Buscar

TANATOLOGIA2017.1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201508886)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas Sociedades Ocidentais atuais, a morte é vivida com sentimento de:
		
	 
	raiva e injustiça
	
	pena e remorso
	
	calma e tranqüilidade
	
	raiva e remorso
	
	tristeza e remorso
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201504547)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte.
		
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não
	 
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202204102)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. 5. Que nome é dado à morte logo após a PCR?
		
	
	Morte Invertida
	
	Morte absoluta
	
	Morte Real
	
	Morte aparente
	 
	Morte Clínica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201549398)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em algumas sociedades primitivas, a morte era vista:
		
	 
	Não como uma dissolução, mas como uma passagem à comunidade dos mortos
	
	Não como uma dissolução: o morte ficava inserido num mundo inferior ao dele
	
	Uma dissolução porque o morto mudava de estado físico
	
	Uma dissolução viabilizada em rituais de passagem
	
	Como uma dissolução: a morte era inserida num mundo desconhecido
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201549389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os aspectos psicológicos da morte e do morrer, está a construção da identidade que não se caracteriza por:
		
	
	Ter percepção de limite como fator estruturante da identidade, e a noção máxima desse limite é o da própria vida.
	 
	Percepção de si no contexto social, não há necessidade de percepção do outro.
	
	Lidar com a morte e com a noção do limite, de plenitude, de imortalidade.
	
	Angústia com a certeza da finitude e a busca de defender-se desse mal-estar projetando ideias de imortalidade: através de sua descendência, de suas obras, de grandes feitos.
	
	Perceber-se inserido em uma cultura.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes