Buscar

ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Prévia do material em texto

�PAGE �3�
estudo de artigo
A Matemática está presente no nosso cotidiano, sendo aplicada tanto na resolução de problemas do dia-a-dia como na solução de grandes desafios da humanidade. Sabemos que no ambiente escolar, a matemática sempre foi vista pelos estudantes como uma matéria complicada e de difícil aprendizado pela dificuldade de raciocínio lógico, até mesmo porque a didática de muitos professores nem sempre é a maneira mais fácil de transmitir seus conhecimentos. 
Apesar de nos depararmos cotidianamente com situações que exigem cálculos matemáticos mais simples como contar, somar, subtrair ou mais complexos como a taxa de inflação, incidência de impostos nos produtos, juros praticados no mercado, entre outros, um dos grandes desafios do professor nos dias atuais é salientar essa importância do estudo da matemática para os alunos que estão cada vez mais focados em redes sociais, jogos e mais distantes dos livros. Outro fator preponderante na dificuldade do processo de ensino-aprendizagem da matemática na escola é o fato que a família tem deixado de exercer sua contribuição no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a escola cumpra sozinha a função de transformar o indivíduo num ser pensante.
O material de apoio para elaboração deste texto chama a atenção para a importância do livro didático de matemática de outros tempos como forma de pesquisa da história da educação matemática e de seu trajeto em nosso país. Porém o bom professor além de valer-se desses livros como recurso primordial, deve também utilizar de estratégias diferenciadas tornando o aprendizado da matemática mais interessante, pois no mercado de trabalho globalizado exige rapidez e exatidão nas informações. A matemática é incessantemente usada através de programas de computadores, calculadoras cientificas e financeiras cabendo ao profissional à análise de operações, medidas, leitura de gráficos, interpretação de tabelas, escalas, porcentagens, enfim, em inúmeras situações que exigem conhecimento, habilidade e prática. 
Aliar a riqueza do conteúdo dos livros didáticos apresentados ao longo da história com práticas inovadoras não é tarefa fácil, uma vez que vemos na sala de aula professores despreparados, autoritários e pouco comprometidos com a prática pedagógica prazerosa e dinâmica. 
O aluno deve ocupar seu espaço no ambiente escolar com prazer e consciente da sua real aprendizagem. Para tal é preciso que nós educadores consigamos transmitir a história da educação matemática ao longo do tempo somada às dinâmicas que motivem e ajudem a resgatar o interesse dos alunos para um novo ensino da Matemática.
ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES 
NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II
A Matemática por ser componente importante na construção da cidadania, uma vez que a sociedade utiliza cada vez mais de conhecimentos científicos e tecnológicos, precisa estar ao alcance de todos. A democratização do ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente, pois caracteriza como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber são como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
Todos os recursos didáticos possíveis, como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores, e outros têm importante papel no processo de ensino e aprendizagem. Devem estar integrados a situações que levam ao exercício da análise e da reflexão de temas transversais como: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Trabalho, Consumo e etc.
A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e incide sobre uma grande variedade de aspectos relativos ao desempenho dos alunos, como aquisição de conceitos, domínio de procedimentos e desenvolvimento de atitudes. Também devem ser avaliados aspectos como seleção e dimensionamento dos conteúdos, práticas pedagógicas, condições em que se processa o trabalho escolar e as próprias formas de avaliação, que devem contemplar também as explicações, justificativas e argumentações orais, uma vez que estas revelam aspectos do raciocínio que muitas vezes não ficam evidentes nas avaliações escritas. É fundamental que na avaliação se contemple uma visão de Matemática como uma construção significativa, que se reconheça para cada conteúdo as possibilidades de conexões, que se fomente um conhecimento flexível com várias possibilidades de aplicações, que se inclua a valorização do progresso do aluno, tomando ele próprio como o referencial de análise, e não exclusivamente sua posição em relação à média de sua classe.
O currículo de Matemática deve contribuir para a valorização da pluralidade cultural e impedir que haja uma submissão no encontro de culturas, pois para exercer a cidadania é necessário saber medir, calcular, raciocinar, argumentar, tratar informações, estatísticas, etc. A sobrevivência em uma sociedade com novos padrões de produtividade, depende cada vez mais do conhecimento “aprender a aprender”. O mundo do trabalho requer pessoas preparadas para utilizar diferentes tecnologias, instalando novos ritmos de trabalho, assimilação rápida e resolvendo e propondo problemas em equipe. Mas mesmo que o cidadão esteja qualificado para o mundo do trabalho, é verdade que ele terá de enfrentar uma acirrada disputa no campo profissional, mas a escola, deve desenvolver uma educação que a associe a sociedade, ao conhecimento e ao trabalho e que coloque o aluno ante desafios que lhe permitam desenvolver atitudes de responsabilidade, compromisso, crítica, satisfação e reconhecimento de seus direitos e deveres. E a Matemática pode e deve dar sua contribuição à essa formação do cidadão, para que ele desempenhe suas capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de novos conhecimentos em outras áreas.
ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Com a observação do PPP da E. E. Manoel Correa Filho, percebi o cuidado em contemplar vários princípios, levando em conta os seguintes aspectos: missão, clientela, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação envolvimento da comunidade e outros. Como é de conhecimento o PPP reúne informações relevantes, se configurando como uma ferramenta de planejamento, desenvolvimento e avaliação que os educadores, gestores e equipe pedagógica devem consultar na tomada de decisão. 
Os objetivos descritos são bem claros e diretos, levando ao aluno a compreensão da matemática como um conjunto de resultados, métodos e procedimentos, auxiliando na construção através do conhecimento matemático, valores e atitudes de várias naturezas, estão totalmente ligados à formação integral do ser humano, do cidadão, isto é, do homem na sociedade, é voltado ao estudante crítico, pensante, capaz de agir com autonomia nas suas relações sociais.
Conteúdos selecionados conforme o PPP:
6º ano– Números e álgebra Sistemas de numeração; Números Naturais; Múltiplos e divisores; Potenciação e radiciação; Números fracionários; Números decimais. Grandezas e medidas; Medidas de comprimento; Medidas de massa; Medidas de área; Medidas de volume; Medidas de tempo; Medidas de ângulos; Sistema monetário. Números decimais. Geometria Plana; Geometria Espacial Tratamento da informação Dados, tabelas e gráficos; Porcentagem.
7º ano – Números e álgebra Números Inteiros; Números Racionais; Equação e Inequação do 1º grau; Razão e proporção; Regra de três simples. Grandezas e medidas; Medidas de temperatura; Medidas de ângulos, Geometria Plana; Geometria Espacial; Geometrias não-euclidianas; Tratamento da informação Pesquisa Estatística; Média Aritmética; Moda e mediana; Juros simples. 
8º ano – Números e álgebra Números Racionais e Irracionais; Sistemas de Equaçõesdo 1º grau; Potências; Monômios e Polinômios; Produtos Notáveis. Grandezas e medidas; Medidas de comprimento; Medidas de área; Medidas de volume; Medidas de ângulos Geometria Geometria Plana; Geometria Espacial; Geometria Analítica; Geometrias não-euclidianas; Tratamento da informação Gráfico e Informação; População e amostra. 
9º ano – Números e álgebra Números Reais; Propriedades dos radicais; Equação do 2º grau; Teorema de Pitágoras; Equações Irracionais; Equações Biquadradas; Regra de Três Composta Grandezas e medidas Relações Métricas no Triângulo Retângulo; Trigonometria no Triângulo Retângulo. Funções Noção intuitiva de Função Afim. Noção intuitiva de Função Quadrática. Geometria Geometria Plana; Geometria Espacial; Geometria Analítica; Geometrias não-euclidianas; Tratamento da informação Noções de Análise Combinatória; Noções de Probabilidade; Estatística; Juros Compostos
 Quanto à metodologia e recursos o professor deve propor atividades que abordem aspectos do cotidiano do aluno, abordando sempre que possível situações reais juntamente com o conhecimento prévio do aluno, levando ele a pensar, agir, com criatividade na busca de soluções dos problemas. As principais tendências metodológicas utilizadas foram: resolução de problemas, modelagem matemática, história da matemática, mídias tecnológicas, investigações matemáticas, tais tendências se completam de forma a direcionar ainda mais o trabalho do professor. A escola dispõe de vários recursos, um dos mais utilizados são os jogos matemáticos que provocam grande interesse e dedicação por parte dos alunos quando trabalhados em conteúdos de raciocínio lógico principalmente.
