eventos científicos; - Em cozinhas experimentais dentro da indústria: para o desenvolvimento ou testes de receitas, estudos culinários, produção de fotos ou filmes; - No merchandising culinário: por meio de cursos de culinária, demonstração do produto na televisão, degustações do produto a ser lançado no mercado.
	
	
	No atendimento exclusivo a indústria: por meio dos canais de comunicação, elaboração de materiais de comunicação, desenvolvimento e implantação de ações de fidelização, reclamações em relação ao controle de qualidade dos produtos; - Na organização e participação em eventos só de alimentos processados: divulgação do produto desenvolvido em feiras no setor alimentício, congressos e eventos científicos; - Em cozinhas experimentais dentro da indústria: para o desenvolvimento ou testes de receitas, estudos culinários, produção de fotos ou filmes; - No merchandising culinário: por meio de cursos de culinária, demonstração do produto na televisão, degustações do produto a ser lançado no mercado.
	
	
	No atendimento ao consumidor: por meio dos canais de comunicação, elaboração de materiais de comunicação, desenvolvimento e implantação de ações de fidelização, reclamações em relação ao controle de qualidade dos produtos; - Na organização e participação em eventos exclusivos para produtos processados com gorduras trans: divulgação do produto desenvolvido em feiras no setor alimentício, congressos e eventos científicos; - Em cozinhas experimentais dentro da indústria: para o desenvolvimento ou testes de receitas, estudos culinários, produção de fotos ou filmes; - No merchandising de temperos industrializados: por meio de cursos de culinária, demonstração do produto na televisão, degustações do produto a ser lançado no mercado.
	
	
	No atendimento ao produtor rural: por meio dos canais de comunicação, elaboração de materiais de comunicação, desenvolvimento e implantação de ações de fidelização, reclamações em relação ao controle de qualidade dos produtos; - Na organização e participação em eventos só de orgânicos: divulgação do produto desenvolvido em feiras no setor alimentício, congressos e eventos científicos; - Em cozinhas experimentais dentro da indústria: para o desenvolvimento ou testes de receitas, estudos culinários, produção de fotos ou filmes; - No merchandising culinário: por meio de cursos de culinária, demonstração do produto na televisão, degustações do produto a ser lançado no mercado.
	
	
	
		2.
		O nutricionista na Indústria de Alimentos atua em atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição, que se identificam basicamente com:
	
	
	
	
	
	Fazendo testes em cozinhas de campanha, que são laboratórios ao ar livre para o desenvolvimento de novos produtos; Realizando pesquisa com consumidores para verificar o nível de aceitação do produto pelo mercado consumidor, com testes de aceitação sensorial.
	
	 
	Fazendo testes em cozinhas experimentais, que são laboratórios para o desenvolvimento de novos produtos; Realizando pesquisa com consumidores para verificar o nível de aceitação do produto pelo mercado consumidor, com testes de aceitação sensorial.
	
	
	Fazendo testes em cozinhas inadequadas, que são laboratórios para o desenvolvimento de novos produtos e testes microbiológicos; Realizando pesquisa com consumidores para verificar o nível de aceitação do produto pelo mercado consumidor, com testes de aceitação sensorial.
	
	
	Fazendo testes em laboratórios de análises clínicas para o desenvolvimento de novos produtos; Realizando pesquisa com consumidores para verificar o nível de aceitação do produto pelo mercado consumidor, com testes de aceitação sensorial.
	
	
	Fazendo testes em laboratórios químicos para o desenvolvimento de novos produtos; Realizando pesquisa com consumidores para verificar o nível de aceitação do produto pelo mercado consumidor, com testes de aceitação sensorial.
	
	
	
		3.
		Em uma unidade hospitalar é comum a utilização do mapa nutricional para:
	
	
	
	
	
	Registrar somente a aceitação alimentar;
	
	
	Registrar o cardápio que satisfaça o paciente;
	
	
	Registrar somente a localização do paciente na unidade hospitalar.
	
	 
	Proceder com o registro das dietas prescritas por paciente, suas preferências e a localização do paciente na unidade hospitalar;
	
	
	Registrar somente as dietas prescritas por paciente;
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A industrialização de alimentos teve início na época da revolução industrial, com o intuito de conservar os alimentos produzidos por mais tempo. Com a evolução da tecnologia, os alimentos industrializados passaram a apresentar condições antes ausentes, proporcionando diversas vantagens para a melhoria do produto. Assinale a opção que NÃO representa uma vantagem da industrialização de produtos alimentícios.
	
	
	
	
	 
	Menor tempo de vida útil dos produtos alimentícios.
	
	
	Inovações capazes de reduzir o tempo de preparo dos alimentos.
	
	
	Melhor rendimento no aproveitamento, consumo e armazenamento dos produtos alimentícios.
	
	
	Melhoria e modificações das qualidades sensoriais (cor, textura, odor, paladar).
	
	
	Instituição de produtos especializados (dietéticos, infantis, para atletas, entre outros).
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Um paciente em fase terminal recebeu alta de um hospital e seu acompanhamento nutricional passou a ser realizado em seu domicílio. Além da avaliação individual do paciente, a família passou a receber informações sobre higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos oferecidos ao paciente. O nutricionista responsável pelo acompanhamento do paciente deve atuar em que área da Nutrição?Nutrição Esportiva
	
	
	Alimentação Institucional
	
	
	Nutrição em Saúde Coletiva
	
	 
	Nutrição Clínica
	
	
	Indústrias de alimentos
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O nutricionista que atua na Indústria de Alimentos realiza várias atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição. Na indústria de alimentos, o nutricionista exerce suas atividades em subáreas, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	
	 
	Avaliação do estado nutricional.
	
	
	Desenvolvimento de Novos Produtos.
	
	
	Comunicação Nutricional.
	
	
	Relações com o Mercado.
	
	
	Políticas e Regulamentação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Segundo a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) número 383/ 2006, é considerada uma área de atuação da nutrição clínica:
	
	
	
	
	 
	Nutrição enteral e parenteral;
	
	
	Nutrição experimental.
	
	
	Bromatologia;
	
	 
	Saúde pública;
	
	
	Saúde do trabalhador;
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para realizar as atribuições definidas, no âmbito do desenvolvimento de produtos, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades obrigatórias: I. Participar da equipe multiprofissional responsável pelo desenvolvimento de produtos, avaliando o desempenho e a qualidade do produto, consequentes à aplicação de técnicas dietéticas, garantindo a manutenção de suas propriedades organolépticas e nutricionais. II. Elaborar informações nutricionais e participar do processo de rotulagem, não sendo necessário atender à legislação vigente. III. Elaborar e testar receituário para avaliar o produto frente as suas possibilidades culinárias. IV. Atuar em marketing de produtos desenvolvidos, em conformidade com as atribuições definidas para a área especifica nesta resolução.
	
	
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III.
	
	
	São verdadeiras as alternativas I e IV.
	
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	 
	São verdadeiras as alternativas I, III e IV
	
	
	São verdadeiras as alternativas II, III e IV

Outros materiais