Buscar

Visita Brita Pinhal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antes de poder usar o local são feitos testes para saber a resistividade (fazendo sondagens) e qualidade do solo para saber se o local poderá ser utilizado. A rocha achada foi o riodacito, o qual tem muito basalto e de excelente qualidade. Pelos cálculos feitos, a mineração no local ainda durará por mais 50 anos.
	Foram encontradas várias falhas geológicas verticais (disjunção) e horizontais (ocasionada pelo derrame do magma, com 4 níveis até chegar ao arenito) os quais ocasionaram deslizamentos tendo que isolar uma pequena área para segurança dos trabalhadores (imagens 2 e 3), esse apodrecimento do solo o qual ocasiona tudo isso pode ser notada pela diferente de cor da rocha (quase solo), a rocha é acinzentada e o “solo” é amarelado, para segurança foram feitos taludes para segurar os deslizamentos. 
	A mineração é feita em etapas, fazem-se cortes de cima para baixo (seja com máquina perfuratriz ou explosivos plásticos), no solo e então com um caminhão pegam essas rochas que caíram, assim que os cortes já foram saturados, deixa-se uma pista para os caminhões andarem e então se faz novos cortes, mas agora abaixo do anterior (imagem 1). Quando já muito abaixo do topo e muitas camadas retiradas, aparece água e esta deve ser drenada para não inundar o local, assim quando já estiver saturado todo o local, a água para de ser drenada e inunda-se o local. 
	Para a recuperação o solo orgânico que se acumula conforme o tempo passa é guardado em um local para depois ser colocado na vegetação. Fator Social: paralelepípedo feito por pessoas para gerar emprego em vez de mecanizar todo processo.
	Depois de retirar as rochas do local, é encaminhado a outro local para lavar e secar naturalmente as rochas, depois são distribuídas e guardadas, após isso são colocadas em outra máquina (imagem 5) em tem altíssima temperatura. Para agilizar o processo tem a calceteira (imagem 4) e estão construindo outra máquina para fazer uma secagem mais rápida da rocha (imagem 7). No próprio local da secagem, tem um laboratório (imagem 6) para serem feios estudos e ensaios da qualidade da rocha.
	Em outro local, as britas são descarregadas por um caminhão em uma máquina a qual sobe as britas em direção a um reservatório, após são carregadas por uma esteira (imagem 8) e levadas ao grande maquinário (imagem 9) para serem separadas por tamanho, como pó de brita, rachão, brita 1 até 5 e areia de brita. E assim são distribuídas aos compradores diretamente desta máquina.

Outros materiais