A avaliação é uma orientação para o professor no desenvolvimento de sua prática docente e nunca um instrumento para reprovar, conforme já estudado no desenvolvimento de algumas disciplinas deste módulo, o PPP da escola informa que o professor deve propor atividades em suas aulas levando os alunos a explicar oralmente ou por escrito as suas afirmações, quando estiverem tratando algoritmos, resolvendo problemas, entre outras, é fundamental que o professor perceba que o conhecimento matemático não é dividido e seus conceitos não são concebidos separadamente, o que pode limitar as possibilidades do aluno expressar seus conhecimentos, o professor deve elabora um plano que possibilite a solução do problema, encontrar meios diversos para a resolução de um problema matemático, realizar revisões da solução de um problema. O professor deve sempre considerar as noções que o estudante traz, decorrentes da sua vivência, e sempre relacionando com os novos conhecimentos abordados nas aulas de Matemática. 
ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
1- Nome completo do professor entrevistado:
Ana Paula Sousa
2- Ano em que concluiu a graduação:
Concluiu em 2003
3- Possui curso de especialização? Área do curso de especialização.
Sim, Estatística
4- Tempo de magistério e locais de atuação:
Desde 2004. Locais de atuação,
E.E. Martin Cyprien e E.E.Manoel Corrêa Filho
5- Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Citar os últimos cursos realizados.
Sim, UFMG capacitação continuada em Matemática.
6- Visão sobre o ensino de Matemática no Ensino Fundamental.
Sem dúvida é a base para a continuação de uma vida educacional.
7- Trabalha com materiais lúdicos, mapas, imagens, vídeos (filmes/ desenhos), músicas, livros didáticos, computador, Internet, história em quadrinhos? Como?
Sim, jogos e lógicas.
8- Realiza um trabalho interdisciplinar estabelecendo um diálogo com as outras disciplinas? Como isso ocorre no dia-a-dia? Quais são as disciplinas afins que desenvolve trabalho conjunto?
Sim projeto de resolução de questões, aluno resolve questões matemáticas com textos relacionados ao dia-a-dia, envolvemos quase todas as disciplinas,
OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE MATEMÁTICA
Diário de observação 1: 
1. Nome da Escola: E. E. Manoel Correa Filho
2. Série/ano: 6º ano 
3. Datas das 5 aulas observadas: 21 e 22 de junho de 2017 
4. Turno das aulas observadas: ( ) MAT (X) VESP ( ) NOT 
5. Aulas geminadas: (X) SIM ( ) NÃO 
6. Nome do professor regente: Lorena Lopes Paiva Araujo 
7. Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas: 
Multiplicação e divisão de números reais envolvidos em problemas matemáticos 
8. Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno? 
O professor iniciou com uma introdução básica recordando alguns detalhes das operações de multiplicação e divisão e depois explicou as atividades relacionando as mesmas com o cotidiano dos alunos. 
 9. Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/inibem o aprendizado dos alunos? 
O professor utiliza o Livro Didático que favorece muito, a metodologia e o procedimento utilizado é de fácil entendimento, explanando com cuidado para que todos possam compreender.
10. Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram -se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê? 
Alguns alunos são bem interessados, participam e fazem questionamentos, mas ainda tem muitos alunos que além de não prestar atenção ficam interrompendo a aula desnecessariamente. A participação dos alunos é de extrema importância para que haja a interação entre aluno-professor e para que novos conhecimento e vivências sejam compartilhados. 
11. Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima / distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida? 
