Buscar

SIMULADO AULA 4

Prévia do material em texto

SIMULADO AULA 4
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de
		
	
	emancipação de classe.
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	conscientização e politização.
	
	especialização para o trabalho.
	
	manutenção da alienação.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708808913)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Segundo Durkheim, o sistema educativo, em qualquer sociedade, possui um duplo aspecto, ou seja, é simultaneamente uno e múltiplo. Isto porque a educação
		
	
	incorpora os valores de cultura da região e também aqueles das culturas das demais nações.
	 
	incorpora os valores gerais da cultura da sociedade, ao mesmo tempo em que se adéqua aos seus diferentes meios morais como castas, classes sociais e segmentos profissionais.
	
	incorpora os princípios curriculares e também aqueles relacionados às práticas e crenças religiosas.
	
	incorpora os costumes e práticas da sociedade e também as contribuições do pensamento antropológico e sociológico.
	
	incorpora os princípios técnicos e também aqueles relacionados à área de humanidades, como é o caso da filosofia e da sociologia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708947004)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
		
	 
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	 
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708946984)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), ¿todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.¿ Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação não exerce influência nas diferentes sociedades.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	 
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708265312)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Em Atenas procurava-se formar espíritos delicados, prudentes e sutis, embebidos da graça e harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se especialmente que as crianças se tornassem homens de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no que tocasse às letras e às artes. Na Idade Média, a educação era cristã, antes de tudo; na Renascença, toma o caráter mais leigo, mais literário; nos dias de hoje, a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia (DURKHEIM, Émile apud PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. 18. ed. São Paulo: Ática, 1999, p.112). A citação acima expressa:
		
	 
	O caráter social da educação e da prática educativa.
	
	O caráter individual da educação e da prática educativa.
	
	O caráter imaginário da educação e da prática educativa.
	
	O caráter idealista da educação e da prática educativa.
	 
	O caráter autoritário da educação e da prática educativa.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201708989209)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Na concepção de Durkheim o conceito de consciência coletiva é central. O autor compreendeu consciência coletiva como: I. Traços mentais e emocionais que identificam e distinguem um indivíduo de todos os outros. II. O conjunto de conhecimentos depurados de pré-noções e racionalmente organizados. III. Princípio metodológico que o sociólogo deve utilizar para analisar a sociedade. IV. Sistema de crenças, valores, ideias e percepções comuns aos membros de uma determinada sociedade. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente o item IV está correto.
	
	Os itens III e IV estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201708483827)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
		
	
	manutenção da alienação.
	
	emancipação de classe.
	
	conscientização e politização.
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	especialização para o trabalho.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201708814163)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (1)
	
	Para Durkheim, a educação é uma poderosa ferramenta de socialização metódica das novas gerações, que a facilita a incorporação das representações coletivas por parte dos indivíduos, que fazem parte de um determinado grupo social. Neste sentido, para o autor, uma das principais funções sociais da educação seria:
		
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados psíquicos, que permitam uma formação de qualidade, sobretudo no aspecto intelectual.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que a tornem apta ao desempenho de funções adequadas no mercado de trabalho.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que permitam a ela ter uma formação integral em diferentes níveis.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados morais e emocionais, que a tornem capaz de vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
	 
	suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que lhe exigem a sociedade e o meio moral ao qual ela se encontra vinculada.

Outros materiais