Buscar

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO AULA 9 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO
SDE3485_A9_201701268141_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ROSILENE MARIA CAPUTO
	Matrícula: 201701268141
	Disciplina: SDE3485 - EXERCÍ.PROF.NUTRIÇÃO 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Segundo o Conselho Federal de Nutrição, suplementos nutricionais são:
	
	
	
	
	 
	Alimentos que servem para complementar com calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, quando sua ingestão, a partir da alimentação, é insuficiente ou a dieta requer suplementação. No caso de atletas de elite, quase inevitavelmente se faz necessário o uso de suplementos devido à grande demanda nutricional que possuem.
	
	
	Alimentos que servem para complementar sem calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, quando sua ingestão, a partir da alimentação, é insuficiente ou a dieta requer suplementação. No caso de atletas de elite, quase inevitavelmente se faz necessário o uso de suplementos devido à grande demanda nutricional que possuem.
	
	
	Recursos ergogênicos farmacológicos destinados apenas aos atletas de elite.
	
	
	Alimentos que servem como calorias e/ou nutrientes à dieta diária de uma pessoa não saudável, quando sua ingestão, a partir da alimentação, é suficiente ou a dieta não requer suplementação. Para os atletas de elite, não se faz necessário o uso de suplementos.
	
	
	Alimentos que servem para reforçar a defesa antioxidante destinados apenas a atletas de elite, quando sua ingestão, a partir da alimentação, é suficiente.
	
	
	
		2.
		Selecione a sentença que descreve a área de atuação do nutricionista, que está relacionada com o planejamento da dieta de um atleta.
	
	
	
	
	 
	Nutrição olímpica, está relacionada com a preocupação que as pessoas têm, cada dia maior, com a qualidade de vida, em que procuram associar a prática regular de atividade física com uma nutrição equilibrada. Assim, as pessoas passaram a procurar mais a orientação do nutricionista em consultórios especializados na prática de atividade física.
	
	 
	Nutrição esportiva está relacionada com a preocupação que as pessoas têm, cada dia maior, com a qualidade de vida, em que procuram associar a prática regular de atividade física com uma nutrição equilibrada. Assim, as pessoas passaram a procurar mais a orientação do nutricionista em consultórios especializados na prática de atividade física.
	
	
	Nutrição coletiva operacional, está relacionada com a preocupação que as pessoas têm, cada dia maior, com a qualidade de vida, em que procuram associar a prática regular de atividade física com uma nutrição equilibrada. Assim, as pessoas passaram a procurar mais a orientação do nutricionista em consultórios especializados na prática de atividade física.
	
	
	Nutrição muscular e esquelética, está relacionada com a preocupação que as pessoas têm, cada dia maior, com a qualidade de vida, em que procuram associar a prática regular de atividade física com uma nutrição equilibrada. Assim, as pessoas passaram a procurar mais a orientação do nutricionista em consultórios especializados na prática de atividade física.
	
	
	Nutrição ortomolecular está relacionada com a preocupação que as pessoas têm, cada dia maior, com a qualidade de vida, em que procuram associar a prática regular de atividade física com uma nutrição equilibrada. Assim, as pessoas passaram a procurar mais a orientação do nutricionista em consultórios especializados na prática de atividade física.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Nos anos 1960, foi descrita pela primeira vez a dieta da supercompensação, que consistia primeiro na diminuição do conteúdo de carboidratos da dieta, seguido do aumento da sua ingestão, acompanhado de uma diminuição na intensidade dos treinos. Essa prática alimentar surtia efeito no aumento do tempo de resistência, sem levar à diminuição da intensidade na prova. Esse tipo de conduta nutricional foi usado com sucesso por muitos atletas e, até nos dias atuais, alguns competidores a utilizam com o intuito de otimizar os estoques de:
	
	
	
	
	
	Creatina no músculo.
	
	 
	Proteína no músculo.
	
	
	Triglicerídios nos adipócitos.
	
	
	Fosfolipídios no fígado.
	
