Buscar

Atv. de genética

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: GENÉTICA HUMANA
Nome: 
Atividade substitutiva referente ao caso 1
	
Descreva os principais níveis de organização da cromatina, destacando o papel das proteínas histonas e não histonas nesse processo.
 R- A substância do núcleo interfásico é genericamente designada por cromatina, e é constituída principalmente por DNA (ou ADN, para ácido desoxirribonucleico) e por proteínas. Cada cromossoma está muito mais distendido, como se fosse um fio de diâmetro submicroscópico, que durante a mitose; mas essa distensão, a exemplo do que se conhece dos cromossomas politénicos dos dípteros, não é igual em todos os pontos, produzindo uma sucessão característica de "bandas" e "inter-bandas", isto é, segmentos mais ou menos descondensados respectivamente. As regiões menos condensadas são eucromáticas, julgando-se que correspondam a zonas de maior actividade genética; as mais condensadas são heterocromáticas, presumivelmente com actividade genética reduzida.
	As interpretações de maior ou menor actividade genética em função da aparente zonação dos cromossomas em hetero- e eucromatina prendem-se com a suposição que só os genes em regiões de DNA "totalmente" expostas a factores extra-cromossómicos podem ser expressos; é provável que a discussões relacionando estrutura e função não saiam de um certo impasse em que estão e se tornem obsoletas face às informações que surgem a nível molecular (cf. "nucleossomas", "sequenciação").
Nesta matéria a microscopia electrónica tem sido de pouco auxílio: as imagens em cortes ultra-finos, por microscopia electrónica de transmissão, apenas apresentam no interior do envólucro nuclear, àparte um nucléolo facilmente reconhecível, um nucleoplasma e uma rede matricial nos quais os cromossomas deverão estar presentes mas imperceptíveis, sem que se lhes possa definir a disposição espacial; apenas se reconhecem áreas mais ou menos contrastadas, a que também se atribuem os termos heterocromatina e eucromatina, respectivamente, mas sem adiantar praticamente nada: a falta de uma visão de perspectiva de cada cromossoma no núcleo tem dificultado um maior contributo da microscopia electrónica para a compreensão estrutural deste compartimento celular, em contraste com os contributos relativamente recentes da microscopia de fluorescência confocal.
Os cromossomas das plantas são, como na generalidade dos eucariotas, lineares; o modelo cromossómico circular, característico dos procariotas, é aquele que se encontra tanto no cromossoma mitocondrial como no plastidial. Cada cromossoma do núcleo interfásico contém uma única molécula de DNA, que o percorre de telómero a telómero, linear e ininterruptamente; a esse DNA associam-se, em relação estequiométrica, quatro tipos de proteínas básicas, as histonas H2a, H2b, H3 e H4. Esta relação estequiométrica é tão rígida que até a síntese destas proteínas se realiza em paralelo à do DNA, na fase S do ciclo celular. Sabe-se que o DNA dos núcleos eucarióticos se encontra sempre associado a octâmeros em forma de cilindro curto (como as peças do jogo das damas), contendo duas de cada uma dessas 4 histonas, à razão aproximada de 200 pares de nucleótidos por octâmero. A esta unidade-base da cromatina (octâmero e DNA que se lhe encontra associado) dá-se o nome de nucleossoma. Não se conhecem histonas nos plastos ou nas mitocôndrias.
Dado que é no DNA que se encontra o genótipo, a sua expressão fenotípica depende dos processos que culminam na produção de mensageiros (cf. "transcrição") e pressupõe uma acessibilidade mais ou menos desimpedida a partir do meio circundante, ou seja, os materiais da matriz nuclear e/ ou do nucleoplasma que envolvem os cromossomas no núcleo interfásico têm de interagir directamente com o DNA para que haja expressão dos genes. Daí se compreende que a distensão máxima do "rosário" dos nucleossomas, ou até a dissociação transiente entre o DNA e os octâmeros, seja necessária à transcrição (cf. "expressão dos genes").
No sentido inverso, a compactação dos nucleossomas em estruturas de ordem mais elevada torna o DNA inacessível ao meio circundante. Sabe-se que uma histona não-nucleossómica (H1) intervém pelo menos na primeira ordem de compactação dos nucleossomas, a chamada "fibra de 25 nm".
A condensação dos cromossomas é um passo indispensável à sua individualização pré-metafásica, para assegurar uma repartição correcta do material genético pelas células-filhas após a divisão celular; mas pode também assegurar uma maior resistência mecânica ao material genético, importante talvez para evitar que haja quebras. É curioso notar que a observação da segregação entre os centrómeros de cromossomas dicêntricos na anafase I implica um aumento notável do comprimento do "braço comum" que fica sobre a zona do fragmoplasto, vindo a quebrar-se em sequência a essa distensão. Em contrapartida, a divisão dos cromossomas circulares, de modelo procariota, não sendo mitótica, também não envolve as "manipulações" da mitose ou da meiose, e talvez por isso o DNA nas mitocôndrias e plastos dispense a estrutura nucleossómica.
Reciprocamente, na telofase os cromossomas distendem-se pela progressiva desmontagem dos vários níveis de "empacotamento" dos nucleossomas, até ao ponto em que se recupera uma conformação interfásica (eucromática ou heterocromática segundo a porção do cromossoma). É provável que esta fase das divisões celulares seja determinante para a diferenciação celular: cada telofase constitui a "ocasião" para redefinir os padrões de eucromatinização (ou, estritamente, de acessibilidade aos loci pelos factores que regulam a sua expressão), mas nesta matéria o conhecimento ainda é escasso.
Com base no seu conhecimento acerca da organização do material genético em cromossomos, a afirmação “O grau de compactação da cromatina não exerce qualquer efeito sobre a função do DNA, uma vez que os cromossomos são homogeneamente condensados ao longo de toda sua extensão e em qualquer fase do ciclo celular considerada” está correta? Justifique.
Diferencie heterocromatina (facultativa e constitutiva) de eucromatina. Explique a importância biológica da heterocromatina sexual nas mulheres.
R- Sabemos que a Cromatina é o material cromossômico, amorfo, disperso ao acaso por todo o núcleo da célula. Na divisão celular ela se condensa e se prepara para esta divisão. A cromatina consiste de fibras que contém proteínas e DNA em massas aproximadamente iguais. O DNA na cromatina está fortemente associado a proteínas chamadas histonas, que empacotam e ordenam o DNA em unidades estruturais: os nucleossomos, também são encontradas muitas proteínas não histônicas, algumas das quais regulam a expressão de genes específicos. 
Durante o cilco celular a cromatina condensa-se e descondensa-se. E então pode ser divida em heterocromatina e eucromatina. 
EUCROMATINA, são aquelas regiões da cromatina não condensada e geneticamente ativas. 
HETEROCROMATINA é a região condensada e permanentemente inativa (centrômeros e telômeros) ou intercaladas nos braços cromossômicos. A Heterocromatina é constitutiva, qdo é permanentemente condensada em todos os tipos de células, e facultativa quando aprece condensada somente em certos tipos de células ou em estágios especiais do desenvolvimento, caso dos cromossomos X das fêmeas de mamíferos: um é ativo e eucromático, enquanto o outro é inativo constituindo a cromatina sexual.
Descreva as principais características morfológicas e comportamentais da Síndrome de Rubstein-Taybi e o papel do enfermeiro/farmacêutico na conduta terapêutica desses pacientes.
R- Doença rara, pouco conhecida pela sociedade. A anomalia pode ocorrer em meninos e meninas, das raças branca e amarela. Algumas crianças, quando nascem já apresentam algumas das características específicas da doença, que são:
	Baixa estatura.
Nariz pontiagudo.
Orelhas ligeiramente deformadas.
Palato curvado.
Cabeça pequena.
Sobrancelhas grossas oucurvadas.
Polegares largos e as vezes angulados
Dedão dos pés grandes e largos.
Olhos inclinados para baixo com fendas antimongolóides.
Marca de nascença vermelha na testa.
Articulações hiperextensíveis.
Pelve pequena e inclinada.
Excesso de cabelos
Nos meninos normalmente os testículos não descem.
Comportamento estereotipado: batem palmas ou balançam o corpo quando nervosas ou ansiosas.
Existe também a necessidade de auxílio e orientação profissional para os pais da criança com a síndrome Rubinstein-Taybi no que diz respeito a:
	Problemas de alimentação.
Refluxo e vômitos.
Cuidado de repouso.
Treinamento respiratório.
Terapias familiar.
Ajuda financeira para despesas médicas.
Modificação de comportamentos.
Infeccções respiratórias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes