Buscar

Trabalho interdisciplinar Unopar 3 semestre- sistema entrega de pizzas

Prévia do material em texto

Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
FLAVIO CAMILO DE SOUSA TEIXEIRA
Controle de Entrega de Pizza
UTILIZANDO A LINGUAGEM C#
2017
FLAVIO CAMILO DE SOUSA TEIXEIRA
CoNTROLE DELIVERY
SISTEMA DE CONTROLE DE ENTREGA DE PIZZAS
SUMÁRIO
11 INTRODUÇÃO	�
22 OBJETIVOS	�
33 DESENVOLVIMENTO	�
33.1 LINGUAGEM C#	�
43.2 SISTEMA CONTROLE DELIVERY	�
73.3 BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION)	�
10CONCLUSÃO	�
�
�
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentara um sistema para cadastramento de produtos (pizza) para que seja apresentado ao usuario, construindo assim um sistema para entrega de pizzas online , com pedidos recebidos com endereço de entrega.
2 OBJETIVOS
Criar um sistema automatizado em que o usuario consiga escolher uma pizza presente no catalogo do empreendimento, esta já cadastrada previamente pelo proprietario, alem da escolha da pizza o usuario podera digitar seu endereço completo para entrega do produto , finalizando o processo.
3 DESENVOLVIMENTO
O analista de sistemas deve ser capaz de compreender as disciplinas de engenharia de software e as das atividades da organização. A relação existente entre essas duas áreas e o nível corrente de tecnologia determinam a interação entre o exeqüível e o desejável. Cada aplicação em potencial deverá ser submetida a uma séria de exames para se verificar se, de fato, a função solicitada apresentará a qualidade de desempenho almejada pelo usuário.
Depois que se estabelece o detalhe e se especifica totalmente o “que” pelo menos em sua versão primeira, o papel do analista de sistemas muda mais uma vez, passando a ser o de arquiteto do software e gerente de projeto. O “que ”deverá ser transformado em “como”, simultaneamente á verificação contínua de que a aplicação permanece atendendo ás especificações detalhadas do sistema.
Diagrama de Caso de Uso.
3.1 LINGUAGEM C#
O C# é uma linguagem de programação visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos. Permite um novo grau de intercâmbio entre linguagens (componentes de software de diferentes linguagens podem interagir). Os desenvolvedores podem empacotar até software antigo, para trabalhar com novos programas C#. Além disso, os aplicativos C# podem interagir pela Internet usando padrões do setor, como SOAP (protocolo de acesso a objetos simples) e XML (linguagem de marcação extensível).
3.2 SISTEMA ENTREGA DE PIZZAS
A Figura 1, mostra o cadastro de um cliente usando a linguagem c#, para criarmos um banco de dados com os dados do cliente para futuras compras ou simples registro do pedido.
Figura 1 - Cadastro de Clientes
Na figura 2 mostramos o código desenvolvido para cadastro de produtos ( pizzas) para que esta opção ou sabores diferentes apareçam disponíveis ou não para o cliente
Figura 2 - Controle de Produtos
Na Figura 3 mostramos o código para o pedido em si, para que o usuário escolha entre as pizzas já cadastradas, escolhendo sabor, tamanho e visualizando o preço final do pedido.
Figura 3 – Criação de pedido
3.3 BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION)
O Business Process Model and Notation (BPMN) (em português, Notação de Modelagem de Processos de Negócio) é uma notação da metodologia de gerenciamento de processos de negócio e trata-se de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. A modelagem é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. É nela também que pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização. A notação também pode ser utilizada para a modelagem de Arquitetura de Processos. 
A norma BPMN num todo está restrita aos conceitos de modelagem aplicáveis aos processos de negócios, conforme a sua sigla nos indica, ou seja, outro tipo de modelo criado para outros fins não estão no escopo dessa nomenclatura.
O BPMN descreve a lógica dos passos de um processo. Com a modelagem você consegue ter uma notação gráfica que expressa para o seu usuário de forma clara o seu processo de negócio, onde, mesmos processos complexos se tornam de fácil compreensão/visualização para os donos do negócio facilitando tanto em análise de melhoria quanto de automatização deste processo.
A modelagem é importante para a automatização do processo, já que a partir dela que os processos são desenhados e descobertos a partir dos dados do negócio. Nela também conseguimos encontrar as falhas de processo, fazer ajustes de percurso visando sempre a sua otimização.
Para isso utilizamos um diagrama baseado no modelo BPMN (Figura 4) para demonstrar o passo a passo de como funciona o sistema Controle Delivery. Com esse diagrama podemos verificar toda a fundamentação e funcionamento do sistema na pizzaria. Através do diagrama podemos verificar os processos de forma clara de como funciona o cenário a partir do momento em que o cliente realiza a entrada de dados do pedido, o sistema Controle Delivery faz o processamento e o direcionamento para os setores responsáveis para a entrega do pedido.
CONCLUSÃO
Neste trabalho construímos o conceito do sistema, analisamos a necessidade do cliente, elaboramos o fluxo de operações e processos e construímos utilizando a linguagem c# um processo que vai do cadastramento de clientes ao pedido da pizza, em que o usuário( já identificado) escolhe o sabor o tamanho e com seu cadastro identificado , é recebido pelo proprietário da pizzaria com endereço , tamanho e sabor da pizza, possibilitando a entrega do produto.
REFERÊNCIAS
C Sharp. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/C_Sharp>. Acesso em: 18 Julho de 2017.
Demonstra Passo a passo: Criando o aplicativo acessível baseado no Windows. Disponivel em: <https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/vstudio/cb35a5fw%28v=vs.100%29.aspx>. Acesso em: 22 Outubro 2015.
O Papel do Analista de Sistemas. Profissões em TI. Disponivel em: <https://profissoesemti.wordpress.com/as-profissoes-de-ti/analista-de-sistemas/o-papel-do-analista-de-sistemas/>. Acesso em: 24 Setembro 2015.
Planejar seu Aplicativo da Plataforma Universal do Windows (UWP). Microsoft. Disponivel em: <https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/windows/apps/hh465427.aspx>. Acesso em: 15 Outubro 2015.

Continue navegando