Buscar

Relatório de atividade prática Medindo Velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Medindo de Velocidade
C. C. Souza
Centro Universitário Uninter
Pap – Criciúma – CEP: 88800 - 000 – Içara – SC - Brasil
e-mail: crisrevit@hotmail.com
Resumo. Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, esse último chamado de rapidez e de dimensões [L][T]-1, sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms-1). Em geral, os símbolos da velocidade são v ou o primeiro para a velocidade escalar e o segundo para o vetor velocidade. A variação da velocidade em relação ao tempo é a aceleração.
Palavras chave: (Força, deslocamento e tempo)
1
Introdução
 Velocidade é um conceito fundamental para a mecânica clássica. Foi a partir desse que os primeiros físicos puderam desenvolver o estudo do movimento dos corpos, tornando- se capazes d e descrever trajetórias através de f unções matem áticas. Isaac Newton, pai da mecânica clássica, desenvolveu o cálculo diferencial a par ir desse estudo. Há dois tipos de movimentos considerados mais simples: o movimento retilíneo uniforme (MRU) e o movimento retilíneo uniformem ente variado (MRUV), que são representados por equações lineares e quadráticas respectivamente. Para outros tipos de movimento mais complexos utiliza- se a derivada.
Procedimento Experimental
1- Inicie o programa Virtual Physics e selecione Measuring Speed na lista de atividades. O programa vai abrir a bancada de mecânica ( Mechanics). 2- Na área do experimento há um bloco posicionado em cima de uma mesa sem atrito (vista lateral). Um êmbolo está preso ao bloco e será utilizado para golpeá-lo. Você vai medir o comprimento da mesa e o tempo que o bloco leva para deslizar sobre ela. Você também deve registrar a força utilizada para golpear o bloco e fazê-lo deslizar. 3- Antes de começar, suponha que um bloco deslize por todo o comprimento da mesa em um pequeno intervalo de tempo e que outro bloco demore m ais fazer o m esmo. Aplicando conceitos Qual a relação entre a velocidade dos dois blocos? A relação é a mesma força aplicada com atritos diferentes. 
O êmbolo está inicialmente ajustado para golpear o bloco com um a força de 78 N.
 Aperte o botão Force para que o bloco comece a deslizar. Ao chegar ao final da mesa, o experimento para automaticamente. Observe a posição do bloco, registrada em r, no painel de dados. Anote essa distância na Tabela de dados 1. Também anote o tempo que o bloco levou para deslizar sobre a mesa. Essa medi da aparece no painel Tim e. Clique no botão Reset para restaurar as condições iniciais do experimento. Repita o experimento algumas vezes alterando a força com que o êmbolo golpeia o bloco. Para alterar a força do êmbolo, use a seção Forces no dispositivo para alteração de parâmetros (Parameters). Utilize forças maiores e menores do que a força inicial. Registre seus dados na Tabela de dados 1.
Análise e Resultados
Desenhando gráficos indique no gráfico a seguir a distância e o tempo observados no experimento inicial. Denomine o eixo horizontal como Tempo (s) e o eixo vertical com o Distância (cm). Você tem dois pontos de dados: o primeiro ponto será ( 0 s, 0 cm ) e é o ponto em que o deslizamento começou; o segundo ponto será o tempo e a distância total que você medi u. Trace uma reta ligando esses dois pontos. Utilize uma escala adequada, que permita a representação de todos os seus dados. No mesmo gráfico, desenhe outras retas – todas começando no ponto (0 s, 0 cm) – par a os experimentos realizados com outras forças. Use cores diferentes para cada reta. As retas mostram que os blocos partiram do m esmo lugar e per correram a distância medida em diferentes intervalos de tempo. 
Aplicando conceitos cada reta no gráfico que você desenhou deve apresentar inclinações diferentes. O que a declividade das retas informa sobre o movimento do bloco sobre a mesa? Lembre- se do que você observou nos experimentos. No respectivo t este, os objetos chegaram a 500 cm em diferentes tempos, em decorrência da diferença de força aplicada entre os testes. Fazendo previsões O que você pode dizer sobre a declividade da reta no gráfico, se o bloco Levar ainda menos tempo para per correr a m esma mesa? A reta irá se declinar cada vez mais, devido ao acréscimo de tempo que o objeto levara para chegar aos 500 cm. Interpretando dados você pode calcular a declividade de uma reta em um gráfico utilizando a seguinte equação: declividade da reta = (variação no eixo y) / (variação no eixo x) Neste experimento, a variação do eixo y é a distância per corri da pelo bloco e a variação do eixo x é o tempo que o bloco levou par a percorrer essa distância. Utilizando os dados do gráfico ou da Tabela de dados 1, calcule a velocidade média dos blocos. Registre os valores na Tabela de dados 2.
A velocidade dos blocos f oi constante ou mudou durante o experimento? A velocidade do bloco mudou proporcionalmente a força aplicada.
Segue tabela e gráfico da velocidade em rel ação a força:
	
Conclusão
 Concluímos que a variação de velocidade está diretamente ligada a f orça aplicada no corpo em questão. Portanto, a ideia é bem simples: se um móvel, durante todo o percurso, mantiver sua velocidade constante em V km/h, a força com que ele está se deslocando também é constante. 
Referências
Programa: Virtual Lab física Mecânica Rodrigues, M.; Dias F.; Física na Nossa Vi da; Porto Editora; 2004; Porto. www.brasil escola.com/fisica/segunda-l ei- newton.htm http://pt.wikipedia.o rg/wiki/Segunda_Lei_de_Newton http://www.sofisica.com .br/conteudos/Mecanica/ Dinâmica/leisdenewton.php 
http://www.infoescol a.com /física /2a -lei- de- newton-principio-fundamental -da- mecânica/ 
HALLIDAY E RESNICK. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S.A., 2007. 
KELLER, Frederick. Física Volume 1. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004. 
HEW IT, Paul. Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002. 
Raymond A. Serway / John W . Jewett , Jr. Princípios de Física 1, Mecânica Cl assicaVol° 1 Editora Cengage Learnin. 
H .Moysés Nussenzveig,. Mecânica, Curso de física básica 4º edição, Volume 1 Editora Edgard Blucher. Wikipédia Física Mecânica.

Outros materiais