A interação acontece de varias formas, principalmente respeitosamente, porque a professora tem alunos que vão para estudar e que realmente querem aprender. Quando o professor domina o conteúdo a ser ministrado, quando a aula se torna um momento prazeroso e não maçante e claro com as contribuições dos alunos. 
12. Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)? 
Atividades propostas pelo livro didático, dever de casa, desafio de fatos, avaliação. 
 13. Qual o papel do livro didático na aula? Comente. 
 O livro didático é um valioso recurso para o acesso a cultura e o desenvolvimento da educação, é um importante instrumento de apoio ao aluno e ao trabalho do professor. 
14. Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula? 
Giz, quadro, livros, caderno, ficha de fatos.
15. Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma? 
Promovem sim a criticidade dos alunos por que a partir da utilização desses materiais eles adquirem embasamento para seus questionamentos, já que passam a ter uma visão macro do conteúdo. 
Diário de observação 2: 
1. Nome da Escola: E. E. Manoel Correa Filho
2. Série/ano: 7º ano 
3. Datas das 5 aulas observadas: 22 a 23 de junho de 2017 
4. Turno das aulas observadas: ( ) MAT (X) VESP ( ) NOT 
5. Aulas geminadas: (X) SIM ( ) NÃO 
6. Nome do professor regente: Rosimeiry Fagundes de O. Torres
7. Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas: 
Razão e proporção 
8. Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno? 
De forma clara sempre oferecendo a oportunidade para que os alunos participarem e interajam buscando o melhor aprendizado e favorecendo as relações interpessoais. 
 9. Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/inibem o aprendizado dos alunos? 
Sempre utiliza o livro didáticoe outros materiais de apoio, durante as aulas observadas a professora realizou um projeto envolvendo a disciplina em conjunto com o professor de educação física, onde os alunos realizavam alguns exercícios como de fosse uma gincana e sempre envolvendo alguma matéria na disciplina de matemática. 
10. Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
Alguns alunos se mostram interessados nas aulas, participando e tirando suas duvidas, essa participação é de extrema importância, pois neste momento o professor pode avaliar como está o desenvolvimento, aceitação e entendimento do conteúdo. Por outro lado existem alguns alunos desinteressados e que apenas atrapalham a aula, pois estão sempre interrompendo de forma desnecessária ou simplesmente fazendo bagunça, desorganizando todo o ambiente, em conversa com a professora a mesma informou que alguns casos já foram encaminhados à direção para uma conversa com os pais a fim de identificar as causas para esse comportamento e encaminhar a profissionais como um psicólogo caso necessário.
11. Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida? 
No geral as maneiras de interação são respeitosas, e quando necessário existe a intervenção da supervisora pedagógica com alguns alunos.
12. Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)? 
Tarefas, trabalhos e provas, vale resaltar o conceito pessoal que cada aluno faz individualmente sobre seu comportamento e comprometimento. 
 13. Qual o papel do livro didático na aula? Comente. 
O livro didático é um dos principais recursos para o acesso ao conhecimento teórico da disciplina e o desenvolvimento da educação, e como já dito um importante instrumento de apoio ao aluno e ao trabalho do professor. 
 14. Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula? 
Durante as aulas assistidas foram utilizados o livro, caderno, quadro negro, e alguns materiais no projeto em conjunto com o professor de educação física como cordas, bolas, cones, elásticos e bambolê.
15. Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma? 
Sim promovem a criticidade dos alunos, através deles os alunos adquirem mais embasamento para seus questionamentos e desenvolvem de forma mais amplificada o conteúdo.
Diário de observação 3:
 
1. Nome da Escola: E.E.Manoel Correa Filho
2. Série/ano: 8º ano 
3. Datas das 5 aulas observadas: 23 a 26 de junho de 2017
4. Turno das aulas observadas: ( ) MAT ( X) VESP ( ) NOT 
5. Aulas geminadas: (X) SIM ( ) NÃO 
6. Nome do professor regente: Lorena Lopes Paiva Araujo 
7. Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas: 
Potenciação e radiciação. 
8. Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno? 
Sempre antes das aulas faz uma introdução do conteúdo que será trabalhado e rapidamente faz algumas explanações referente à matéria das aulas anteriores a fim de recordar com os alunos e sanar quaisquer dúvidas. 
9. Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/inibem o aprendizado dos alunos? 
Utilizando sempre o livro didático como base para as explicações da parte teórica da matéria, e durante as soluções das atividades, a professora propôs que fizessem grupos e que auxiliassem uns aos outros em algumas questões incentivando os relacionamentos interpessoais, sempre que necessário o grupo também acionava a professora para que ela esclarecesse alguma dúvida.
10. Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram -se interessados)? 
Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê? 
A participação dos alunos é de extrema importância, pois assim o professor consegue saber onde está os principais pontos de dificuldade na aprendizagem de algum conteúdo específico, podendo assim retomar e explicar quantas vezes forem necessárias para que assim os alunos melhorem seu desenvolvimento escolar. 
 11. Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentam ente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida? 
Através das observações é notório que a relação professor-aluno é boa e suficiente, pude sentir a aproximação da turma como um todo, inclusive comigo, sempre que necessário à professora chama a atenção dos alunos de forma respeitosamente e eles atendem prontamente.
12. Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)? 
Das turmas avaliadas sem dúvida é a mais completa em todos os aspectos de aproveitamento da aprendizagem. Provas, atividades do livro, trabalhos e um mini teste semanal que tem como objetivo avaliar se o conteúdo da semana foi absorvido pela turma. 
13. Qual o papel do livro didático na aula? Comente. 
O livro didático é sem nenhuma dúvida o principal recurso que um professor tem, ele é o pilar da sua aula. 
14. Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula? 
Calculadora, caderno, quadro negro. 
15. Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma? 
Promovem sim a criticidade dos alunos por que a partir da utilização desse material os alunos passam a ter embasamento para suas perguntas e dúvidas, a professora trabalhou com a calculadora de uma forma muito interessante, primeiro eles fizeram as atividades sem o uso da mesma e no momento da correção ele puderam utilizar.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE
Tema: Espaço e Forma de sólidos geométricos
Conteúdos específicos: Classificar os diferentes sólidos geométricos, estabelecer relação com objetos do dia a dia e os sólidos geométricos, representação de figuras planas frontal, lateral e superior.
Objetivos: Conhecer as características dos sólidos geométricos em figuras e objetos do cotidiano; Reconhecer a presença das figuras planas; explorar a planificação dos sólidos geométricos; construir os sólidos geométricos a partir de figuras planas.
Metodologia: Aula expositiva dialogada e criação de sólidos a partir de sólidos presentes no dia-a-dia. 
1. Inicialmente a classe deve estar disposta em grupos. Os alunos receberão desenhos dos sólidos geométricos e deverão colorir recortá-los e montá-los.
2. Vamos nomear juntamente com os alunos cada sólido. Enfatizar que prestem atenção ao montá-lo e desmontá-lo para conhecerem a planificação de cada um.
3. Explicação sobre vértices e arestas. Serão contados e anotados num relatório: sólido por sólido, a fim de serem comparados posteriormente e serviram de consulta para a atividade de fixação.
Recursos: Livro didático; Materiais geométricos como: bola, pasta de dente, dado, pirâmides, cubo mágico, casquinha de sorvete, chapéu de palhaço entre outros.
Avaliação: Como critério avaliativo serão considerados o envolvimento do aluno na atividade de fixação e na atividade avaliativa, seu empenho em participar das atividades e a construção de cada sólido geométrico.
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE PARA O PROFESSOR REGENTE
O professor elogiou o plano de unidade não foi necessário nenhum apontamento, tive total apoio sobre as atividades a serem propostas, ela só fez uma ressalva quanto ao tempode aula para que não excedesse.
LISTA DOS SÓLIDOS
LISTA DOS SÓLIDOS PLANIFICADOS
MODELO DE RELATÓRIO DE ANOTAÇÕES
ATIVIDADE AVALIATIVA
04.
REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) 
1. Série/ano em que realizou a regência (intervenção prática): 
Sexto ano 
2. Datas das aulas ministradas: 
27/06 a 29/06
3. Tema desenvolvido no decorrer das aulas: 
Espaço e Forma de sólidos geométricos
4. Os alunos possuíam conhecimentos prévios sobre o tema? 
Sim, pois a escola já havia promovido uma feira matemática onde eles participaram não de forma ativa, mais como visitante, onde recordaram sobre algumas formas geométricas trabalhadas nela.
 5. Os alunos demonstraram interesse pelo tema? Como o correu a participação dos alunos nas aulas? 
Sim, primeiro por ser uma aula diferente com atividades diferentes e uma professora diferente já foi o ponto inicial para despertar a curiosidade da grande maioria, eles interagiram de várias formas, comentando, perguntando, tirando dúvidas, auxiliando uns aos outros.
6. A metodologia prevista no plano de unidade permitiu o desenvolvimento do tema de forma satisfatória? Por quê? 
Sim, principalmente na montagem dos sólidos baseados nos objetos do seu dia a dia, pois perceberam que as formas geométricas estão muito envolvidas em seus cotidianos e são de extrema importância em nossa vida.
7. Para desenvolver esse tema em um outro momento, você utilizaria uma metodologia diferente? Explique. 
Isso dependeria de alguns fatores como a necessidade da turma, o perfil dos alunos, a proposta de estudo, os recursos, mas no geral a metodologia foi bem aceita ela é bem simples e clara.
 8. Como os recursos previstos no plano de unidade e utilizados no decorrer das aulas contribuíram para o ensino e a aprendizagem do tema proposto? 
Contribuíram muito, através de todos os recursos a aula se deu de forma mais completa oferecendo toda base de conteúdo necessário através do livro didático, atividades e montagem das figuras como forma de visualização.
 9. As atividades (avaliações) realizadas pelos alunos permitiram verificar se os mesmos apreenderam o tema trabalhado? Os alunos compreenderam o tema? Quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos? 
As atividades ajudaram a verificar quais foram as principais dificuldades na identificação e classificação das formas geométricas e também uma forma de avaliar que mais de 80% da turma compreendeu os principais objetivos propostos. A principal dificuldade foi a memorização das nomenclaturas referente a cada forma e algumas particularidades, mais no geral foi muito bom a compreensão. 
10. Teve casos de indisciplina durante as aulas? Como você agiu? 
O professor regente (supervisor de campo) interviu com o objetivo de auxiliar o estagiário? 
Nenhum caso de indisciplina exagerado, apenas alguns momentos onde a conversa aumentou um pouco, intervi de forma firme para turma em geral mais respeitando cada um deles, a professora da sala chamou atenção nos casos particulares, e a supervisora de campo que também é vice diretora na primeira aula deu um parecer da importância daquele momento para eles o que também ajudou muito na minha aproximação a turma.
11. Os objetivos previstos no plano de unidade foram alcançados? Explique. 
Sim, sem dúvida nenhuma foi mais do que satisfatório, como dito anteriormente os alunos concluíram o quanto estão praticamente rodeados de formas geométricas, e perceberam a importância em reconhecer cada uma delas. 
ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
Quando se fala em matemática é aquela palavra capaz de desenvolver em nós sentimentos dos mais contrários possíveis, desde o arrepio de horror até o mais forte suspiro de paixão. Este sentimento é compartilhado através da história escolar de cada pessoa, nos trazendo lembranças associadas com a matemática, sempre e ainda muito presentes.
 A Matemática só chegou às escolas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, os principais motivos para tais acontecimentos: 
Século XVIII, as Ciências eram exclusivas aos filósofos. A Revolução Industrial, a administração e os sistemas bancários e de produção passaram a exigir mais conhecimentos principalmente matemáticos da população. A Matemática chega as escolas, mas seu desenvolvimento inadequado se dá apenas no currículo e livros didáticos com base na formalização e no raciocínio dedutivo do grego Euclides (séc. III a.C.). 
Século XX – Ouve uma evolução durante as guerras mundiais, sua importância nas escolas já começa e ser percebida, mas na prática continua distante do cotidiano do aluno. 
