A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
AULA URINÁLISE

Pré-visualização | Página 1 de 3

AULA URINÁLISE – PARTE 1
Exames rotineiros – Urinalise
Fisiologia renal:
-Túbulos proximais é onde ocorre a maior parte da reabsorção de nutrientes, de água, de glicose, aminoácidos.
-Túbulo coletor é onde é feito a secreção de Potássio, aonde a Aldosterona age, ocorre maior reabsorção de Sódio.
Quando não á reabsorção de água isso é um problema no glomérulo ou nos túbulos ? Nos túbulos !! 
*Rim função renal: Reabsorção, excreção, filtração, secreção 
-O que é urina ?
Um produto, resultado final da filtração do meu sangue através dos nefros. 
A urina traz informações de todo o sistema, pois o sangue passou por todos os tecidos e nós tras respostas de todos os tecidos/órgãos e substancias do metabolismo.
-Exames temos disponíveis para avaliar a função renal? Urinálise resultado da filtração do sangue.
Urinálise é também conhecida como exame de Urina tipo 1, é uma análise básica da urina e a urocultura é conhecida também por Urina tipo 2 que é um exame mais específico, quando você cultiva a urina para procurar e isolar algum tipo de bactéria.
Pergunta: Quando vocês solicitariam um exame de urina tipo 1? Qual suspeita clínica de vocês?
-Desidratação: Vejo no exame densidade Alta e concentração.
-Cistite bacteriana: leucócitos, bactérias
-Cetoacidose: Muito cetonito=cetonuria
-Doença hepática – Bilirrubinuria: Então se eu sei que o fígado faz parte do processo de metabolização da bilirrubina e eu tenho um excesso de bilirrubina na urina, pode se o processo de formação ou de conjugação de bilirrubina pode estar alterado, deixa eu olhar esse fígado !
O que mais? Não pensem só em sistema renal, pensem em outros sistemas que vocês acham que a urinálise pode trazer informações?
-Sistema Endócrino, diabetes.
O que vocês esperam encontrar na urina de um diabético?
-Glicose – Termo correto é Glicosúria !!! 
TÉCNICAS DE COLETA DE MATERIAL 
CISTOCENTESE: Pulsiono a bexiga com agulha.
-Desvantagem: Invasivo (seringa) e necessita de ultrassom para acompanhar a não ser que o vet já tenha experiência e saiba palpar uma bexiga repleta; 
-Vantagem: Não tem risco de contaminação desde que seja feita uma assepsia correta no abdome. Rápido, resultado fidedigno.
OBS: Se o paciente estiver obstruído e não estiver urinando a muito tempo pode correr o risco de romper a bexiga, pode-se optar nesse caso em fazer a sondagem, o que vai te permitir fazer a melhor escolha é a sua anamnese.
* Em casos de suspeita de neoplasia na bexiga é melhor não fazer a cistocentese pra não correr o risco de células neoplásicas presentes nessa urina cair na cavidade abdominal.
MICÇÃO ESPONTÂNEA:
Vantagem: Não invasiva; Particidade.
Desvantagem: Contaminação, não tem como fazer a higiene do local para coleta, muitas vezes o paciente tem muito pelo ou você faz a higiene e no que você se vira ele já se lambeu . 
SONDAGEM URETRAL: 
Vantagem: comparada á micção espontânea tem menos contaminação.
Desvantagem: Invasiva, na técnica dependendo da dificuldade de sondar o animal vai causar descamação da uretra para dentro da bexiga ou conduzir bactérias para o canal uretra, acaba coletando esse material dentro da bexiga para o exame e acaba aparecendo no laudo e ocorrera um diagnóstico errado.
*Importante informar na coleta qual o método.
ACONDICIONAMENTO DO MATERIAL
Para enviar 
• Frasco âmbar (ideal marrom), alguns elementos podem ser alterados pela passagem da luz. 
• Primeira urina – Metabolismo funcionando normalmente e uma urina mais concentrada. Sem sofrer alterações como ingestão de agua ou alimento (6-8hs)
• Amostra recente (2h)– temperatura ambiente
• Conservar temperatura refrigeradar (2a8°C por até até8horas) – deixar a temperatura retornar ambiente antes do exame 
• Temperaturas inferiores a refrigeração– elevam a densidade e podem degradar os constituintes celulares.
