Buscar

filme preciosa ATIVIDADE COMPLEMENTAR OK- RESUMO COMPLETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O filme retrata o drama de Claireece Precious Jones, uma jovem afro-americana de 16 anos, analfabeta, pobre, que passa despercebida por todos ao seu redor, tendo uma vida repleta de dificuldades, sofrendo uma série de privações durante sua adolescência. Por ser negra e obesa sofre preconceitos por onde passa, mas seu sofrimento vem de dentro de sua própria casa, onde é violentada pelo seu pai e constantemente agredida pela sua mãe. No início de sua segunda gravidez, fruto do abuso sexual sofrido pelo seu pai, é expulsa da escola, após sua expulsão é matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais, onde encontra o apoio da professora Rain, que presta acompanhamento às dificuldades de seus alunos. Após muita luta, Preciosa encontra um meio de fugir de sua vida traumática, dando um novo rumo a ela.
O filme é muito chocante, pois remete a uma realidade que se esconde em vários lares: à violência sexual, física e psicológica. Apesar de ser uma obra de ficção, retrata muito bem esta crueldade, que deixa qualquer um de mãos atadas frente a esta violência que ocorre em várias famílias.
Percebe-se que os mecanismos de prevenção e proteção social, não foram capazes de garantir a Preciosa seus direitos básicos para sobrevivência, principalmente em relação a sua integridade e segurança. É visível que houve falhas, a começar pela escola, que durante um longo período não conseguiu identificar os sinais de vitimização apresentados pela jovem, pois Preciosa foi vítima de várias formas de violência e nada foi feito para mudar essa situação.
O filme é uma história triste, mas com muita esperança, pois apesar de Preciosa sofrer com os abusos sexuais, com o desamor materno, sofrer bullying pelos colegas da escola e ser abandonada pelos professores, enfim, apesar dos retratos de sua sobrevivência sofrida ela jamais deixou de sonhar, possuindo uma imaginação inocente.
A história deixou claro que através da cultura e da educação a pessoa sente-se inserida na sociedade, depois que a adolescente teve contato com Rain, sua professora, é que ela começou a ampliar sua visão de mundo, pois a mesma lhe ofereceu uma educação mais inclusiva e um relacionamento mais próximo e respeitoso, tendo acesso à leitura e bate papo com colegas em sala de aula. A relação de afeto com Rain a fez uma pessoa mais empoderada, esperançosa e feliz.
O filme passou uma visão de que o amor, a educação e a esperança fizeram com que Preciosa seguisse lutando por um futuro digno ao lado de seus filhos. Apesar da jovem ter todos os motivos para odiar tudo e a todos, encontrou pessoas que a amavam e que a incentivaram aos estudos, mostrando uma outra realidade. O filme traz lições que serão levadas para a vida toda, onde a mensagem que ele transmite é que não importa o tamanho de seu problema, nunca deixe de sonhar.

Outros materiais