Então ao meio de tantas dificuldades surge a Matemática Moderna, uma excelente ideia mal acompanhada. Com sua base na teoria dos conjuntos, mantém o foco nos procedimentos e exclui a geometria. 
Anos 70, inicia o Movimento de Educação Matemática, com a união de professores de todo o mundo, organizados em grupos de estudo e pesquisa. Neste momento também houve a aproximação com a Psicopedagogia, especialistas descobrem como se constrói o conhecimento na criança e estudam formas alternativas de avaliação. 1997 a 1998 - São lançados no Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais para as oito séries do Ensino Fundamental. O capítulo dedicado à disciplina é elaborado por integrantes brasileiros do Movimento de Educação Matemática, de acordo com os estudiosos, os PCN ainda são o melhor instrumento de orientação para todos os professores que querem mudar sua forma de dar aulas e, com isso, combater a reprovação e fracasso escolar.
A coleção analisada na escola que realizei o estágio pude notar pontos importantes, como a parte visual, desenhos, ilustrações e gravuras que são um suporte as ideias e informações contidas no livro. 
A linguagem utilizada é feita de maneira simples, clara, objetiva e direta oferecendo um conteúdo preciso, coeso mais não menos rico, o autor teve o cuidado de se preocupar todo o tempo com cada faixa etária tornando o livro um objeto atrativo aos alunos e professores.
Quanto às atividades e exercícios são extremamente condizentes com a parte teórica de cada conteúdo desenvolvidos na disciplina e estão sempre buscando trazer a realidade vivida pelo aluno em seu dia a dia, envolvendo problemáticas reais.
A única falha é a sua falta de preocupação com a inclusão, não existe nenhuma parte do livro ou nenhum material auxiliar que se preocupasse em apresentar alguma proposta de inclusão, seja ela para alunos cegos, surdos ou qualquer outro tipo de necessidade especial.
ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA ESTUDO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO
Tema: Matemática Financeira para crianças
Turma: 6º ano
Duração: 6 aulas 
Justificativa: Os governantes de todo mundo querem ensinar para a população como cuidar do seu dinheiro, a educação financeira faz parte da construção e desenvolvimento do cidadão não só apenas por ser um conteúdo presente em nosso dia a dia como: na hora de comprar, vender, investir, etc., e também por ter grande importância na formação do pensamento crítico. Desta forma é imprescindível que nossos alunos saibam lidar com o dinheiro, situações econômicas formando uma base para o futuro que terão que enfrentar.
Objetivos: Criar uma mentalidade adequada, equilibrada e saudável em relação a utilização do dinheiro;Ensinar que a responsabilidade social e a ética precisam estar sempre presentes no ganho e no uso do dinheiro.Conscientizar não somente os alunos, e sim toda a comunidade escolar da importância da Educação Financeira como parte do currículo da matemática, possibilitando diálogos sobre temas como empreendedorismo, bens públicos, economia da cidade que eles moram.
Atividades: Cada grupo terá uma lista de temas conforme relacionados abaixo, onde inicialmente eles farão pesquisas buscando conhecer mais sobre cada assunto, posteriormente será montado um painel para que toda a escola possa conhecer algumas dicas importantes de educação financeira.
Será o dinheiro o passaportepara atingir a felicidade?
Consumo ou Consumismo?
De gastador a poupador. Como administrar sua mesada?
A lista de compras de sua casa 
Se liga no desperdício! 
Orçamento familiar; (planilha orçamentária)
Aprendendo a ser com consumidor consciente
Em um segundo momento será proposto que os alunos possam trazer jogos como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Monopoly onde de forma prática serão abordados conteúdos como: Operações com números racionais (estimativa e cálculo mental), Sistema Monetário, Matemática Financeira, com apoio do professor a turma também poderá abordar suas dúvidas.
Fontes: Livro didático, e pesquisas realizadas para se aprofundar um pouco mais no conteúdo, notícias atualizadas sobre a utilização das práticas financeiras introduzidas no dia a dia das crianças. 