* Pode ser transparente o frasco se deixado por até 2hs em temperatura ambiente, porem passo o papel alumínio conservo em geladeira no fundo não na porta ou caixa de isopor para não ter contato direto com a luz e não degradar nenhuma substancia. *Bilirrubina -degrada na presença da luz/Pode gerar cristais exposto a luz e resulta em alterações no exame que dará pedra.
O EXAME DE URINÁLISE É COMPOSTO DE: 
EXAME FÍSICO: 
- VOLUME: Ideal 10ml, dá para fazer todas as análises e ainda sobra para armazenamento caso haja a necessidade de repetir o exame ou fazer uma urocultura. 
*Volume Depende de vários fatores nem sempre consigo esse volume. Ex um animal desidratado ou porte. O que você pode fazer é colocá-lo na fluido para hidratar e depois de algum tempo coletar a urina. * avaliar densidade
- COR: A cor de uma urina normal é Amarelo citrino (associado a densidade) um amarelo claro, ás vezes até um pouco esverdeada. Urina de cor amarronzada (ambar) é por bilirrubinúria, urina de cor avermelhada é por hematúria.
- ASPECTO: o ideal é ter um aspecto límpido-pequenos animais, e está diretamente ligado à concentração de solutos, quanto maior a concentração de solutos, mais turbidez terá, quantos menos, mais límpido. 
- ODOR: urina tem cheiro característico de urina, portanto o odor normal da urina é chamado de Sui generis, mas o sui generis do cão não é igual do gato por exemplo, e nem do cavalo, cada espécie tem seu odor que é característico, portanto cada espécie tem seu sui generis. 
Ex: Você tem uma amostra que está com odor aliáceo (arde o nariz), se a amostra estiver identificada como sendo de um gato, o odor pode ser considerado como sui generis, se estiver identificado como cão, o odor tem que ser descrito como aliáceo. 
* Um odor pútrido (além de arder o nariz incomoda), pode ser pus, pode ser por infecção bacteriana na genital, ou um TVT.
* Um paciente com 3 +++ de glicosúria, o odor vai ser adocicado.
********aula 2
- DENSIDADE: 
Esse valor é quantidade de soluto presente naquela amostra, vai avaliar a concentração de soluto, ex: aquela primeira urina do dia, amarelo ouro, turva tem a densidade alta, aquela urina que foi coletada do paciente no meio da fluido, amarelo palha, límpida tem a densidade baixa. 
*Qual o valor ideal da densidade urinária? O que se espera de um rim ? Que ele elimine a maior quantidade de elementos possível, ou seja, que o paciente seja hiperestenúrico (normal), que o paciente cão tenha densidade acima de 1,030 e o gato acima de 1,035.
-Hipostenuria = completamente baixa – entre 100,1 á 1,007
-Isostenúria= Não está juntando, concentrando como deveria na urina, só no sangue.
1,008 a 1,012 é a mesma densidade do sangue, portanto o que se espera é que a densidade da urina seja sempre muito maior que a do sangue, pois se a densidade da urina for a mesma do sangue, quer dizer que os solutos que deveriam estar na urina não estão saindo, estão permanecendo no sangue.
-Urina minimamente concentrada : Cães : entre 1,013 e 1,030/Gatos: 1,013 e 1,035
*Em uma prova ou exercício se vocês me responderem que a densidade do paciente está baixa para mim não é resposta nenhuma, usem os termos, respondam meu paciente está hipostênico ou com a urina minimamente concentrada.
 EXAME QUÍMICO 
Fita reagente: Um exemplo quadradinho de hemácias vai mudar de cor se tiver presença de hemácia na urina, e dependendo da quantidade essa cor será mais clara ou mais escura.
-pH: 
Em carnívoros vai de ácido até neutro -5,0 -7,5
Em herbívoros vai de neutro até alcalino -7,5 – 8,5
*Alteração no pH indica mais uma alteração sistêmica do que processo localizado 
O pH da urina é o resultado do pH do sangue / Alimentação que faz ser ácido, base ou alcalino o pH do sangue determina o pH da urina.
Obs: Ração Urinária – ração da Royal que serve impedir a formação de calculo. Essa alimentação especial altera o pH do sangue e consequentemente o da urina e aí não ocorre a formação dos urólitos (cálculos).
- Corpos