Buscar

Plano de Aula Cozinha das Américas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE GASTRONOMIA
CONCURSO PARA DOCENCIA – PROFESSOR SUBSTITUTO 2017
Plano de Aula – Candidata: Elisa Gonçalves
Cozinha das Américas
DISCIPLINA: Cozinha Internacional – Gastronomia
TEMA: Conhecimento geográfico dos países pertencentes ao continente das Américas e suas peculiaridades alimentares.
OBJETIVO: Reconhecer e diferenciar as diversidades que cada país apresenta, levando em consideração sua colonização e seu passado ancestral, através de formas de preparo e ingredientes.
Objetivo Geral: Entender as diferenças e semelhanças que aproximam a cozinha das Américas, apesar do seu vasto tamanho e diversidade.
Objetivo Específico: Garantir o reconhecimento e compreensão das peculiaridades e semelhanças que cada um dos países americanos apresenta, indiferente do seu tempo e espaço.
METODOLOGIA: Aula expositiva, com a explanação do conteúdo através de conversa e exposição da variedade de ingredientes e métodos de preparo existentes no continente americano. Incentivar a participação dos alunos com relação às semelhanças nas formas de cocção e a diversidade de insumos que se espalharam a partir das Américas, para o mundo.
RECURSOS DIDÁTICOS: Aula apresentada no programa PREZI. Exemplos de pratos típicos de cada país, além de preparo para uso do laboratório, para posterior reprodução do receituário que será apresentado nos períodos continuados a essa aula teórica.
Atividade: Através do material ofertado e das discussões em aula, os alunos devem ser capazes de identificar as peculiaridades de preparo e ingredientes de cada país, assim como suas semelhanças. Compreender a diversidade e importância dos novos ingredientes que surge a partir das Américas e que passam a influenciar a gastronomia mundial que conhecemos hoje, assim como reproduzir e compreender as formas de preparo de cada cozinha apresentada.
AVALIAÇÃO: Participação em aula com a compreensão do tema abordado, co relacionando com as disciplinas já vistas de cozinha internacional e técnicas de base. Projeto integrado entre aula teórica e prática, ministradas no laboratório para realização e aplicação de receituário e técnicas de preparo.
Referências: 
Culinária no mundo. Cozinha das Américas. Disponível em: http://culinarianomundo.blogspot.com.br/ . Acesso em: 22/05/2017.
FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo (Dir.).História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 2007. P 312 -317, 541-546,711-713,730-737.
LAROUSSE. Larousse Da Cozinha Do Mundo – Américas. São Paulo: Larousse Do Brasil, 2005 - 143 pág. 
MACEDO, Maria Leonor de. A história da gastronomia. Rio de Janeiro: SENAC, 1998. 
Wikipédia. Batata. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batata. Acesso em: 22/05/2017
Wikipédia. Culinária Indígena no Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_ind%C3%ADgena_no_Brasil. Acesso em: 22/05/2017
Wikipédia. Milho. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Milho. Acesso em: 22/05/2017
MONTANARI, Massimo. O mundo na cozinha: Histórias, identidade, troca. São Paulo: SENAC, 2006. P 72-78, 161-176.

Outros materiais