Avaliação: Participação efetiva nas atividades individuais ou em grupos. O desprendimento de cada grupo no desenvolvimento de suas atividades. A integração entre os grupos e dentro de cada um deles. A colaboração na aquisição e organização dos materiais necessários.
	Atividade
	Pontuação
	Pesquisa sobre os tema ligados a matemática no cotidiano
Participação dos alunos e cooperação. Avaliação Individual 
	5
	Discussões do grupo em aula 
Participação dos alunos e cooperação. Avaliação no grupo
	1
	Jogos Simuladores
	1
	Apresentação 
Criatividade dos alunos nos recursos da apresentação do painel
Postura
Participação individual e em grupo
	3
 
Referências Bibliográficas do projeto: 
http://dinheirama.com/blog/2010/02/24/cuide-do-futuro-agora-educacao-financeira-infantil/
http://www.colegiolacordaire.com.br/colegio-ensino-escola-projetos.html
http://www.capesesp.com.br/web/pep/educacao-financeira-para-criancas
http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-_-Marcelo-Bergamini-Campos.pdf
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PRADERVAND, Pierre. Administrar meu dinheiro com liberdade; tradução de Stephania Matousek. Petrópolis RJ: Vozes, 2008.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Tendo em vista todas as informações do trabalho, é notório que a educação dentro das escolas estaduais, apesar de todas as dificuldades, barreiras e falta de alguns recursos ocorre de forma satisfatória.
 Nas turmas observadas é fundamental ressaltar o comprometimento para a realização dos métodos pedagógicos por parte das professoras, mesmo com tantos empecilhos o trabalho é feito com muita dedicação e de forma responsável, isto é, há professores realmente preocupados com a educação dos nossos futuros cidadãos, ainda que sejam feitas adaptações necessárias para uma educação reflexiva, em busca de tornar aqueles alunos seres pensantes, como sugere os PCNs. 
Através dos conhecimentos adquiridos durante a prática do Estágio, foi possível analisar de perto o comportamento de colegas de trabalho e assim me embasando ainda mais para a continuação da minha vida como professora, foi de grande valia todos os conhecimentos. 
Portanto, se realmente queremos mudar a realidade educacional da comunidade que vivemos e trabalhamos, fazendo uma “metanóia” nos pais e alunos sobre todo contexto educacional da atualidade, quebrando paradigmas teremos que nos empenhar ao máximo, procurando sempre nos inspirar nos melhores educadores, para assim cumprir da melhor maneira o papel de transmissor de conhecimentos. 
 É importante ressaltar que ser professor é estar sempre em formação continuada, é se dedicar, auxiliar, mediar, motivar, descobrir, conhecer o novo, se envolver com a educação, perseverar, errar, falhar, ter dificuldades, e nunca desistir, todas essas coisas fazem parte do universo do aprendizado, e cabe a cada professor escolher seguir ou não essa jornada guiando sempre os estudantes.
REFERÊNCIAS bibliográficas
BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar, Curitiba, n. 17, p. 101-110, 2001. Disponível em: http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/silveira_bueno.pdf. Acesso em: Julho. 2017.
Texto: Livro didático e educação matemática: uma história inseparável 
de Wagner Rodrigues Valente. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/index. Acesso em Julho. 2017.
Parâmetros curriculares nacionais (PCN), Disponível em: 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em Julho.2017.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica: Projeto Político Pedagógico. 
Campinas, SP: Papirus, 2004. 
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300534&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: Agosto. 2017.
BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Psicologia da educação matemática: um ponto de vista. Educar em Revista, Curitiba, n. especial, p. 29-45, 2011. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/22594/14833 . Acesso em: Setembro. 2017.
 
 
 
 
 
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
formação pedagógica em matemática
liege alvim
estágio curricular no ensino fundamental II
Divinópolis
2017
liege alvim
estágio curricular no ensino fundamental II
Trabalho de Relatório Curricular no ensino fundamental II apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estágio Curricular no Ensino Fundamental.
Orientador: Prof. Dayane Verginia Batista Bessa
Divinópolis
2017

Outros materiais

Perguntas Recentes