Buscar

Aula 4 Fase de Terminação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 4: Fase de Terminação
Produção Animal 2
Professor: Sabrina
Questão: Descrever as práticas possíveis para a redução do tempo de recria. 
→ A fase de terminação é fortemente influenciada pela genética e pela nutrição e mais de 90% das fazendas criam a pasto. O objetivo desta fase é preparar o animal para o abate, onde o nível mínimo de engorda deve ser de 3mm a 7 mm de espessura da gordura subcutânea. O peso da carcaça deve ser de 15 a 18 arrobas. Pode-se impor uma deposição de gordura mais rápida se adotado um manejo nutricional adequado. 
→ As principais categorias de abate são: vacas de descarte, novilho de descarte, garrote (animais mais novos), animal precoce e superprecoce. 
→ Nessa fase o animal entra com cerca de 11 a 13 arrobas (330 a 390 kg/PV) e é abatido co 15 a 18 arrobas (450 a 540 kg/PV), 95% da engorda no Brasil é feita a nível de pasto. O produto final da pecuária de corte é a carcaça. A qualidade final da carcaça sofre influência do grupo genético agregando valor à carne do animal, como ocorrem nas raças angus e britânicas europeias, sofre também influência do manejo alimentar
A idade precoce a puberdade associada a: Precocidade de terminação.
A idade precoce a puberdade está fortemente associada a precocidade de terminação, ou seja, animais que atingem a composição corporal da carcaça adequada (28% de gordura animal) para o abate em idade jovem.
Relacionada com a velocidade com que o bovino atinge a maturidade sexual (puberdade)
→ O sexo é um fator que influencia no ganho de peso e no acabamento da carcaça. O produtor pode escolher mandar para o abate macho castrado, fêmea ou um animal inteiro, ou seja, não castrado. 
A fêmea deposita gordura antes que o macho castrado e este antes que o inteiro. Mas o inverso ocorre se relacionarmos o peso, o macho inteiro será mais pesado, que o castrado, que a fêmea. Um produtor que manda um animal inteiro ao abate, com certeza, será destinado a uma indústria pouco exigente. 
Quanto maior o grau de heterose, ou seja, a prole do meio sangue, maior a vantagem ao confinamento quando comparado ao nelore puro. Isso porque o mestiço tem uma superioridade em relação aos pais, com relação a gordura mais precoce (a genética impõe a fisiologia uma deposição de gordura mais precoce), comendo a mesma quantidade de alimento que o puro sangue Nelore. Porém, a genética impõe a fisiologia uma deposição de gordura mais cedo. 
→ A carcaça da fêmea é mais leve e precoce (ganho de 15%) que a do macho castrado que é mais ceve e precoce (ganho de 12%) que a carcaça de machos inteiros.
Macho castrado 
Manejo mais fácil 
Maior deposição de gordura 
Acabamento + precoce que macho inteiro
Além da precocidade o macho castrado possui um manejo mais fácil e maior é a deposição de gordura, já que a inibição dos hormônios reprodutores como a testosterona levam a formação de tecido adiposo.
→ O acabamento de carcaça é importante para o frigorífico já que a gordura subcutânea protege a carne da baixa temperatura de refrigeração. O ideal é que haja cobertura de gordura da região traseira, tábua de pescoço e toda a região da peleta, não podendo ter peças musculares expostas. No Brasil uma das principais avaliações de carcaça é o mínimo de gordura uniforme.
Animal inteiro 
Maior ganho de peso que castrados; 
Menor deposição de gordura na carcaça 
Maior eficiência alimentar
→ O animal inteiro tem maior ganho de peso de carcaça que os castrados, menor deposição de gordura na carcaça e maior eficiência alimentar. Além disso, demoram mais tempo para serem abatidos.
→ A categorias para engorda são:
– Bois magros: novilhos de até 24 meses; possuem melhor conversão e ganho de peso; peso de abate de 16 a 17@.
– Bois erados: mais de 30 meses; possuem menor conversão e ganho de peso e o peso de abate é maior que 17@.
– Vacas de descarte: ganho de peso basicamente pelo acúmulo de gordura na carcaça, pior conversão. Apresentam ganho compensatório (1,3 kg/dia) passaram por momentos de seca, e ao serem levadas para o sistema de confinamento, acabam tendo um ganho muito acelerado para compensar a época de restrição alimentar . Acumulam gordura precocemente e são abatidas com peso menor que os machos.
– Novilhas de descarte: apresentam crescimento muscular; melhor conversão e peso de abate de 11 a 13@. As desvantagens da fêmea é que apresentam pior conversão que machos e é pago um menor preço pela @. Após o período de ganho compensatório, a CA piora e o confinamento ocorre com no máximo 70 dias.
– Bezerros desmamados: produção de novilho superprecoce; possui elevado ganho de peso e CA. É desmama com 8 @ e abatido com 15-16@. Não apresentam ganho compensatório.
Engorda em Semi-Confinamento:
Alternativa para terminação a pasto; Fornecimento concentrados em cochos localizados no próprio pasto;
Volumoso é próprio pasto 
→ A engorda em semi-confinamento é uma alternativa para a terminação a pasto e decorre do fornecimento de concentrado em cochos localizados no próprio pasto. O volumoso é o próprio pasto. As vantagens é que não necessita de maquinário nem área para produção de volumoso suplementar e há um menor investimento em instalações. 
Machos peso: 13,5 a 14 @ (> 400 kg);
Fêmeas peso: 12@ (acima 350kg);
Aproveitar crescimento compensatório;
Duração maxima: 60-70 dias
Cochos semi-confinamento
Área de cocho;
Acesso um lado 30 cm linear cabeça;
Dois lados 15 cm linear cabeça;
200 x 15 cm = 30 metros
Nutrição semi-confinamento
 Vedar pasto: 3 T/MS/cab/há (min 2,5 T MS/ha)
→ É interessante planejar um semi-confinamento entressafra, que é uma época de escassez de animais e é quando o preço está valorizado. Pra tanto, pensa-se em um GMD de 700 a 900 g/dia. O ideal é o fornecimento de um concentrado com 17% PB e 75% NDT e fornecimento em cochos de 30 cm/linear/cabeça 1 ou 2 vezes/dia na proporção de 1 a 1,2% do PV.
→ Os principais alimentos concentrados são: energético (milho, sorgo, caroço de algodão) e proteico (farelo de soja, algodão e ureia).
→ O rumensin é um ionóforo que cumpre papéis importantes na eficiência da fermentação ruminal, no controle ácidos graxos e proporção de ácido láctico.
→ O GMD no semi-confinamento é de 300 a 700 g (500g) e é influenciado por:
Disponibilidade de forragem/animal;
Qualidade da forragem (folha/caule);
Potencial genético da boiada;
Quantidade de concentrado/animal.
 
