Buscar

Ger.Aquisições Fichamento Betapharm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Karl Johan Riha
Gerenciamento de Aquisições,
 Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos
Estudo de Caso: 
Gerenciamento de Aquisições
Betapharm Corp. (A)
REFERÊNCIA: KULP, SUSAN L.; RANDALL, TAYLOR. Betapharm Corp. (A) [s.l.] Harvard Business School.
O estudo de caso proposto apresenta a história da empresa farmacêutica Betapharm que, perante uma crescente pressão dentro do seu nicho de mercado e de uma previsão de redução do crescimento das vendas, encontrou no setor de aquisições o caminho para reduzir custos operacionais e se manter competitiva.
O ramo farmacêutico por muito tempo conseguiu se beneficiar de crescimentos constantes, entretanto, a partir dos anos dois mil, a pressão sobre os preços exercida pela assistência médica administrada e programas governamentais, e a migração para medicamentos genéricos devido a um grande número de expirações de patentes, assolaram o seu mercado e fizeram as vendas e o lucro esperado caírem.
Diante desse cenário de baixa, as empresas se viram obrigadas a encontrar alternativas para se manterem sustentáveis. Algumas optaram por melhorar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing. A Betapharm, diferentemente, optou estrategicamente por concentrar seus esforços na adoção de práticas inovadoras na cadeia de suprimentos, estruturando e informatizando através do software Emptoris ePass o processo do gerenciamento de suas aquisições.
Do processo de compras formalizado pela Betapharm, destacam-se os seguintes aspectos que contribuíram para o sucesso da iniciativa:
Grupo de Sourcing: criação de uma equipe interfuncional com representantes das áreas de compras, qualidade, técnica, finanças e logística, responsável por decidir qual modalidade de compras era melhor para um dado produto, por implementar o método escolhido e por selecionar o fornecedor preferencial.
Decisões do Grupo de Sourcing baseadas em fatores além do preço negociado: implementação do conceito de estratégia de Sourcing, ou seja, a escolha do fornecedor baseada na análise do "custo total de propriedade” de um produto e não apenas do seu preço, incluindo: 1) a análise do desempenho anterior do fornecedor, da necessidade de assistência da Betapharm ou não e em que nível, do oferecimento de suporte técnico, do tempo estimado para o cumprimento dos padrões e, é claro, do preço proposto; 2) abertura de negociações para se chegar no melhor custo/benefício.
Informatização do processo de compras: aquisição de um pacote de ferramentas sofisticadas para auxiliar o processo de compras e efetivar a estratégia de sourcing. A ferramenta principal deste pacote era o sistema Emptoris ePass que, dentre outros atributos, permitia classificar os fornecedores de acordo com características priorizadas e selecioná-los mediante uma análise complexa de fatores, inclusive em relação a compras por escala e considerações de necessidades futuras.
Pré-Qualificação: avaliação dos fornecedores através de auditorias técnicas e de qualidade como condição para o fechamento da aquisição de um produto ou serviço.
O desafio para a Betapharm após a formalização do processo de aquisições supracitado e da implantação do Emptoris ePass era expandir a estrutura criada para outros produtos de características bastante distintas, como contratos de hotelaria e produtos de matéria-prima, para que o ganho de redução de custo continuasse a permear todas as aquisições da empresa, num processo contínuo, agregando valor cada vez mais.
É possível relacionar o estudo de caso proposto com o cenário de gerenciamento de aquisições no contexto de projetos. É importante que o gerente do projeto, mesmo que com ferramentas de apoio menos robustas, se atente para o que prega as melhores práticas e encare a atividade de compras como algo extremamente estratégico para a redução dos custos previstos, o que exige, assim como fez a Betapharm, a estruturação de um processo que irá permear:
O planejamento das aquisições: documentar as decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial;
A condução das aquisições: obter as respostas dos fornecedores, selecionar um fornecedor e redigir o contrato;
O controle das aquisições: gerenciar as relações de aquisição monitorando o desempenho do contrato e realizando as mudanças e correções conforme necessário;
O encerramento das aquisições: finalizar todas as aquisições do projeto.
3

Outros materiais