	 
	Glicogênio no músculo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Quando o foco do plano alimentar é o praticante de atividade física, isto é, aquela pessoa que pratica qualquer atividade física rotineiramente, seja em academia ou em ambiente aberto, as exigências são um pouco diferenciadas do atleta de elite. O praticante de atividade física tem o foco na vida saudável, aliando prática de atividade física e bons hábitos alimentares. Assinale a opção que NÃO representa um benefício da prática regular de exercícios físicos:
	
	
	
	
	
	Melhora do perfil lipídico.
	
	
	Controle da obesidade.
	
	
	Redução do risco de doenças coronarianas.
	
	 
	Aumento no risco de câncer.
	
	
	Prevenção da osteoporose.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Grande parte dos atletas de elite contam com acompanhamento nutricional e os clubes e as equipes esportivas têm solicitado cada vez mais a orientação nutricional para a conquista de um melhor desempenho nos treinos e competições. Quando uma dieta é planejada para um atleta de elite, alguns aspectos precisam ser levados em consideração, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	
	
	Adequação à modalidade esportiva.
	
	 
	Uso de hormônios esteróides.
	
	
	Quantidade e horário das viagens.
	
	
	Adequação às características individuais.
	
	
	Exigência dos treinos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Para realizar as atribuições definidas, no âmbito de clubes esportivos, academias e similares, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades obrigatórias: I. Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo. II. Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico. III. Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação). IV. Promover a educação e orientação nutricional ao cliente e, quando pertinente, aos familiares/responsáveis. V.Interagir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta.
	
	
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III.
	
	
	São verdadeiras as alternativas II, III e V
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e IV.
	
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	São verdadeiras as alternativas I e IV.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Grande parte dos atletas de elite procuram o acompanhamento nutricional e os clubes e as equipes esportivas têm solicitado cada vez mais a orientação nutricional para a conquista de um melhor desempenho nos treinos e competições. Marque a opção INCORRETA sobre as atividades ligadas à nutrição esportiva.
	
	
	
	
	
	Outra questão importante em relação às viagens é a disponibilidade de alimentos que o atleta esteja acostumado a ingerir, de forma a não ter nenhuma rejeição pelo organismo. Por esse motivo, muitas equipes acabam levando os alimentos que os atletasdevem ingerir durante a competição.
	
	
	A dieta do atleta de elite precisa conter todos os nutrientes necessários para o fornecimento de energia para o músculo durante o movimento e, dessa forma, melhorar o rendimento e a performance atlética.
	
	
	A rotina alimentar é muito importante no desempenho de um atleta, a qual é interrompida com viagens. Por isso, é muito importante um período de adaptação no local de competição, de forma que o atleta consiga criar a rotina em um novo fuso horário, pressão atmosférica, altitude, entre outros fatores ambientais que possam influenciar o rendimento.
	
	
	Os treinos dos atletas de elite são extremamente exaustivos, podendo chegar a 15-18 horas por dia. Para evitar a fadiga e fornecer os nutrientes necessários para manter a saúde do atleta, o acompanhamento nutricional é primordial.
	
	 
	Com relação às viagens, recomenda-se que o atleta experiente preparações regionais, principalmente os alimentos que o atleta não está acostumado a ingerir com o objetivo de formar novos hábitos alimentares e variar o cardápio.
	
	
	
		8.
		A atuação do profissional nutricionista no âmbito da nutrição esportiva pode acontecer em clubes esportivos, academias ou locais similares. O nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades obrigatórias, principalmente:
	
	
	
	
	
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir somente com o treinador responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar o consumo dos suplementos exclusivamente e pelo preparo/fornecimento de refeições dos técnicos.
	
	 
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.
	
	
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional do treinador; Interagir com as redes sociais o treinador, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.
	
	
	Identificar o perfil do trinador, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do treinador, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.
	
	
	Identificar o perfil do cliente, conforme as especificidades do treinamento físico ou esportivo; Avaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características do indivíduo e da atividade física prescrita pelo Educador Físico; Estabelecer o plano alimentar do cliente, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação); Registrar individualmente as prescrições dietéticas e evolução nutricional da clientela atendida; Interagir com torcida e com o responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta; Coordenar e supervisionar as atividades da UAN responsável pelo preparo/fornecimento de refeições aos desportistas.

Outros materiais