→ Deve-se vedar os pastos na época das águas (janeiro-fevereiro) para consumo da seca (julho-agosto), visanco acúmulo de massa (forragem).
Engorda em confinamento de sistema intensivo
→ A engorda em confinamento ou sistema intensivo tem como vantagens um maior ganho de peso (1 kg/dia), redução da idade de abate de até 12 meses, venda de boi na entressafra, valorização das arrobas do boi magro.
→ Deve-se levar em consideração o horário a ser ofertado, o cocho (70 cm/linear/cabeça), a disponibilidade, a sobra (ideal que não se planeje um consumo em que haja menos sobra possível).
→ As condições básicas para o confinamento incluem:
Animais cruzados (efeitos da heterose);
Produzir o próprio alimento (volumoso);
Aproveitar sub-produtos (baixo custo);
Saber comprar e vender animais.
→ Os volumosos mais utilizados são: silagem de milho, de sorgo, capim, cana de açúcar, girassol. Os concentrados incluem: energéticos (milho, sorgo, casca de soja, polpa cítrica, subprodutos) e proteicos (ureia pecuária, farelo de soja e algodão, caroço de algodão.
→ Composição da ração concentrada: energéticos (60 a 70%), proteicos (30 a 40%), ureia (máximo 2%) e minerais (máximo 2%).
→ A duração é de 4 a 6 meses, com GMD de 1,2 a 1,7 kg, os quais entram com 8 @ e são abatidos com 15@ no caso de bezerros desmamados. No caos de garrotes (idade menor que 24 meses) a duração é de 3 a 4 meses e entram com 11-12@, saindo com 16-17@. Os animais erados (mais de 30 meses) a duração é de no máximo 3 meses, entrando com 13-14@ e saindo com 17@. A vacas de descarte duram no máximo 70dias, sendo abatidas com 12-13@.
→ As características de um tipo de animal para confinamento incluem um animal comprido, de boa ossatura, boa amplitude torácica (deposita gordura mais rapidamente), animal de caixa (estrutura óssea), bom arqueamento de costelas. Animais com amplitude torácica boa, que tem um peito mais aberto e maior, e maior arqueamento de costela, geralmente têm o desenvolvimento de traseiro que acompanha tudo isso, havendo um equilíbrio dessa estrutura maior. Por isso, esses animais apresentam maior eficiência com relação a digestão e respiração, estrutura óssea, desenvolvimento maior de peças musculares do traseiro, que são consideradas peças nobres.
→ A engorda a pasto possui uma taxa de desfrute de 16% onde o ideal é de 36%. Deve-se atentar para a taxa de lotação média, a qual deve ser baixa (0,3%). Há uma menor margem de lucro (3%). Normalmente, nesse tipo de sistema a idade de abate é de 5 anos onde o ideal é de 2,5.
→ A taxa de desfrute é dada pelo total de animais abatido por ano divido pelo número de animais no rebanho. Por exemplo, em um rebanho de 1000 cabeças com um total de animais abatidos de 360 ao ano, dá uma taxa de desfrute de 36%. A média do Brasil é 16% e dos EUA de 37%.
→ Isso se deve ao fato de que nas águas o boi ganha peso, havendo uma safra, e o valor da @ cai devida a maior oferta (muito boi no mercado); Na seca o boi perde peso (final da seca), havendo a entressafra, onde o valor da @ aumenta já que há pouco boi para a alta demanda. Considerando que a grande parte do sistema de produção na terminação é a pasto, a taxa de desfrute acaba por ser menor no país.
→ O manejo para o sistema de engorda inclui:
Separar animais em lotes;
50, 100 no máximo 200 animais;
Estimar a produção de forragens;
Calcular a taxa de lotação dos pastos.
→ Considerações finais:
 Fase de acabamento pode ser encurtada se lançarmos mãos das tecnologias disponíveis, como uso da uréia, confinamento e semi confinamento .
 Abatendo animais cada vez mais precoces com carcaças de melhor qualidade.
 Produtor deve ter em mente que ele é um produtor de bife, sendo o consumidor final seu maior cliente.

Outros materiais