Buscar

Histologia resumo sobre Órgãos Linfóides

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Órgãos linfóides.
	Órgãos linfóides primários ou centrais: Medula óssea (coluna vertebral, ossos do crânio, costelas e epífises de ossos longos) e timo
	Órgãos linfóides secundários ou periféricos: Baço, linfonodos, nódulos linfáticos isolados, tonsilas, apêndice vermiforme, placas de Peyer do íleo.
	Obs: a medula é constituída por um arcabouço de fibras reticulares, células reticulares, macrófagos e capilares sinusóides. Além disso, lembrar que linfócitos B já saem maduros da medula, enquanto que os T amadurecem no TIMO.
	PROCESSO DE HEMOPOIESE: em resumo é o processo de produção de células sanguíneas a partir de células-tronco pluripotentes. Mais detalhadamente é o processo onde células-tronco pluripotentes proliferam-se e formam outras células tronco pluripotentes (reserva populacional), ou formam células multipotentes. As multipotentes, por sua vez, multiplicam-se e diferenciam-se (por influência de fatores bioquímicos de crescimento e diferenciação), produzindo linhagens de células linfóides, ou mielóides. As linfóides diferenciam-se em linfócitos, enquanto as mielóides diferenciam-se em eritrócitos, granulócitos (eosinófilos, basófilos e neutrófilos), monócitos e megacariócitos*. RESUMO VISUAL:
Timo: 
	Funções: desenvolvimento de linfócitos T, desenvolvimento de autotolerância imunológica, apresentando dois lobos (com lóbulos) e tendo tamanho máximo no feto (diminui conforme a pessoa cresce).
	Zona cortical: altamente celular, com células reticulares epiteliais, macrófagos e células T imaturas ou em fase de maturação.
	Zona medular: onde ficam os corpúsculos de Hassal.
		Temos alguns órgãos Timo-dependentes (ricos em linfócitos T) como a ZONA PARACORTICAL DOS LINFONODOS, BAINHAS PARIETAIS DA POLPA BRANCA DO BAÇO, PLACAS DE PEYER E DAS TONSILAS. P. de Peyer = Conglomerado Linfonodulares Ileal.
	Obs: todos os outros órgãos são timo-independentes, pois eles são ricos em linfócitos B.
Linfonodos ou (gânglios linfáticos):
	Função: filtrar a linfa e remover partículas estranhas antes que cheguem ao sistema circulatório.
	Regiões: cortical (TCF), medular (cordões medulares) e paracortical.
Baço:
Função: importante órgão de defesa contra microorganismos, rico em células fagocitárias, grande produtor de anticorpos.
O baço contém uma cápsula de tecido conjuntivo denso, a qual emite trabéculas que dividem o parênquima ou polpa esplênica em compartimentos incompletos. Lembrar do Hilo do baço - anatomia.
Polpa branca (bainhas parietais e nódulos linfáticos) e polpa vermelha, que é formada por estruturas alongadas, os "cordões esplênicos" ou cordões de Billroth, entre os quais se situam os sinusoides ou seios esplênicos.
Obs: Para identificar as artérias da polpa branca, observar a bainha linfática periarterial.
Informações outras:
	- As células do sistema imunitário se comunicam entre si e com as células de outros sistemas, principalmente por intermédio de moléculas proteicas denominadas citocinas.
	- Existem dois tipos básicos de resposta imunitária: a imunidade celular, onde células imunocompetentes reagem e matam células que exibem na superfície moléculas estranhas. Já a imunidade humoral ou adquirida, depende de glicoproteínas circulantes chamadas anticorpos (que neutralizam moléculas estranhas e participam da destruição das células que contêm essas moléculas). Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes (imunoglobulinas) produzidos pelos plasmócitos, originados dos linfócitos B, mediante interação com um determinante antigênico (epitopo) que estimula sua formação.
	- As moléculas estranhas que provocam uma resposta imunitária são chamadas imunógenos. Já um Antígeno é uma molécula que reage com um anticorpo, mesmo que não seja capaz de desencadear uma resposta imunitária.
	- As plaquetas são formadas por fragmentos do citoplasma dos megacariócitos da medula óssea.
	- Diapedese é a saída ativa de leucócitos do sistema circulatório, por movimentos ameboides.
	- Composição do plasma: As principais proteías do plasma são as albuminas, as alfa, beta e imunoglobulinas, as lipoproteínas e as proteínas que participam da coagulação do sangue, como protrombina e fibrinogênio.
	- A hemocitopoese tem 3 fases: Fase mesoblástica (7ª semana ao 4º mês) que ocorre no interior dos vasos sanguíneos em desenvolvimento e tem aparecimento principalmente de eritoblastos primitivos. Fase hepato-esplênica (4º ao 6º mês) e a medular.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes